Estudo da Concentração de Mercado ao Longo da Cadeia Produtiva da Soja no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.19093/res.v16i32.1853Resumen
O objetivo da presente pesquisa foi mensurar a concentração de mercado ao longo da cadeia produtiva da soja. A partir dessas informações tornou-se possível avaliar se as estratégias para manter e ampliar o poder de mercado e a governança ao longo da cadeia produtiva da soja resultam em sucesso, captação do excedente do produtor rural de soja e competitividade da agroindústria processadora do grão. Neste contexto, foram calculados o Market Share, a Relação de Concentração e do Índice de Herfindahl-Hirschmann. Confirmou-se a hipótese de que o mercado que fornece insumos para os produtores rurais de soja está altamente concentrado. A hipótese de elevada concentração no segmento de aquisição e processamento da soja também foi confirmada. Concluiu-se que o produtor rural de soja encontra-se em situação de fragilidade econômica, pois: a) adquire insumos em mercado oligopolizado e vende a produção em mercado oligopsonizado; b) as empresas dominantes estão protegidas por barreiras à entrada. Diante deste cenário e das análises realizadas, cabe ao Estado brasileiro definir a forma de inserção dos agentes nacionais, em especial do produtor rural: se será caracterizado como um instrumento de acumulação do capital internacional ou se participará dos ganhos e se constituirá como agente de desenvolvimento regional.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Cómo citar
Licencia
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes termos:
- Autores mantienen derechos autorales y conceden a la revista el derecho de publicarla primero, con el artículo simultáneamente licenciado bajo la Atribución de Licensia Creative Commons, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales simultáneamente, para distribución no-exclusiva de la versión del artículo publicada en esta revista (ex.: para publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen permiso y son incentivados a publicar y distribuir su trabajo online (ex.: en repositorios institucionales o en sus propias páginas personales) a cualquiera momento antes o durante el proceso editorial, dado que eso puede generar cambios productivos, además de aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado.