Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem

Autores

  • Maria Elizabeth Bianconcini de ALMEIDA bethalmeida@pucsp.br
    Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, linha de pesquisa Novas Tecnologias em Educação. Pesquisadora produtividade do CNPq. Rua Ministro de Godoi, 969, Sala 4E15, Bairro Perdizes, CEP: 05015-901, São Paulo, SP. Tel.: (11) 36708514.

DOI:

10.29286/rep.v25i59/2.3833

Palavras-chave:

Web currículo. Narrativa Digital. Contexto de Aprendizagem. Ubiquidade.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de questionar a integração entre espaços de aprendizagem formais, não formais e informais na complementaridade e integração entre contextos com o uso das TMSF, em tempos de computação ubíqua. O estudo se inspira no método misto, articula a teoria com a experiência em contextos interativos, apoiando-se em dados extraídos de narrativas digitais elaboradas pelos alunos de três disciplinas de um programa de pós-graduação. As narrativas se mostraram como janela da mente dos autores com potencial de mobilidade do currículo e da aprendizagem, de articulação entre contextos, exploração da multimodalidade e indícios de aprendizagem ubíqua.

 

Palavras-chave: Web currículo. Narrativa Digital. Contexto de Aprendizagem. Ubiquidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabeth Bianconcini de ALMEIDA, Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, linha de pesquisa Novas Tecnologias em Educação. Pesquisadora produtividade do CNPq. Rua Ministro de Godoi, 969, Sala 4E15, Bairro Perdizes, CEP: 05015-901, São Paulo, SP. Tel.: (11) 36708514.

Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora da Faculdade de Educação da PUC-SP, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, linha de pesquisa Novas Tecnologias em Educação. Pesquisadora produtividade do CNPq. Rua Ministro de Godoi, 969, Sala 4E15, Bairro Perdizes, CEP: 05015-901, São Paulo, SP. Tel.: (11) 36708514.

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Integração currículo e tecnologias: concepção e possibilidades de criação de web currículo. In: ALMEIDA, M. E. B.; ALVES, R. M.; LEMOS, S. D. V. (Org.). Web Currículo: Aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2014. p. 20 – 38. Disponível em: <http://www.letracapital.com.br/loja/16-ciencias-humanas?p=3>. Acesso em: 23 set. 2015.

ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

______. Currículo e Contextos de Aprendizagem: integração entre o formal e o não-formal por meio de tecnologias digitais. Revista e-curriculum. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 2, n. 12, p. 1162–1188, maio./out. 2014. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum> Acesso em: 22 set. 2015.

______. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, set/dez 2012. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/>. Acesso em: 25 set. 2015.

BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, código, controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BOFF, L. Experimentar Deus: a transparência de todas as coisas. Campinas: Verus, 2002.

BRUNER, J. A cultura da educação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

CASTELLS, M. Redes de indignación y esperanza. Madrid: Alianza Editorial S. A., 2012.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2006.

COOK, J. et al. Generating learning contexts with mobile devices. In: PACHLER, N. (Ed.). Mobile learning: towards a research agenda. London: WLE Centre, IoE, 2007. Disponível em: <http://eprints.ioe.ac.uk/5402/1/mobilelearning_pachler_2007.pdf>. Acesso em: 15 set. 2015.

CUNHA, M. I. CONTA-ME AGORA! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 23, n. 1 - 2. jan./dec. 1997.

DEWEY, J. Experiência e educação. 3. ed. São Paulo: Cia. Ed. Nacional, 1979.

DIAS, P. Da e-moderação à mediação colaborativa nas comunidades de aprendizagem. Educação, Formação & Tecnologias, Minho, v. 1, n. 1, abr. 2008.

FIGUEIREDO, A. D. Pedagogia dos contextos de aprendizagem. Palestra. Colóquio Web Currículo, São Paulo, PUC/SP, 2014. Disponível em:

www.facebook.com/groups/1545995742296256/?fref=ts> Acesso em: 10 set. 2015.

