EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E DIDÁTICA: CENAS DE UM POSSÍVEL CASAMENTO FELIZ

Autores

Palavras-chave:

Educação Física, didática, Pibid.

Resumo

Oferece reflexões acerca da didática da Educação Física, buscando analisar possíveis contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no (re)pensar dessa temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pautada por entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com ex-pibidianos do curso de Educação Física da UFSJ. A partir de análise de conteúdo, percebemos que os resultados apontam para a racionalidade na ação formativa em um viés dinâmico e colaborativo de organização e de ação didático-pedagógica. Destaca-se a importância do PIBID na inserção dos ainda discentes no cotidiano das escolas, sendo ofertado um processo de ensino-aprendizagem em que o saber didático não se constrói somente a partir da aquisição teórica, mas pela vivência da práxis educativa por meio da articulação dos saberes de ensino aos saberes da prática.

Biografia do Autor

Galdino Rodrigues de Sousa, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutorando em Educação Física (UFES)

Professor substituto Departamento de Ginástica (CEFD-UFES)

Membro do Laboratório de Estudos em Educação Física -LESEF

Elaine Valéria Rizutti, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Professora do departamento de Educação Física da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

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Publicado

2017-08-02

Como Citar

Sousa, G. R. de, & Rizutti, E. V. (2017). EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID E DIDÁTICA: CENAS DE UM POSSÍVEL CASAMENTO FELIZ. Corpoconsciência, 21(2), 15–24. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5014