Mediação psicopedagógica na aprendizagem de habilidadesf elementary school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29286/dkjac362


Keywords:

Elementary Arithmetic; Numbering System; Learning Difficulties; Psychopedagogical Intervention.

Abstract

.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Luiz Rodrigo de OLIVEIRA, Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso (SEDUC/MT)

    .

  • Kilwangy Kya KAPITANGO-A-SAMBA, Mato Grosso State University

    .

References

BERCH, Daniel. Making sense of number sense: implications for children with

mathematical disabilities. Journal of learning disabilities, p.333 - 339, 2005.

Disponível em:

https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/00222194050380040901. Acesso

em: 12 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, Conselho Nacional de Educação, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em 20 de Nov. 2024.

BUENO, Renata. Poemas problemas: ilustrações da autora. São Paulo: Editora do Brasil, 2011.

CHAMAT, Leila Sara José. Técnicas de intervenção psicopedagógica: para dificuldades e problemas de aprendizagem. 1. ed. São Paulo, Vetor, 2008.

CARCANHOLO, Flavia Pimenta de Souza. Os jogos como alternativa metodológica no ensino de Matemática. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13994. Acesso em: 10 dez. 2023.

FÁVERO, Maria Helena; OLIVEIRA, Denise. A construção da lógica do sistema numérico por uma criança com Síndrome de Down. Educar, n. 23, p. 65-85, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/XcTXs56d8LXHQNcjsLwXMtg/. Acesso em: 10 dez. 2023.

FAYOL, Michel. Fazer operações e resolver problemas: reflexões relativas ao ensino da aritmética. In: M. Fayol, A. Toom, A. Bivar, C. Santos, L. M. Aires. Fazer contas ajuda a pensar? (pp. 9-42). Pt: Porto Editora, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2010.

FLOR, Cristiane Marx. Desenvolvimento e investigação da eficácia de um

programa de intervenção para a promoção de funções executivas em alunos

do 5º ano do Ensino Fundamental. 2020. 178 f. Tese (Doutorado em Distúrbios

do Desenvolvimento) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2020.

Disponível em: https://dspace.mackenzie.br/items/66f0b9df-9e84-430a-bfd8-

69a39bc6f050. Acesso em: 15 dez. 2023.

FONSECA, Vitor. Introdução às dificuldades de aprendizagem. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Artmed, 1995.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LINS, Patricia Linardi. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (ed.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções & perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

MÜLLER, Gesilda Cavalheiro. Dificuldades de Aprendizagem Matemática: um estudo de intervenção pedagógica com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Porto Alegre, PPGEDU da UFRGS, 2012. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/40482. Acesso em 10 dez. 2024.

OSTI, Andreia. Dificuldades de aprendizagem, Afetividade e Representações Sociais: reflexões para a formação docente. Jundiaí: Paco Editorial, 2012.

PIAGET, Jean. Epistemologia genética: tradução Álvaro Cabral. 4. ed., São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

RODRIGO, Maria José. Desenvolvimento intelectual e processos cognitivos entre os dois e os seis anos. In: COLL, C. MARCHESI, A. PALACIOS, J. (Orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 142-159

RUBINSTEIN, Edith Regina. Psicopedagogia: uma prática, diferentes estilos. 1. ed. São Paulo: Casa da Editora, 2001.

SAMPAIO, Simaia. Manual prático do diagnóstico psicopedagógico clínico. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2009.

STEIN, Lilian Milnitsky. TDE: Teste de Desempenho Escolar: manual para aplicação e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.

WEINSTEIN, Mônica Cristina Andrade. Coruja PROMAT: roteiro para sondagem de habilidades matemáticas ensino fundamental I. Manual de aplicação. São Paulo: Pearson Clinical, 2018.

WEISS, Maria Lucia Lemme. Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016.

YIN, Roberto. Estudo de caso: planejamento e métodos, tradução: Daniel Grassi, 2. ed. - Porto Alegre: Bookman, 2001.

Published

2025-04-11

How to Cite

Mediação psicopedagógica na aprendizagem de habilidadesf elementary school. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 70–90, 2025. DOI: 10.29286/dkjac362. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/18012. Acesso em: 8 dec. 2025.