Análise de Confiabilidade de uma Estaca Submetida ao Efeito Tschebotarioff
DOI:
https://doi.org/10.18607/ES20251420300Palavras-chave:
Análise de confiabilidade, Estaca pré-moldada de concreto , Efeito Tschebotarioff, Método de Winkler, Simulação de Monte Carlo, Estado Limite de ServiçoResumo
O estudo investiga a confiabilidade de uma estaca submetida ao efeito Tschebotarioff, por meio de abordagem probabilística, estimando a probabilidade de falha e o índice de confiabilidade em função do deslocamento horizontal máximo frente a limites da literatura. A modelagem numérica foi realizada no software ANSYS-APDL, com elementos de viga (Beam3) para a estaca e de mola (Combin14), segundo o método de Winkler, para a interação solo-estrutura. O elemento de viga possui dois nós com três graus de liberdade (ux, uy e qz), enquanto o de mola possui dois nós com um grau de liberdade (ux). Os parâmetros de entrada incluíram: lado da seção da estaca, módulo de elasticidade e coeficiente de Poisson do concreto, coeficiente de empuxo, peso específico do aterro, espessura das camadas de solo e pressão do solo sobre a estaca. O deslocamento horizontal máximo foi adotado como saída. A análise probabilística utilizou simulação de Monte Carlo, com 1.000 iterações e diferentes funções densidade de probabilidade e estatísticas, conforme a variável de entrada. Os deslocamentos obtidos no ANSYS foram processados no software Octave. Para a estaca de 0,23 m de diâmetro, o deslocamento médio foi 0,01061 m. Considerando limites de 3 %, 6 % e 10 % do diâmetro, as probabilidades de falha e o índice de confiabilidade (β) foram, respectivamente, 85,10 % (β = -0,933), 18,00 % (β = 0,797) e 0,80 % (β = 3,103). Conclui-se que limites muito restritivos aumentam a probabilidade de falha, enquanto limites permissivos podem comprometer o desempenho funcional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Albert Willian Faria, Karina Ribeiro de Melo, Fabian Andres Lara Molina, Marcos Leopoldo Borges (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os direitos autorais devem ser cedidos a Universidade Federal de Mato Grosso.








