O DESAFIO DE ENSINAR ESPORTES: ASPECTOS PEDAGÓGICOS A SEREM CONSIDERADOS NA PRÁXIS

Autores

  • Layla Maria Campos Aburachid laylabur@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá-MT, Brasil
  • Paula Soares Francisco paulasoaresf@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá-MT, Brasil
  • Schelyne Ribas schelys@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá-MT, Brasil
  • Talita Ferreira tali-gabi@hotmail.com
    Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG. Várzea Grande-MT, Brasil.
  • Pablo Juan Greco pablojgreco@gmail.com
    Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte-MG, Brasil

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Esportes

Resumo

O ensino dos esportes é um tema amplo e dinâmico, uma vez que está em constante discussão acadêmica, assim como qualquer área de estudo. Sob o ponto de vista do desenvolvimento da técnica e da tática, as várias possibilidades de aplicação desses conteúdos fazem emergir aspectos pedagógicos que, até o momento, eram abordados em discussões isoladas. O presente estudo teve como objetivo discorrer sobre tais aspectos contidos no processo de ensino-aprendizagem-treinamento dos esportes sociomotrizes, que são caracterizados pela colaboração-oposição de seus praticantes. Ainda, procurou-se tecer relações entre o domínio do treino (geral e específicao), os estilos de ensino (dos reprodutivos aos produtivos), a motivação para a prática e as formas de aprendizagem (implícita e explícita). O ensaio pretende contribuir com uma reflexão teórica acerca dos aspectos pedagógicos e suas interrelações, para a diversidade da prática no ensino dos esportes.

Biografia do Autor

Layla Maria Campos Aburachid, Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá-MT, Brasil

Professora do Departamento de Teoria e Fundamentação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso.

Paula Soares Francisco, Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá-MT, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Mato Grosso.

Schelyne Ribas, Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá-MT, Brasil

Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso.

Talita Ferreira, Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG. Várzea Grande-MT, Brasil.

Professora do Departamento de Educação Física do Centro Universitário de Várzea Grande

Pablo Juan Greco, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte-MG, Brasil

Professor do Departamento de Esportes da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2019-12-09

Como Citar

Aburachid, L. M. C., Francisco, P. S., Ribas, S., Ferreira, T., & Greco, P. J. (2019). O DESAFIO DE ENSINAR ESPORTES: ASPECTOS PEDAGÓGICOS A SEREM CONSIDERADOS NA PRÁXIS. Corpoconsciência, 23(3), 122–133. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/8445