Aprendizagem mediada e estratégias de leitura: práticas literárias nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/sy9t3z63


Palavras-chave:

Mediação de leitura. Formação do leitor literário. Ensino fundamental I

Resumo

A pesquisa investigou a formação do leitor literário em uma turma de 2º ano dos anos iniciais, em escola de Curitiba. Buscou-se refletir sobre os efeitos das mediações de leitura e a interação dos estudantes com obras infantis da autora curitibana Josiane Bibas. À guisa teórica, o estudo apoia-se na teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada de Feuerstein, nas Animações de Leitura de Poslaniec e nas Estratégias de Leitura de Girotto e Souza. Dessa forma, as práticas de mediação de leitura literária implementadas contribuíram para uma maior consciência das habilidades de pensamento nos estudantes, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento da compreensão textual.

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Biografia do Autor

  • Ligiane Lis LANGUE, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba

    Mestra em Educação (PPGE) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculada à linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Internacional de Curitiba (UNINTER). Licenciada em Pedagogia pela Organização Paranaense de Ensino Técnico (OPET). É membro do Grupo de Pesquisa Labelit - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (UFPR/CNPq). Atua como Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, na Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME). Desenvolve pesquisas sobre formação escolar do leitor, a mediação do texto literário e o papel do mediador de leitura.

  • Renata Junqueira de SOUZA, Universidade Federal de Alfenas - (UNIFAL)

    Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. Foi professora visitante na Universidade do Minho, desenvolveu pesquisas de pós doutorado na British Columbia University, Ohio State University e Universidade de Évora. Professora aposentada sênior da UNESP/Presidente Prudente, onde fundou e coordenou o CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil "Maria Betty Coelho Silva" (1992 - 2022), atua no PPGE - Educação da mesma instituição e é professora colaboradora no PPGL - Letras da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiencia em Educação, atuando na área de Ensino-aprendizagem com ênfase em: leitura, literatura infantil, estratégias de leitura, poesia e ensino, formação de professores, leitura literária.

  • Elisa Maria DALLA-BONA, Universidade Federal do Paraná - (UFPR)

    Graduada em Pedagogia. Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Paraná (1990). Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Paraná (2012). Pós-doutorado (2018/2019). Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino, do Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná (1991 - atual). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPR) (2020 - atual). Vinculada ao Grupo de Pesquisa Labelit - Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades. Participou do projeto de promoção da leitura na Escola Estadual João Gueno (PR), vencedor do prêmio VIVALEITURA/2014, promovido pelos Ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Realizou estágio de setembro/2010 a fevereiro/ 2011, no Institut National de Recherche Pédagogique, INRP, Lyon, França. Atua principalmente nos seguintes temas: letramento literário, leitura e escrita literária na educação infantil e anos iniciais do EFI, literatura infantil. 

     

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Publicado

2025-04-21

Como Citar

Aprendizagem mediada e estratégias de leitura: práticas literárias nos anos iniciais. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 254–279, 2025. DOI: 10.29286/sy9t3z63. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/18604. Acesso em: 8 dez. 2025.