Oficinas Cena Queer: ajuntamento cênico, político e poético de corpos e histórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-64


Palavras-chave:

Educação, Gênero e sexualidade, História de vida, Processos cênico-educativos, Teatro

Resumo

Como se estabelece um processo cênico-educativo ancorado na metodologia das histórias de vida? Tal questionamento é respondido a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo desenvolvida sob a metodologia das histórias de vida que teve como objetivo dialogar sobre a práxis cênico-educativa a partir da tríade educação, teatro e histórias de vida. Levando em conta o objetivo proposto, desenvolvi, junto a outros/as sujeitos/as dissidentes da cisheteronorma, as Oficinas Cena Queer, realizadas no Casarão da Diversidade na cidade de Salvador/BA e nas quais, a partir das narrativas de vida dos/as participantes, elaboramos um texto teatral e um experimento cênico, objetivando com essa vivência prática de construção cênica, responder à pergunta inicial. Nesse sentido, o desenvolvimento deste estudo se dá através de diálogos teóricos e das análises a respeito da vivência cênico-educativa. A investigação realizada nos indica que todo teatro é um fazer educacional e que este, quando relacionado com as histórias de vida, caminha em proximidade com os princípios de diálogo, emancipação e libertação. O processo cênico-educativo desenvolvido aqui não se estabelece como única maneira de se pensar um fazer teatral e educacional contra hegemônico, mas aponta as potencialidades e possibilidades desse fazer aliado às histórias de vida.

Biografia do Autor

  • Adenilson de Andrade Argolo, Universidade Federal da Bahia – UFBA

    Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA (2021). Licenciado em Teatro pela Escola de Teatro da UFBA (2023). Licenciado em Pedagogia pela UNEB - Departamento de Educação Campus XV (2016). Especialista em Educação em Direitos Humanos pelo NEIM/UFBA (2018). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica no IFES (2023). Professor de Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Amargosa/BA, assumindo em 2025 a função de Diretor de Educação Integral. Articulador Municipal da Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola em Tempo Integral. Conselheiro no Conselho Municipal de Cultura de Amargosa/BA. É membro pesquisador do G-PEC - Grupo de Pesquisa em Poéticas e Pedagogias da Encenação Contemporânea e do Grupo FEP - Formação em Exercício de Professores (UFBA). Tem experiência na área de Educação e Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, educação infantil, espaços não-formais de educação, processos educacionais em Artes Cênicas, histórias de vida, direitos humanos, pedagogia do teatro, processos de encenação, educação profissional e mundo do trabalho.

Referências

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Pólen, 2019.

BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.

FORTIN, Sylvie; GOSSELIN, Pierre. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 1-17, jan./jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.36025/arj.v1i1.5256. Acesso em: 18 jan. 2026.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 62 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23 ed. São Paulo: Cortez, 1989.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Paulus, 2010.

PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. 5. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.

PELÚCIO, Larissa. Traduções e torções ou o que se quer dizer quando dizemos queer no Brasil? Revista Periódicus. Salvador, v. 1, n. 1, p. 68-91, 2014. DOI: https://doi.org/10.9771/peri.v1i1.10150. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/10150/7254. Acesso em: 10 nov. 2025.

PEREIRA, Ana Lúcia Nunes. O estágio curricular supervisionado em espaços não escolares no curso de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB): as contribuições no percurso formativo. 2017. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. 2004.Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação. Salvador, 2004.

Downloads

Publicado

12-03-2026

Como Citar

Oficinas Cena Queer: ajuntamento cênico, político e poético de corpos e histórias. (2026). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 8(23). https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-64