Análise de Confiabilidade de uma Estaca Submetida ao Efeito Tschebotarioff

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18607/ES20251420300


Palavras-chave:

Análise de confiabilidade, Estaca pré-moldada de concreto , Efeito Tschebotarioff, Método de Winkler, Simulação de Monte Carlo, Estado Limite de Serviço

Resumo

O estudo investiga a confiabilidade de uma estaca submetida ao efeito Tschebotarioff, por meio de abordagem probabilística, estimando a probabilidade de falha e o índice de confiabilidade em função do deslocamento horizontal máximo frente a limites da literatura. A modelagem numérica foi realizada no software ANSYS-APDL, com elementos de viga (Beam3) para a estaca e de mola (Combin14), segundo o método de Winkler, para a interação solo-estrutura. O elemento de viga possui dois nós com três graus de liberdade (ux, uy e qz), enquanto o de mola possui dois nós com um grau de liberdade (ux). Os parâmetros de entrada incluíram: lado da seção da estaca, módulo de elasticidade e coeficiente de Poisson do concreto, coeficiente de empuxo, peso específico do aterro, espessura das camadas de solo e pressão do solo sobre a estaca. O deslocamento horizontal máximo foi adotado como saída. A análise probabilística utilizou simulação de Monte Carlo, com 1.000 iterações e diferentes funções densidade de probabilidade e estatísticas, conforme a variável de entrada. Os deslocamentos obtidos no ANSYS foram processados no software Octave. Para a estaca de 0,23 m de diâmetro, o deslocamento médio foi 0,01061 m. Considerando limites de 3 %, 6 % e 10 % do diâmetro, as probabilidades de falha e o índice de confiabilidade (β) foram, respectivamente, 85,10 % (β = -0,933), 18,00 % (β = 0,797) e 0,80 % (β = 3,103). Conclui-se que limites muito restritivos aumentam a probabilidade de falha, enquanto limites permissivos podem comprometer o desempenho funcional.

Biografia do Autor

  • Albert Willian Faria, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    ossui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU - Uberlândia - Brasil), mestrado em Engenharia Mecânica (área de concentração: Mecânica dos Sólidos e Vibrações) pela UFU, doutorados em Engenharia Mecânica (área de concentração: Mecânica dos Sólidos e Vibrações) pela UFU e De Mécanique pela Université de Franche-Comté (UFC - Besançon - França), em regime de co-tutela. Atua principalmente nas seguintes áreas temáticas: modelagem numérica via elementos finitos, materiais compósitos, piezo-elasticidade, visco-elasticidade, controle passivo e ativo de vibrações, otimização multiobjetivo, mecânica do dano, integridade estrutural, análise de incertezas, fundações e interação solo-estrutura. 

  • Karina Ribeiro de Melo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) campus Uberaba. Formação complementar: Técnico em Edificações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) campus Araxá; Técnico em Informática pelo Centro de Educação Profissional - BIT Company Araxá. Tem interesse na área de geotecnia e estruturas. 

  • Fabian Andres Lara Molina, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

     Possui mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2012) com período sanduíche em LEcole supérieure délectricité - E3S (Supélec Sciences des Systèmes). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Projeto das Máquinas e Mecânica dos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos de síntese e otimização aplicados ao Projeto Mecânico, Controle de Sistemas Mecânicos, Mecatrônica, Dinâmica, Quantificação de Incertezas e Modelagem Estocástica aplicados em Robótica. 

  • Marcos Leopoldo Borges, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia do Triângulo Mineiro - UNIUBE (1985). Especialista em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) , (1991). Especialista em Docência Universitária pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), (2004), Mestre em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP (2001)- Conceito CAPES 7. Doutor em Ciências - Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP (2017)- Conceito CAPES 7. Atualmente Professor Adjunto III do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Membro Titular do Colegiado do curso de Engenharia Civil,do Departamento de Engenharia Civil, do NDE do Curso de Engenharia Civil, do Colegiado do ICTE - UFTM. Membro Suplente do CONSU- UFTM. Vice- Presidente da ADUFTM. 

Downloads

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Faria, A. W., Ribeiro de Melo, K., Andres Lara Molina, F., & Borges, M. L. (2025). Análise de Confiabilidade de uma Estaca Submetida ao Efeito Tschebotarioff. E&S Engineering and Science, 14(3). https://doi.org/10.18607/ES20251420300