SISTEMA DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O FUTURO DE JOVENS
DOI:
https://doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.11916Keywords:
Sistema de Representação Social, Futuro, JuventudeAbstract
From the future category, youth oriented the research. In order to analyze the social representations about the future and youth, we sought to identify the structure of the representations; central and peripheral elements related to social practices. Questionnaires were applied with 129 Senac-GO students, processed by SPSS and Iramuteq software and submitted to descriptive and similitude statistics analysis. It can be concluded that the system of social representations of young people about the future is constituted based on historical conditions that perpetuate an unequal reality.
Keywords: System of Social Representation, Future, Youth.
Downloads
References
ABRIC, J. C. Central system, peripheral system: their functions and roles in the dynamics of social representations. Papers on social representations, v. 2, n. 2, p. 75-78, 1993. Disponível em: http://psr.iscte-iul.pt/index.php/PSR/article/view/126/90 Acesso em: 20 jan. 2021.
ABRIC, de J. C. Pratiques sociales et représentations. Paris: Ed. Quadrige /PUF, 2011.
ARRUDA, Â. O futuro não é mais aquele... nem o presente. In: SOUSA, Clarilza Prado et al (Org). Qual futuro? Representações Sociais de Professores, Adolescentes e Crianças. São Paulo: Ponte Editores, 2018.
ALPÍZAR, L.; BERNAL, M. Construção social da juventude. In: REDE LATINO AMERICANA E CARIBENHA DE JOVENS POR DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS (REDLAC); PROGRAMA MULHER, JUSTIÇA E GÊNERO (ILANUD). Mulheres jovens e Direitos Humanos. Manual de capacitação em direitos humanos das mulheres jovens e a aplicação da CEDAW. Ilanud/Redlac, 2002.
ALVES-MAZZOTTI, A. J. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Em aberto, Brasília, v. 14, n. 61, 1994.
BRANDÃO, C. T.; BENEVIDES, A. S.; CAMPOS, P. H. F. Sistemas de representações sociais: contribuições para a pesquisa em educação. Teias, v.21. 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2020.45106
BRASIL. Decreto-Lei nº 8621, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, 125º da Independência e 58º da República, 1946. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/Decreto-Lei/1937-1946/Del8621.htm Acesso em: 19 nov. 2020.
BRASIL. Lei nº 10.097. Lei da Aprendizagem, 179o da Independência e 112o da República, 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10097.htm Acesso em: 19 nov. 2020.
BRASIL. Lei nº 12.852, Estatuto da Juventude, 192o da Independência e 125o da República, 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm Acesso em: : 19 nov. 2020.
CAMPOS, P. H. F. O Estudo da ancoragem das representações sociais e o campo da educação. Revista de Educação Pública, v. 26, n. 63, p. 775-797. 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4187.
CAMPOS, P. H. F.; LIMA, R. de C. P. Capital simbólico, representações sociais, grupos e o campo do reconhecimento. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 167, p. 100-127, 2018.
CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: dualidade e fragmentação. Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n.8, p. 27-41, 2012.
COLLARES-DA-ROCHA, J. C. C.; WOLTER, R. P. ; WACHELKE, J. As pesquisas em representações sociais na Revista Psicologia e Sociedade. Psicol. Soc. [online], v. 28, n.3, p. 582-588, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1807-03102016v28n3p582. Acesso em: 06 jun. 2020.
CORTI, A. P. Ser aluno: um olhar sobre a construção social desse ofício. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (orgs.). Adolescência e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
CORSETTI, B.; DE CARVALHO VIEIRA, L. O. Políticas públicas para a educação profissional técnica de nível médio (1996-2013). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - RBPAE, Brasília, v. 31, n. 2, p. 371-390, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/61733/36494 Acesso em: 10 jun. 2020.
DAYRELL, J. A escola” faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc, Campinas, v. 28, n. 100 – Especial, p. 1105-1128, 2007.
DAYRELL, J.; CARRANO, P.; MAIA, C. L. (org.). Adolescência e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
FERNANDES, B. Metodologias de Estudo nas Representações Sociais. 2012.
