Viabilidade estrutural e econômica de muro de gabião na estabilização de talude.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18607/ES20251420312


Palabras clave:

Muro de contenção. , Viabilidade econômica, Estabilidade em taludes.

Resumen

O aumento da frequência de desastres naturais, como deslizamentos de terra, tem intensificado a busca por soluções de contenção que conciliem eficiência estrutural e viabilidade econômica. Este tem como objetivo analisar a viabilidade estrutural e econômica da aplicação de muros de gabião para a estabilização do talude próximo ao Fórum de Rio Negro/Paraná, como solução de contenção segura, sustentável e financeiramente acessível. A caracterização geotécnica do solo foi realizada por meio de ensaios laboratoriais de granulometria, limites de consistência, teor de umidade, massa específica e resistência admissível. O dimensionamento dos muros utilizou o software GEO5, considerando parâmetros como ângulo de atrito, coesão e nível do lençol freático. A análise econômica baseou-se na comparação entre os custos de execução dos muros de gabião e do muro de flexão atualmente existente, com base nas tabelas SICRO e SINAPI. Os resultados dos ensaios classificaram os solos analisados (S1, S2 e S3) como argilas siltosas pouco arenosas, adequadas à solução proposta. Os muros de gabião projetados (Mg1 a Mg5) atenderam a todos os critérios de estabilidade, apresentando fatores de segurança superiores a 1,50 nas verificações de deslizamento, tombamento e capacidade de carga. Do ponto de vista econômico, verificou-se uma economia de R$37.550,26 em relação ao muro de flexão. Conclui-se que a solução com gabiões é estruturalmente segura, financeiramente vantajosa e elimina a necessidade de sistemas adicionais de drenagem, contribuindo para a redução de custos e do risco de falhas.

Biografía del autor/a

  • Alan Gabriel Schitt, Universidade do Contestado

    Engenharia Civil pela Universidade do Contestado, Campus de Mafra (SC).

  • Matheus Smangorzewski, Universidade do Contestado

    Engenharia Civil pela Universidade do Contestado, Campus de Mafra (SC).

  • Marcelo Augusto Rambo, Universidade do Contestado

    Aluno do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental (PMPECSA), Universidade do Contestado, Campus de Mafra, SC.

  • Mari Aurora Favero Reis, Universidade do Contestado

    Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA), Professora e Pesquisadora na Universidade do Contestado, no Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental (PMPECSA); Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos, que atua de forma associativa entre UNIPLAC, UNC, UNESC e UNIVILLE.

  • Luana Cechin, Universidade do Contestado

    Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. Professora e pesquisadora no Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental (PMPECSA).

Publicado

2025-12-15

Cómo citar

Schitt, A. G. ., Smangorzewski, M. ., Rambo, M. A. ., Reis, M. A. F., & Cechin, L. . (2025). Viabilidade estrutural e econômica de muro de gabião na estabilização de talude. E&S Engineering and Science, 14(3), 1-11. https://doi.org/10.18607/ES20251420312