LUTAS PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Marcelo Moreira Antunes antunesmm@gmail.com
    Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • José Júlio Gavião de Almeida gaviao@fef.unicamp.br
    Universidade Estadual de Campinas
  • Jacqueline Martins Patatas jacpatatas@yahoo.com.br
    Universidade Estadual de Campinas
  • Mariana Pimentel Gomes Waknin marianaspg@gmail.com
    Universidade Estadual de Campinas
  • Gabriela Simone Harnisch agaby_@hotmail.com
    Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jalusa Andréia Storch jalusastorch@yahoo.com.br
    Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Enrique Miluzzi Ortega ortega@centralkungfu.com.br
    Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Artes marciais, pessoas com deficiência, ensino

Resumo

As lutas emergem no cenário de múltiplas possibilidades de prática envolvendo pessoas com deficiência, temática ainda pouco explorada. Este ensaio objetiva suscitar uma discussão acerca das lutas para as pessoas com deficiência em diferentes contextos, além de discutir possibilidades de aplicação pedagógica das modalidades judô, esgrima, parataekwondo e wushu para pessoas com deficiência, sob a ótica educacional e da iniciação esportiva. Para tanto, as apresentaremos a partir de uma reflexão teórica, enquanto conteúdo da Educação Física. Verificou-se que as lutas são um conteúdo possível para que pessoas com deficiência pratiquem, considerando as necessidades comuns de cada pessoa, pautando-se nas adaptações dos os métodos de ensino, dos cenários a serem utilizados para as aulas, bem como o uso de materiais que facilitem e proporcionem a assimilação dos conteúdos. Percebeu-se ainda que, esta iniciativa reflete-se em um caminhar que demonstra uma prática que conduz ao adequado ato educativo.

Biografia do Autor

Marcelo Moreira Antunes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em educação física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre em educação física pela Universidade Gama Filho (UGF), Graduado em educação física pelo Centro Universitário da Cidade. Atualmente é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Centro Universitário Augusto Motta. Foi docente do curso de graduação em educação física da Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade. Também foi professor da Rede Municipal de Educação do município de Niterói, Rio de Janeiro, por sete anos.

José Júlio Gavião de Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982), Especialização em Ginástica Artística pela Universidade Estadual de São Paulo, Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1992) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual de Campinas; Coordenador e Membro da Academia Paraolímpica Brasileira- APB/CPB. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Adaptada, atuando principalmente nos seguintes temas: Deficiência Visual, Lutas, Aprendizagem esportiva, Esportes Paraolímpico.

Jacqueline Martins Patatas, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Atividade Física Adaptada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP em 2012. Atuou como pesquisadora no Laboratório de Atividade Motora Adaptada (LAMA) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Lutas na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Trabalhou por 3 anos no Departamento Técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como coordenadora administrativa da Academia Paralímpica Brasileira (APB) e do Departamento de Classificação Funcional.

Mariana Pimentel Gomes Waknin, Universidade Estadual de Campinas

É doutora em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP, mestre em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Graduada em educação física pela FEF-UNICAMP. Desenvolve estudos na área de ensino das lutas e esportes de combate, pedagogia do esporte e atividade física para pessoas com deficiência.

Gabriela Simone Harnisch, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora na área de concentração em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP). Mestra em Educação Física, na área de concentração em Atividade Física Adaptada pela FEF-UNICAMP. Professora colaboradora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), no curso de Educação Física Licenciatura.

Jalusa Andréia Storch, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação Física na àrea de concentração em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP). Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (PPGEEs / UFSCar). Especialista em Terapia Manual e Postural pelo Centro Universitário de Maringá (CESUMAR). Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional pelo Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino (IBRATE). Graduada em Educação Física - Bacharelado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Graduada em Fisioterapia pela Universidade Paranaense (UNIPAR). Atualmente é professora assistente no curso de Fisioterapia (UNIOESTE). Atuante no grupo de pesquisas em Atividade Física Adaptada na UNIOESTE (UNIGEPAFA); Grupo de Pesquisa em Esportes e Deficiência Visual (FEF/UNICAMP); Grupo de Pesquisa em Atividade Motora Adaptada-GEPEAMA (FEF/UNICAMP).