FRANCO, M. L. P. B.; NOVAES, G. T. F. Os jovens do ensino médio e suas representações sociais. Cadernos de pesquisa, São Paulo, n. 112, p. 167-183, 2001.
FRANCO, M. L. P. B.; MUNHOZ, M. L. P.; DE ANDRADE, M. S. Representações sociais de jovens sobre família. Educação & Linguagem, São Paulo, v. 15, n. 25, p. 40-57, 2012.
FRIGOTTO, G.. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1129-1152, out. 2007 1129 Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br/. Acesso em: 20 ago. 2020.
FRIZZO, G. F. E.; FERREIRA, L. S.; RIBAS, J. F. M. A relação trabalho-educação na organização do trabalho pedagógico da escola capitalista. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 38, n.3, p. 553-564, 2013.
GROPPO, L. A. Condição juvenil e modelos contemporâneos de análise sociológica das juventudes. Última Década, Cidpa Valparaíso, n. 33, p. 11-26, 2010.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Síntese de Indicadores Sociais. Uma análise das condições de vida da população brasileira. Estudos e Pesquisas – Informação Demográfica e Socioeconômica, n.40, 2019.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA, INEP. Relatório Brasil no PISA 2018. Brasília –DF, 2019.
IRAMUTEQ. Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires Iramuteq (2020). Disponível em: http://www.iramuteq.org/. Acesso em: 20 ago. 2020.
KUENZER, A. Z. Ensino médio de 2ºgrau: o trabalho como princípio educativo. São Paulo: Cortez, 1992.
JARDIM, A. C. S.; SOUSA, C. P.; ALEXANDRE, D. M.; VILLELA, R. N.; COÊLHO, V. R. Representações sociais sobre futuro de professores e gestores da educação profissional brasileira: diálogos com uma história de avanços e retrocessos. In: SOUSA, C. P.; MARCONDES, A. P.; JARDIM, A. C. S.; COÊLHO, V. R. Qual Futuro? Representações Sociais de Professores, jovens e crianças. Ed. Pontes, 2018.
JODELET, D. Ponto de vista: sobre o movimento das representações sociais na comunidade científica brasileira. Temas em psicologia, Ribeirão Preto, v. 19, n. 1, p.19-26, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2011000100003 Acesso em: 05 jan. 2021.
JODELET, D. O movimento de retorno ao sujeito e a abordagem das representações Sociais. Sociedade e Estado, Brasília, v. 24, n. 3, p. 679-712, set./dez. 2009.
LAHLOU, Saadi; ABRIC, Jean Claude. What are the elements of a representation ? Papers on Social Representations, v. 20, p.1-20. 2011.
LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019 .
LECCARDI, C.. Por um novo significado do futuro: mudança social, adolescentes e tempo. Tradução de Norberto Luiz Guarinello. In: Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, v. 17, n. 2, novembro/2005.
SPADONI, L. M. Psicologia realmente aplicada ao direito. São Paulo: Ed. LTr, 2009.
MARCHAND, P.; RATINAUD, P. L’analyse de similitude appliquée aux corpus textuels: les primaires socialistes pour l’élection présidentielle française. In: Journées Internationales d’ Analyse Statistique des Données Textuelles, 11eme. Actes […], JADT, v. 2012, 687-699, 2012.
MARKOVA, I. Changing imaginings of collective futures. In. SAINT LAURENT, C; OBRADOVIC, S. ; CARRIERE, K. E. (Eds.) Imagining collective futures : perspectives from social, cultural and political psychology. (p.273-294) New York : Palgrave Macmillan. 2018.
MENANDRO, M. C. S.; TRINDADE, Z. A.; ALMEIDA, A. M. O. Representações sociais da adolescência/juventude a partir de textos jornalísticos (1968-1974 e 1996-2002). Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 55, n. 1, p. 42-55, 2003. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/abp/article/viewFile/28850/16088 Acesso em: 10 ago. 2020.
MOSCOVICI, S. Representações Sociais: Investigações em Psicologia Social. Editora Petrópolis: Vozes, 2015.
MOSCOVICI, S. A Psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis, Editora Vozes. 1961/2012.
