https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/issue/feedRevista de Educação Pública2024-03-23T18:57:56+00:00Filomena Maria de Arruda Monteirofilarrudamonteiro@gmail.comOpen Journal Systems<p>ISSN 2238-2097 <span style="color: rgba(0, 0, 0, 0.87); font-family: 'Noto Sans JP'; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: start; text-indent: 0px; text-transform: none; white-space: normal; widows: 2; word-spacing: 0px; -webkit-text-stroke-width: 0px; background-color: #ffffff; text-decoration-thickness: initial; text-decoration-style: initial; text-decoration-color: initial; display: inline !important; float: none;">| </span>Prefixo DOI 10.29286</p> <p style="text-align: justify;">A Revista de Educação Pública (Qualis A2) é um periódico do campo da Educação. Com editoração da EdUFMT, a Revista foi fundada em 1992, mediante desdobramentos de ações do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT. Sua periodicidade é de Publicação contínua, sendo publicada atualmente em versão <em>online</em> e não mais impressa. Entre seus números anuais, um caracteriza-se como temático e os demais pela demanda de textos, em fluxo contínuo, integrados às respectivas seções. Todos os manuscritos são avaliados por pares e <em>ad hoc</em>, submetendo-se aos mesmos procedimentos e rigor de avaliação. A Revista objetiva publicar textos originais e inéditos, contribuindo para a difusão da ciência, considerando as diferentes perspectivas teórico-metodológicas, em tempos e espaços diversos, no sentido de fomentar o intercâmbio de pesquisas de abrangência regional, nacional e internacional.</p> <p style="text-align: justify;">Licenciado sob uma <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/" target="_new">Licença Creative Commons Attribution 3.0 </a>. <br />Licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License</p>https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14262EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM: UM OLHAR SOBRE AS ESCOLAS DO CAMPO2023-07-08T15:56:41+00:00Érica de Souza e SOUZAsouzaoficial7@gmail.comHeloisa da Silva BORGESheloborges@ufam.edu.brGabriel Rodrigues do NASCIMENTOgabriel.nascimento@semed.manaus.am.gov.br<p>Este artigo apresenta o cenário da Educação do Campo no Município de Parintins/AM, evidenciando a organização das escolas do campo neste território. Metodologicamente, empregou-se a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental coletada junto à documentação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED/PIN) do referido município, referente as escolas campesinas. Conclui-se que essas escolas possuem relevância no contexto investigado, implicando no combate ao processo de nucleação em Parintins, cujas consequências aos estudantes do campo é o deslocamento para estudar nas escolas da cidade.</p>2024-03-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação Públicahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13687A FORMAÇÃO POLÍTICA DE JOVENS NO AMBIENTE ESCOLAR MINEIRO2024-01-15T13:48:12+00:00Alexandre Barbosa PETERMANNalexandrebp1198@gmail.comTiago Zanquêta de SOUZAtiago.zanqueta@uniube.br<p>Este artigo tem por tema a formação política de jovens pela escola, considerando-se a ausência destes do cenário político-eleitoral. Objetiva analisar e compreender as contribuições de uma escola estadual da cidade de Uberaba/MG para a formação política desses jovens. A metodologia é de abordagem qualitativa, valendo-se da pesquisa documental e de campo. Por meio da Análise Temática, apresenta-se o tema “Papel da Escola na Formação dos Jovens”. Como resultados, verificou-se que os professores adotam práticas ativas de socialização política. Entretanto, a escola ainda reproduz práticas autoritárias e indiferentes às ideias juvenis, prejudicando a construção do conhecimento pela juventude escolar.</p>2024-03-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação Públicahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13764DIDÁTICA DOS SIGNOS: SOBRE A PREDISPOSIÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA2023-08-11T00:17:07+00:00Gabriel Dummer CAMARGOgabriel-dcamargo@educar.rs.gov.bLisete Regina BAMPIlisete.bampi@ufrgs.br<p>Imbuído por um esforço tradutor, o artigo vislumbra o ensino de matemática como um movimento de uma <em>Didática dos Signos</em>. Entre distrações, atenções e explicações percebemos brechas nas aulas. O propósito é ver algo novo no que já está ali, mantê-lo em sua consistência e fazê-lo ressurgir na própria complexidade. Em seu ofício, os <em>professores cansados</em>, <em>esgotados</em> e<em> contemporâneos</em> ressurgem em exemplos conceituais, ajudando-nos a compreender uma <em>predisposição docente</em> aos encontros com os signos do aprender. Com Deleuze, oferecemos sugestões para realizar associações entre movimentos docentes: um modo de olhar uma verdade com as próprias lentes.