Uma conversa sobre cartas pedagógicas: a escuta como travessia para uma educação na diferença

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29286/8eh2rs49


Keywords:

escuta, conversa, Cartas Pedagógicas, Atendimento Educacional Especializado

Abstract

This article presents the ongoing research process, permeated by the metaphor of the ribbon colors that make up the symbol of autism. In writing biographies of the experiences of teachers who work in the Specialized Educational Assistance - SEA, serving children with ASD, I chose the narrative with Pedagogical Letters as a methodological device, aiming to understand, based on the narratives, how the teaching knowledge of the SEA teachers is (re)cognized, re-signified and constituted in the care of ASD students, in the state school system of Rondonópolis, Mato Grosso. Writing biographies of these voices aims to reveal how we see, feel and think about difference, in a horizontal movement of conversation, listening and writing.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Simone de Paula ROCHA, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

    .

  • Bárbara Cristina Moreira Sicardi NAKAYAMA, Universidade Federal São Carlos (UFSCar)

    .

References

ALVAREZ, Jonny; PASSOS, Eduardo. Cartografar é habitar um território existencial. In. PASSOS, Eduardo KASTRUP, Virgínia.; ESCÓSSIA, Liliana da (org.). Pistas do método cartográfico: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre, RS: Sulina, 2020.

BARROS, Manoel de. Miudezas. In: Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010, p. 409.

BRITO, Sol Silva; NAKAYAMA, Bárbara C. M. Sicardi. (2023). Dez anos do NEPEN: um

espaço/tempo de pesquisa-vida-formação, sua história e produções. In: NAKAYAMA, Bárbara C. M. Sicardi et all (orgs). Diálogos entrecruzados, modos de narrar e pesquisa-vida-formação. Curitiba, editora CRV, p. 19-35.

CAMPOS, Marina Santos Nunes de. Formação contínua. In: REIS, Graça; OLIVEIRA, Inês Barbosa de; BARONI, Patrícia (org.). Dicionário de pesquisa narrativa. Rio de Janeiro: Ayvu, 2022.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. 2. ed. Natal, RN: EDUFRN, 2014.

DELORY-MOMBERGER, Christine. História de vida e pesquisa biográfica em educação. Tradução Maria da Conceição Passeggi, Carolina Kondratiuk. Natal, RN: EDUFRN, 2024.

FERRAÇO, Carlos Eduardo; ALVES, Nilda. Conversas em rede e pesquisas com os cotidianos: a força das multiplicidades, acasos, encontros e amizades. In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (org.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018, p. 41-64.

FERRARINI, Anabela Rute Kohlmann. Os ventos da mudança. In: Palavras de papel. Novo Hamburgo, RS: Toca, 2023, p. 39.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina [recurso eletrônico]: reflexões sobre minha vida e minha práxis. Organização Ana Maria Araújo Freire. 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Carta Pedagógica de Paris: registros de uma experiência em processo. In: DICKMANN, Ivanio; PAULO, Fernanda dos Santos (org.). Cartas pedagógicas: tópicos epistêmico-metodológicos na educação popular. 1. ed. Chapecó, SC: Livrologia, 2020. (Coleção Paulo Freire; v. 2).

GONÇALVES, Rafael Marques Gonçalves; RODRIGUES, Allan; GARCIA, Alexandra. A conversa como princípio metodológico para pensar a pesquisa e a formação docente. In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (org.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018, p. 119-142.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre, RS, ano XXX, n. 3 v. 63, p. 413-438, set./dez. 2007.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira da Educação. n. 19, Jan./Fev./Mar./Abr. Rio de Janeiro: ANPED, 2002.

LARROSA, Jorge Bondía. Posfácio. In. SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

MILLS, Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 1972.

NAKAYAMA, Bárbara Cristina Moreira Sicardi. Leitura e produção do conhecimento e a potencialidade heurística das narrativas educativas. In. NUNES, Célia Maria Fernandes; ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio de (org.). Narrativas de professores em formação: o significado de ser pedagogo. Jundiaí, SP: Paco Editorial: 2015.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 67-86, jan./abr. 2016. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267 Acesso em: 11 fev. 2024.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Eliseu Clementino de. O movimento (auto)biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Investigación Cualitativa, p. 6-26, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.23935/2016/01032. Disponível em: http://grifars.ce.ufrn.br/publicacao/o-movimento-autobiografico-no-brasil-esboco-de-suas-configuracoes-no-campo-educacional/ Acesso em: 20 jan. 2024.

REIS, Graça; OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Aprendizagens coletivas e ecologia de saberes: as rodas de conversa como autoformação contínua. In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (org.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018, p. 65-92.

RODRIGUES, Carla Gonçalves; SCHNORR, Samuel Molina. Cartografias do ser do sensível: um modo investigativo da pesquisa educacional sobre a formação de professores. Calidoscópio. vol. 11, n. 1, p. 70-75, jan./abr. 2013.

SAMPAIO, Carmen Sanches; RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de. Conversa como metodologia de pesquisa: uma metodologia menor? In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (org.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018, p. 21-40.

SKLIAR, Carlos. A escuta das diferenças. Porto Alegre, RS: Mediação, 2019.

SKLIAR, Carlos. Posfácio. In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (org.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.

SKLIAR, Carlos. O ensinar enquanto travessia: linguagens, leituras, escritas e alteridades para uma poética da educação. Salvador, BA: EDUFBA, 2014.

SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse ali? DP&A, 2003.

SÜSSEKIND, Maria Luiza; PELLEGRINI, Raphael. Os ventos do norte não movem moinhos... In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (org.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018, p. 143-162.

Published

2025-12-01

How to Cite

Uma conversa sobre cartas pedagógicas: a escuta como travessia para uma educação na diferença. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 646–662, 2025. DOI: 10.29286/8eh2rs49. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/18388. Acesso em: 8 dec. 2025.