NAIFF, L. A. M.; NAIFF, D. G. M. Educação de jovens e adultos em uma análise psicossocial: representações e práticas sociais. Psicologia & Sociedade, Recife, v. 20, n. 3, p. 402-407, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-71822008000300010. Acesso em: 13 set. 2020.
NASCIMENTO, I. P.; RODRIGUES, Sônia Eli. Os Adolescentes na Pós-Modernidade: Caleidoscópio de seus Projetos de Vida. Educere et Educare, v. 13, n. 28, mai-agos/2018.
PAIS, J. M. A construção sociológica da juventude—alguns contributos. Análise social, Lisboa, v. XXV, n. 105, p. 139-165, 1990.
PAREDES, E. C.; PECORA, A. R. Questionando o futuro: as representações sociais de jovens estudantes. Psicol. Teor. Prát., São Paulo, v. 6, n. spe., p. 49-65, 2004. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-36872004000300004 Acesso em: 27 ago. 2020.
PEIXOTO, Á. R. S.; SILVA, T. M., & WALTER, R. M. C. P.. Representações Sociais e Ações Afirmativas: Estudantes Universitários e seus Posicionamentos. PSI UNISC, v.2, n.2, p. 51-65, 2018. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/psi/article/view/11904. Acesso em: 30 set. 2021.
RATEAU, P.; LOMONACO, G.. La théorie structurale ou l’ horlogerie des nuages. In. LoMOnaca, G. ; DELOUVEE, S. ; RATEAU, P. (Eds.) Les représentations sociales. Théories, méthodes et applications. (p.113-129). Louvain-la-Neuve: DeBoeck Supérieur. 2016.
RATEAU, P.; MOLINER, P.; GUIMELLI, C.; ABRIC, J. C.. Teoria das Representações sociais. Handbook of theories of social psychology, v. 2, p. 477-497, 2012.
REDE LATINO-AMERICANA E CARIBENHA DE JOVENS PELOS DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS (REDLAC), & PROGRAMA MULHER, JUSTIÇA E GÊNERO (ILANUD). Manual de Capacitação em Direitos Humanos das Mulheres Jovens. Ilanud/Redlac Edição Brasileira, 2004.
REINERT, M. Alceste une méthodologie d’analyse des données textuelles et une application: Aurelia De Gerard De Nerval. Bulletin of Sociological Methodology, v. 26, n.1, p. 24-54, 1990. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/24362247 Acesso em: 30 set. 2020.
REINERT, M. Les mondes lexicaux et leur logique à travers l’analyse statistique d’un corpus de récits de cauchemars. Langage et société, v. 66, p. 5-39, 1993. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/lsoc_0181-4095_1993_num_66_1_2632 Acesso em: 14 out. 2020.
REIS, S. L. A.; BELLINI, M. Representações sociais: teoria, procedimentos metodológicos e educação ambiental, Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 33, n. 2, p. 149-159, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v33i2.10256 Acesso em: 16 out. 2020.
SÁ, C. P. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
SOUZA, A. M. B. et al (Org). Representações Sociais de Adolescentes Estudantes do Ensino Médio sobre Futuro. In: SOUSA, Clarilza et al. (Orgs). Qual futuro? Representações Sociais de Professores, Adolescentes e Crianças: uma pesquisa em rede. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.
SPOSITO, M. P.; CARRANO, P. C. R. Juventude e políticas públicas no Brasil. Revista brasileira de educação, n. 24, p. 16-39, 2003. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782003000300003. Acesso em: 13 out. 2020.
VALA, J.; CASTRO, P. Pensamento social e representações sociais. In: VALA, J.; MONTEIRO, M. B. (Coord.). Psicologia social (9ª edição revista e atualizada), Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013. p. 569-602. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/8702 Acesso em: 09 set. 2020.
WELLER, W. Adolescentes no ensino médio: projetos de vida e perspectivas de futuro. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (org.). Adolescência e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
ZARIFIAN, P. O modelo de competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo: Editora Senac, 2003.



















































