O HIP HOP NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM CONTEXTO DE PLANEJAMANETO INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Luana Zanotto luanazanotto@yahoo.com.br
    Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0002-1828-9389
  • Luis Felipe Barbosa luis.felipe.barbosa.lfb.10@gmail.com
    Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Educação Física, Hip Hop, Planejamento, Interdisciplinaridade

Resumo

O hip hop compreende um conteúdo legítimo de ensino da Educação Física escolar. Entretanto, é pouco contemplado em aulas e, quando abordado, é feito de forma descontextualizada dos seus aspectos sociais e culturais. Diante deste cenário, o presente estudo objetivou elaborar e analisar uma proposta didático-pedagógica interdisciplinar para o ensino do hip hop na Educação Física. Pautado nos métodos da pesquisa ação, o estudo ocorreu em uma escola estadual do interior paulista e envolveu um professor-pesquisador de Educação Física e um professor de Sociologia. Para a discussão dos dados foram analisados os diários de campo das reuniões de planejamento. Os resultados demonstraram que quando o conteúdo hip hop é planejado interdisciplinarmente, o professor pode aprofundar discussões sobre o tema e ampliar as ações de ensino junto aos alunos. Consideramos que o planejamento interdisciplinar deva ser implementado nas escolas, a fim de viabilizar propostas pedagógicas integrais.

Biografia do Autor

Luana Zanotto, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação pela Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Licenciada e Bacharel em Educação Física.

Luis Felipe Barbosa, Universidade Federal de São Carlos

Professor de Educação Física da rede municipal de ensino da Estância Balneária de Peruibe-SP. 

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Publicado

2019-08-14

Como Citar

Zanotto, L., & Barbosa, L. F. (2019). O HIP HOP NA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM CONTEXTO DE PLANEJAMANETO INTERDISCIPLINAR. Corpoconsciência, 23(2), 37–48. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/8426