LA ENSEÑANZA DE LAS PROPIEDADES COLIGATIVAS: ESTADO DEL CONOCIMIENTO DE LOS ARTÍCULOS NACIONALES DE LOS ÚLTIMOS VEINTE AÑOS (2001-2020)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v10i1.12874


Palabras clave:

Enseñanza de la química, Estrategías de enseñanza, Propiedades coligativas

Resumen

El objetivo de este estudio fue realizar un relevamiento de la producción científica nacional en los últimos 20 (veinte) años sobre la enseñanza de las propiedades coligativas. Se trata de un estudio bibliográfico de vanguardia que consultó a SciELO, Google Scholar y CAPES Periodicals, y estableció como marco temporal los últimos 20 (veinte) años, es decir, publicaciones en revistas brasileñas entre 2001 y 2020. La búsqueda Los descriptores utilizados fueron: enseñanza de propiedades coligativas, enseñanza de ebulloscopia, tonoscopia, crioscopia y ósmosis. Se verificó el tema en los títulos, resúmenes y palabras clave, seleccionándose los textos que contemplaban el tema de investigación. Tras su lectura íntegra, se analizaron los siguientes criterios: público implicado, contenidos cubiertos, objetivo del estudio / propuesta, metodología de enseñanza utilizada y principales resultados obtenidos. Se identificaron ocho (8) artículos relacionados con el objeto de estudio. A excepción de un artículo de revisión teórica, que analizó el concepto de propiedades coligativas en cinco libros de texto, y otro que involucró a estudiantes de pregrado, todos los demás estudios se realizaron con estudiantes de segundo año de secundaria. Todos los artículos abordaron al menos una propiedad coligativa, seis de las cuales cubrieron las cuatro. Solo uno de ellos abordó también el concepto de soluciones. Las principales estrategias son: juegos didácticos, actividades experimentales y uso de herramientas tecnológicas. El estudio permitió comprender cómo se ha desarrollado la enseñanza de las propiedades coligativas en las escuelas brasileñas, además de obtener sugerencias sobre cómo abordar el tema en el aula.

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Biografía del autor/a

  • Marli Steffany Alves de Almeida Gonçalves, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

    Possui o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Confresa (2015). Estudante de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química pelo IFMT-Campus Confresa. Durante a graduação participou de eventos, minicursos, congressos e projetos. Foi bolsista do projeto de extensão " Boas Práticas para Serviço de Alimentação da RDC 2016/2004 no ano de 201. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação á Docência (PIBID),financiado pela CAPES no período de 2018 a 2020. É voluntária no projeto de pesquisa de Investigação das metodologias ativas voltadas ao Ensino de Ciências: a busca por soluções práticas para a sala de aula. Bolsista da Residência Pedagógica durante o período do estágio. Estudante do curso de Letras com habilitação em Espanhol, ofertado pela UNEMAT na modalidade EAD. Estudante de especialização em ensino de Ciências no IFMT- Campus Confresa. Tem capacidade de comunicação, está devolvendo a escrita através das produções de resumos simples, expandidos e artigos. Pretende complementar a formação para aperfeiçoar e aprimorar o seus conhecimentos para melhorar a forma de contextualizar e compreender determinados conceitos. Tem gosto pela pesquisa, principalmente as que estão voltadas as metodologias de ensino, além de possuir habilidades com a utilização de tecnologias contemplando o uso de computadores e outros recursos.

  • Ana Claudia Tasinaffo Alves, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

    Graduada em Ciências Biológicas com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1998) e em Ciências da Natureza - com habilitação em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Possui Especialização em Química pela Universidade Federal de Lavras (2002). Mestrado em Ciência de Materiais pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências REAMEC (2018); Foi orientadora do programa Residência Pedagógica/Capes para os cursos de Licenciatura em Biologia, Ciências da Natureza - Química e Física, no núcleo IFMT - Campus Confresa. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência docente na área de Química. Atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química de Mato Grosso (LabPEQ-UFMT) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa), Diretora de Graduação na Pró-reitoria de Ensino em Cuiabá.

  • Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

    Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2006) e em Física Licenciatura pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2015). Tem Especialização em Orientação Educacional pela Faculdade Dom Alberto (2009) e em Especialização em Relações Raciais na Educação e na Sociedade Brasileira pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). É Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (2014) e Doutor em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Tem experiência docente na área de Ensino de Química. Ministrou aulas de Metodologias para o Ensino de Química, Química Geral, CTS, e Química Analítica no Ensino Superior. Desde 2003 atua como professor na Educação Básica das disciplinas de Ciências, Química e Física. Atualmente é professor EBTT efetivo do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus de Confresa/MT. Participa do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa), registrado no CNPq, e atua como editor da Revista Prática Docente. É coordenador de área do Programa de Iniciação à Docência (PID) Núcleo Confresa. Atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT). Tem capacidade de comunicação, de articular e contextualizar informações, de constante atualização, habilidade para compreender questões lógicas, para pensar e solucionar conflitos, familiaridade com computadores e novas tecnologias, gosto pela pesquisa, responsabilidade, ética e integridade, flexibilidade e adaptabilidade, disciplina, capacidade de negociação.

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Publicado

2022-01-13

Número

Sección

Enseñanza de las Ciencias

Cómo citar

GONÇALVES, Marli Steffany Alves de Almeida; ALVES, Ana Claudia Tasinaffo; LEÃO, Marcelo Franco. LA ENSEÑANZA DE LAS PROPIEDADES COLIGATIVAS: ESTADO DEL CONOCIMIENTO DE LOS ARTÍCULOS NACIONALES DE LOS ÚLTIMOS VEINTE AÑOS (2001-2020). REAMEC - Red Amazónica de Educación en Ciencias y Matemáticas, Cuiabá, v. 10, n. 1, p. e22001, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i1.12874. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/12874. Acesso em: 16 dec. 2025.