Enrique Miluzzi Ortega, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Possui graduação em Bacharelado em Treinamento Esportivo e Licenciatura pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate. 

Referências

ANTUNES, Marcelo Moreira. Artes marciais para pessoas com deficiência: dilemas e possibilidades do wushu. Rio de Janeiro: Multifoco, 2016.

______. Aspectos introdutórios sobre a relação entre as artes marciais e a saúde. In: ANTUNES, Marcelo Moreira; IWANAGA, Carla Carvalho. Aspectos multidisciplinares das artes marciais. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2013.

BALBINO, Hermes Ferreira; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e os jogos desportivos coletivos na ótica das inteligências múltiplas. In: PAES, Roberto Rodrigues; BALBINO, Hermes Ferreira. Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

COMITÉ PARALÍMPICO ESPAÑOL (CPE). Disponível em: <http://www.paralimpicos.es>. Acesso em: 15/09/2013.

GOMES, Mariana Simões Pimentel. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. 2008. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2008.

GOMES, Mariana Simões Pimentel; MORATO, Marcio Pereira; ALMEIDA, José Júlio Gavião. Judô paraolímpico: comparações e reflexões sobre as realidades de diferentes seleções femininas. Conexões. v. 9, n. 1, p. 85-109, 2011.

INTERNATIONAL BLIND SPORTS FEDERARION (IBSA). Disponível em: <http://www.ibsasport.org>. Acessado em: 15/09/2013.

INTERNATIONAL JUDÔ FEDERATION (IJF). Disponível em: <http://www.ijf.org>. Acesso em: 15/09/2013.

INTERNATIONAL OLYMPIC COMMITTEE (IOC). Disponível em: . Acesso em: 10/06/2013.

INTERNATIONAL PARALYMPIC COMMITTEE (IPC). Disponível em: <http://www.paralympic.org/>. Acesso em: 15/09/2013.

INTERNATIONAL WHEELCHAIR & AMPUTEE SPORTS FEDERATION (IWAS). Disponível em: <http://www.iwasf.com/iwasf/>. Acesso em: 15/09/2013.

INTERNATIONAL WUSHU FEDERATION (IWUF). Wushu. Beijing: IWUF, 2008.

MESSIAS, André; JORGE, Rodrigo; CRUZ, Antônio Augusto Velasco. Tabelas para medir acuidade visual com escala logarítmica: porque usar e como construir. Arquivos brasileiros de oftalmologia, v. 73, n. 1, p. 96-100, 2010.

MORIN, Edgard. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre, RS: Sulina, 2007.

NAZARETH, Valber Lazaro. Esgrima em cadeira de rodas: pedagogia de ensino a partir das dimensões e contexto da modalidade. 2009. 149f. Tese (Doutorado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2009.

PAES, Roberto Rodrigues. A pedagogia do esporte e os jogos coletivos. In: DE ROSE JÚNIOR, Dante. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.

PATATAS, Jacqueline Martins. O taekwondo como modalidade paradesportiva. 2012. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2012.

PATROCÍNIO, Regina Matsui e colaboradores. Estratégias de ensino-aprendizagem. In: ALMEIDA, José Júlio Gavião e colaboradores (Orgs.). Goalball: invertendo o jogo da inclusão. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

WORLD TAEKWONDO FEDERATION (WTF). Disponível em: . Acesso em: 17/05/2010.

Downloads

Publicado

2017-08-02

Como Citar

Antunes, M. M., Almeida, J. J. G. de, Patatas, J. M., Waknin, M. P. G., Harnisch, G. S., Storch, J. A., & Ortega, E. M. (2017). LUTAS PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA. Corpoconsciência, 21(2), 107–116. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5149