PRECARIEDADES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM REASSENTAMENTOS DE HIDRELÉTRICAS NA AMAZÔNIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29286/rep.v33ijan/dez.13984


Keywords:

Educação Escolar, Deslocamentos Compulsórios, Risco e Vulnerabilidade

Abstract

In Porto Velho - RO, the construction of two Hydroelectric Power Plants - UHEs, began in 2003. Compulsory displacements, a major side effect of these works, are minimized, generating risk and vulnerability for those affected. Based on this understanding, the guiding problem of the research emerged: What are the consequences of the precariousness or inexistence of school education for the resettlements of UHE Santo Antônio? The general objective was to investigate the consequences of the precariousness or lack of school education in these resettlements. Old and new schools in the 7 resettlements were analyzed. The results indicate that there is no significant difference that points to improvements in school education.

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Author Biographies

  • Jeferson Cardoso da SILVA, Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

    Graduação em Educação Física - Licenciatura pelo ILES/ULBRA Porto Velho (2009); Graduação em Educação Física - Bacharel em Educação Física - ILES/ULBRA Porto Velho (2010); Pós-Graduação Lato-Sensu - Especialização em Ciências do Movimento Humano - FAEMA - Ariquemes (2010); Bolsista no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Gepef-RO do campus Iles/Ulbra-Porto Velho/RO (2008 e 2009); Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância - GEPED; Membro do Grupo de Pesquisa Energia Renovável Sustentável - GPERS; Mestre em Educação Escolar - MEPE/UNIR. Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente - PGDRA/UNIR. 

  • Artur de Souza MORET, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

    Possui graduação em Física pela Universidade Federal Fluminense, Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo-USP e Doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Atualmente é professor Titular da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Fundação Universidade Federal de Rondônia, em níveis de Mestrado e Doutorado. Bolsista Fulbright entre 2013 e 2016. Pós-Doc em 2018 no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional-IPPUR/UFRJ. Tem experiência na área de planejamento em Energia Elétrica, com ênfase em Geração da Energia Elétrica com biomassa locais, atuando principalmente nos seguintes temas: geração descentralizada, fontes renováveis, energias alternativas, planejamento de sistemas descentralizados de energia elétrica, eficiência energética, cadeias produtivas de biomassa energéticas. Ainda desenvolve pesquisas sobre os impactos ambientais e sociais dos grandes projetos de energia na Amazônia.

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Published

2024-10-04

How to Cite

PRECARIEDADES NA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM REASSENTAMENTOS DE HIDRELÉTRICAS NA AMAZÔNIA. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 33, n. jan/dez, p. 669–688, 2024. DOI: 10.29286/rep.v33ijan/dez.13984. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13984. Acesso em: 8 dec. 2025.