Oficinas Cena Queer: ajuntamento cênico, político e poético de corpos e histórias
DOI:
https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-64Palavras-chave:
Educação, Gênero e sexualidade, História de vida, Processos cênico-educativos, TeatroResumo
Como se estabelece um processo cênico-educativo ancorado na metodologia das histórias de vida? Tal questionamento é respondido a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo desenvolvida sob a metodologia das histórias de vida que teve como objetivo dialogar sobre a práxis cênico-educativa a partir da tríade educação, teatro e histórias de vida. Levando em conta o objetivo proposto, desenvolvi, junto a outros/as sujeitos/as dissidentes da cisheteronorma, as Oficinas Cena Queer, realizadas no Casarão da Diversidade na cidade de Salvador/BA e nas quais, a partir das narrativas de vida dos/as participantes, elaboramos um texto teatral e um experimento cênico, objetivando com essa vivência prática de construção cênica, responder à pergunta inicial. Nesse sentido, o desenvolvimento deste estudo se dá através de diálogos teóricos e das análises a respeito da vivência cênico-educativa. A investigação realizada nos indica que todo teatro é um fazer educacional e que este, quando relacionado com as histórias de vida, caminha em proximidade com os princípios de diálogo, emancipação e libertação. O processo cênico-educativo desenvolvido aqui não se estabelece como única maneira de se pensar um fazer teatral e educacional contra hegemônico, mas aponta as potencialidades e possibilidades desse fazer aliado às histórias de vida.
Referências
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Pólen, 2019.
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.
FORTIN, Sylvie; GOSSELIN, Pierre. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 1-17, jan./jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.36025/arj.v1i1.5256. Acesso em: 18 jan. 2026.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 62 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23 ed. São Paulo: Cortez, 1989.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Paulus, 2010.
PEIXOTO, Fernando. O que é teatro. 5. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.
PELÚCIO, Larissa. Traduções e torções ou o que se quer dizer quando dizemos queer no Brasil? Revista Periódicus. Salvador, v. 1, n. 1, p. 68-91, 2014. DOI: https://doi.org/10.9771/peri.v1i1.10150. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaperiodicus/article/view/10150/7254. Acesso em: 10 nov. 2025.
PEREIRA, Ana Lúcia Nunes. O estágio curricular supervisionado em espaços não escolares no curso de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB): as contribuições no percurso formativo. 2017. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. 2004.Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação. Salvador, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2026 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.