FIGUEIREDO, A. D.; AFONSO, A. P. Context and Learning: a Philosophical Framework. 2006. Disponível em:

Learning_A_Philosophical_Framework>. Acesso em: 10 set. 2015.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GONÇALVES, L. Museo Interactivo Mirador. Narrativa Digital. São Paulo: PUC-SP, 2014.

GOODSON, I. F. O currículo em mudança. Estudos na construção social do currículo. Portugal: Porto Editora, 2001.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

LAURILLARD, D. Pedagogical forms for mobile learning. In: PACHLER, N. (Ed.). Mobile learning: towards a research agenda. London: WLE Centre, IoE, 2007. Disponível em: <http://eprints.ioe.ac.uk/5402/1/mobilelearning_pachler_2007.pdf>. Acesso em: 15 set. 2015.

LEMOS, A. Cibercultura e mobilidade: a era da conexão. Razón y Palabra, n. 41, ano 9, out./ nov. 2004. Disponível em: <http://www.razonypalabra.org.mx/> Acesso em: 30 set. 2015.

LEMOS, A. Anjos interativos e retribalização do mundo. Sobre interatividade e interfaces digitais, 1997. Disponível em: http://www.Facom.ufba.br/pesq/cyber/lemos/interac.html. Acesso em: 20 abr. 2016.

MACEDO, R. S. Atos de Currículos: uma incessante atividade etnometódica e fonte de análise de práticas curriculares. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 3, p. 427-435, set./dez. 2013. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/>. Acesso em: 31 ago. 2015.

MARTÍN-BARBERO, J. Desafios culturais da comunicação à educação. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 18, p. 51–61, maio./ago. 2000. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/>. Acesso em: 30 set. 2015.

MOREIRA, A. F. B. Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997.

MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

OLIVEIRA, C. T. C.; SILVA, J. M. Pesquisa, Investigação e Narrativa Digital: caminhos, dúvidas, certezas provisórias... Narrativa Digital. São Paulo: PUC-SP, 2013.

PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 1996.

PRICE, S. Ubiquitous computing: digital augmentation and learning. London: WLE Centre, IoE, 2007. Disponível em: <http://eprints.ioe.

ac.uk/5402/1/mobilelearning_pachler_2007.pdf>. Acesso em: 15 set. 2015.

RODRIGUES, A. Histórias, ideias, memórias, narrativas... Narrativa Digital. São Paulo: PUC-SP, 2014.

______. Escrita e Autoria: entre histórias, memórias e descobertas. Campinas: Mercado de Letras, 2011.

RODRÍGUEZ ILLERA, J. L.; LONDOÑO, G. M. Los relatos digitales y suinterés educativo. Educação, Formação & Tecnologias; Minho, Portugal, v. 2, n. 1, p. 5-18, maio 2009, Disponível em: <http://eft.educom.pt> Acesso em: 10 out. 2015.

SANTAELLA, L. Linguagens Líquidas na Era da Mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

______. Desafios da ubiquidade para a educação. Revista Ensino Superior, Campinas, UNICAMP, 4 abr. 2013. Especial: As novas mídias e o ensino superior. Disponível em: <https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/

artigos/>. Acesso em: 25 set. 2015.

SILVA, T. T. Currículo e Identidade Social: territórios Contestados. In: SILVA, T. T. (Org.). Alienígenas em Sala de Aula: uma introdução aos estudos culturais da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

VALENTE, J. A. A espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação: repensando conceitos. In: JOLY, M. C. Tecnologias no ensino:implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo Editora, 2002. p. 15-37.

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B. Narrativas digitais e o estudo de contextos de aprendizagem. Revista Em Rede, Porto Alegre, v. 1, n. 1, 2014.

VIEIRA PINTO, A. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, v. 2, 2005.

ZIRTAE, A.; NONRED, O. Os professores daqui a 100 anos. Brincando com o tempo. In: JARAUTA, B; IMBERNÓN, F. (Org.). Pensando na educação do futuro. Uma nova escola para o Século XXII. Porto Alegre: Penso, 2015.

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

ALMEIDA, M. E. B. de. Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: criação e integração entre contextos de aprendizagem. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 59/2, p. 526–546, 2016. DOI: 10.29286/rep.v25i59/2.3833. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3833. Acesso em: 29 mar. 2024.