</p>2024-03-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação Públicahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16243UMA ANÁLISE CONCEITUAL DO PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO MÉDIO2023-09-06T20:59:15+00:00Salmon LANDI JÚNIORsalmon.landi@ifgoiano.edu.brNyuara Araújo da Silva MESQUITAnyuara@ufg.brWellington Pereira de QUEIRÓSwellington_fis@yahoo.com.br<p>Este estudo objetivou realizar uma análise conceitual do princípio de Arquimedes nos livros de Ciências da Natureza aprovados pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2021. A análise levou em consideração a gênese, a forma de obtenção, bem como as exceções que envolvem o módulo, a direção e o sentido da força de empuxo. Os resultados indicam que apenas um dos livros explica de maneira satisfatória a origem e a obtenção da força de empuxo; três apresentam o módulo do empuxo como consequência do enunciado do princípio de Arquimedes, e nenhum deles aborda os casos atípicos envolvendo a força de empuxo.</p>2024-03-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação Públicahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14172ANÁLISE DOS INDICADORES DE ÁLGEBRA NA PROVA SAEB DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL2023-08-11T00:42:53+00:00Igor Vaz de CAMARGOigorvazdecamargo@gmail.comJonis jecks NERVISjonisjn@uenp.edu.brGeorge Francisco Santiago MARTINgeorge@uenp.edu.br<p>Esta pesquisa visa analisar os indicadores de aprendizagem do conteúdo de álgebra dos alunos do ensino fundamental. Para essa investigação, a análise será por meio de dados do relatório do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2019 (INEP, 2021) e do boletim de uma escola pública municipal. A problemática partiu da seguinte questão: O que revelam os dados sobre a aprendizagem dos estudantes do 7º ano do ensino fundamental no que diz respeito ao nível de proficiência em álgebra, segundo o Saeb? A pesquisa é de natureza qualitativa e será realizada de acordo com os pressupostos teóricos de análise documental de Gil (2008). Os dados mostram uma deficiência na aprendizagem de álgebra dos estudantes que realizaram essa avaliação.</p>2024-03-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação Públicahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14701VILLA-LOBOS, O CANTO ORFEÔNICO E A CONSCIÊNCIA PATRIÓTICA NA ERA VARGAS (1930-1945)2023-08-17T16:59:38+00:00Geruzza Lima Ramos Oliveira MACHADOgeruzzamachado100@hotmail.comGiseli Cristina do Vale GATTIgiseli.vale.gatti@gmail.com<p>A investigação problematiza o papel desempenhado por Villa-Lobos no processo de escolarização do canto orfeônico na Era Vargas, no Brasil, entre 1930 e 1945. Para tanto, partiu-se das ideias de Contier (2021), Kossoy (2001), Monteiro; Souza (2003), Paz (1989), Sobreira (2017), entre outros. Recorreu-se a fontes bibliográficas, documentais e iconográficas. Verificou-se que o canto orfeônico na escola brasileira, de um lado, era um caminho no sentido da educação musical das novas gerações e, de outro, estava em consonância com as proposições do Governo Vargas, na direção de instituir o ideário cívico-nacionalista no meio social.</p>2024-03-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação Públicahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14748GRIPE ESPANHOLA E COVID-19: RELAÇÕES POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA NO BRASIL2023-10-20T13:04:34+00:00Elizabeth Figueiredo SÁelizabethfsa1@gmail.comBetânia de Oliveira Laterza RIBEIRObetania.laterza@gmail.comAntónio Gomes FERREIRAantonio@fpce.uc.pt<p>Em 1918, o mundo foi assolado pela pandemia da Gripe Espanhola e em 2020, pela pandemia da SARS-CoV-19. No Brasil, é possível perceber algumas semelhanças entre esses dois momentos. Este artigo tem por objetivo analisar as alterações ocorridas nos espaços e práticas pedagógicas visando a superação das situações pandêmicas. Optou-se pela abordagem da História Cultural, utilizando as concepções de Norbert Elias. Utilizou-se como fontes documentais oficiais, pronunciamento em mídia social e periódicos. Como resultado observou-se que unindo os esforços para a manutenção da vida, as escolas em alguns momentos serviram de espaços para serviços de internação e enfermaria.</p>2024-03-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação Públicahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/17020PARA UMA NOVA SOCIEDADE, UMA NOVA ESCOLA: VIGOTSKI, DESENVOLVIMENTO HUMANO E FORMAÇÃO DOCENTE2024-02-05T14:03:45+00:00Zoia Ribeiro PRESTESzoiaprestes@yahoo.com.br Elizabeth TUNESbethtunes@gmail.comRoberto Ribeiro da SILVArrbobsilva@gmail.com<p>O presente texto apresenta, brevemente, o contexto no campo da educação da Rússia pré e pós-Revolução de Outubro. Discorre sobre as tarefas da educação no contexto de construção do socialismo e os fundamentos da nova pedagogia e psicologia. Ressalta as elaborações teóricas de L. S. Vigotski sobre desenvolvimento humano e suas reflexões respeito do papel do professor na educação, além de abordar a tradução da palavra russa “obutchenie”.</p>2024-03-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação Pública