A formação continuada na perspectiva de professores em exercício: necessidades, desafios e expectativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/4ks6xb57


Palavras-chave:

Formação continuada, Ensino Médio, Pesquisa colaborativa

Resumo

O propósito deste estudo é discutir sobre as percepções de professores do Ensino Médio em relação às atuais propostas de formação continuada. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e a organização e análise baseou-se nos princípios da pesquisa colaborativa. Dentre outros aspectos, os resultados apontam a insatisfação dos professores em relação às ações de formação que lhes são impostas e para a importância de se promover espaços que permitam a troca de experiências, o acolhimento e o pensar coletivo sobre propostas de mudanças mais alinhadas à realidade contemporânea.

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Biografia do Autor

  • Lucélia PERON, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2016). Graduação em Matemática (2002) e especialização em Educação Matemática (2005) pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó . É Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal da Fronteira Sul. Trabalha na Diretoria de Políticas de Graduação, onde desempenha atividades relacionadas a Mobilidade Acadêmica, Política Indígena e Política de Acessibilidade. Tem experiência na área da educação, na prática da docência, coordenação pedagógica e formação de professores.

  • Luciana Passos SÁ, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

    Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (2003), Mestrado em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo (2006) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2010), com pesquisas voltadas à área de Ensino de Química. Atualmente é docente do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina, desde fevereiro de 2018. É credenciada no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC, em níveis de mestrado e doutorado, desenvolvendo pesquisas na área de Ensino de Ciências/Química com enfoque nos seguintes temas: Desenvolvimento Profissional Docente, Ensino e Aprendizagem de Química, Decolonialidade. Realizou pós doutorado na Universidad Nacional Autónoma de México (2013-2014), com pesquisa voltada à Formação de Professores. É uma das líderes do Núcleo de Educação em Química (NEQ), grupo de pesquisa certificado pelo CNPq e que conta com a participação de professores, mestrandos, doutorandos e estudantes de graduação.

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Publicado

2025-08-03

Como Citar

A formação continuada na perspectiva de professores em exercício: necessidades, desafios e expectativas. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 440–466, 2025. DOI: 10.29286/4ks6xb57. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/18568. Acesso em: 8 dez. 2025.