Análise do perfil bibliométrico relativo às pesquisas nacionais em educação financeira
DOI:
https://doi.org/10.5281/mzkvdm48Resumo
O presente estudo visa analisar o perfil das publicações cientificas brasileiras com a temática Educação Financeira, expostas através do periódico capes no período de 2012 a 2021. Metodologicamente tem-se uma pesquisa de caráter descritivo com abordagem quantitativa e aplicação de uma bibliometria. Neste contexto verificaram-se revistas, ano de publicação, classificação do periódico segundo o critério Qualis Capes, número de autores para cada artigo, título, tipo de abordagem metodológica, tipo de pesquisa, palavras-chave e agenda de pesquisa. Os principais resultados encontrados mostram que 2018 foi o ano com maior quantidade de publicações (14), a revista de Educação Matemática – TANGRAN é a mais presente na amostra (44,11%), 62,3% da amostra encontra-se classificada como qualis A, não foram identificados autores com quantidade de artigos maior do que três na amostra e os principais temas evidenciados foram a educação financeira aplicada ao ensino básico, ensino superior e à família, percentualmente quase 80% dos trabalhos estudados. Por último, a principais palavras-chave foram educação financeira, alfabetização financeira e finanças pessoais.
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