ASPECTOS SOCIOEDUCATIVOS E PEDAGÓGICOS DE UM PROJETO SOCIAL: PERSPECTIVAS DE PROFISSIONAIS E PARTICIPANTES

Autores

  • Lilian Aparecida Ferreira lilian.ferreira@unesp.br
    Departamento de Educação Física Faculdade de Ciências Universidade Estadual Paulista - Bauru
  • Fernando Pagliarini Marrero ferpmarrero@gmail.com
    Prefeitura Municipal de Araraquara/SP
  • Glauco Nunes Souto Ramos glaramos@terra.com.br
    Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Boxe, Projeto Social, Lutas, Educação Física

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar os aspectos socioeducativos e pedagógicos de um projeto social de boxe nas perspectivas dos profissionais nele atuantes e de seus participantes. A pesquisa caracterizou-se pela observação estruturada e por entrevistas semiestruturadas e estruturadas com três profissionais e sete alunos de um projeto social de uma cidade do interior de São Paulo. Nos aspectos socioeducativos, a expectativa dos profissionais se pautou por uma suposta aprendizagem positiva voltada para construção da cidadania, enquanto a dos alunos em tornarem-se lutadores, com participação em competições. Sobre os aspectos pedagógicos, os profissionais relataram o uso de dinâmicas lúdicas em suas aulas que não foram identificadas nas observações. Revela-se um duplo desafio ao projeto analisado: diálogo entre os diferentes valores buscados e reflexões sobre a desnaturalização do ensino do boxe.

Biografia do Autor

Glauco Nunes Souto Ramos, Universidade Federal de São Carlos

Professor Associado IV do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana
Educação Física Escolar
Formação Profissional
Metodologia dos Esportes Coletivos
Educação Física e Saúde Pública
Praxiologia Motriz
Pesquisa Qualitativa

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Publicado

2019-08-14

Como Citar

Ferreira, L. A., Marrero, F. P., & Ramos, G. N. S. (2019). ASPECTOS SOCIOEDUCATIVOS E PEDAGÓGICOS DE UM PROJETO SOCIAL: PERSPECTIVAS DE PROFISSIONAIS E PARTICIPANTES. Corpoconsciência, 23(2), 26–36. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/7845