ESCOLA E CULTURA: O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA VALORIZAÇÃO DOS SABERES CULTURAIS LÚDICOS POR MEIO DOS JOGOS TRADICIONAIS

Autores

Palavras-chave:

Cultura, Educação Física, Jogos tradicionais

Resumo

Esse texto discute a respeito da escola como espaço destinado às manifestações culturais, discorrendo sobre o conceito antropológico de cultura, folclore e cultura popular. Ademais, analisa as contribuições da disciplina de Educação Física na tematização, na problematização e no resgate dos jogos tradicionais para a valorização da cultura lúdica. Nesse contexto, defendemos que o trabalho do professor de Educação Física na escola seja de um agente cultural, sendo sua atuação fundamental para resgatar a vivência das brincadeiras lúdicas tradicionais. Destarte, avaliamos que o jogo tradicional colabora para o desenvolvimento motor, social e psicológico do educando, isto é, um desenvolvimento integral do aprendiz e também coopera para o reconhecimento e a contemplação do patrimônio cultural popular.

Biografia do Autor

Marcos Vinícius Guimarães de Paula, Secretaria Municipal de Educação de Anápolis

Doutorando em Educação - Universidade de Brasília

Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias - Universidade Estadual de Goiás

Especialista em Mídias na Educação - Universidade Federal de Goiás

Graduado em Educação Física - ESEFFEGO/UEG

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Publicado

2020-04-03

Como Citar

Paula, M. V. G. de. (2020). ESCOLA E CULTURA: O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA VALORIZAÇÃO DOS SABERES CULTURAIS LÚDICOS POR MEIO DOS JOGOS TRADICIONAIS. Corpoconsciência, 24(1), 205–216. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/8684

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