Avaliação da Influência de Variáveis Sócioeconômicas no Consumo de Frango Caipira: Uma análise do mercado consumidor do município de Parauapebas – PA
Resumen
O trabalho objetivou caracterizar o mercado consumidor de frango caipira no município de Parauapebas, estado do Pará, descrevendo quais variáveis socioeconômicas influenciam na compra do produto. Os dados foram coletados através de 399 questionários, contendo perguntas fechadas, sobre a intenção de compra de frango caipira e variáveis socioeconômicas tais como: idade, renda e escolaridade. A análise estatística realizada foi o Teste G, com nível de significância de 5%, visando demonstrar a associação entre as variáveis citadas e a decisão de compra. Por fim foi realizada uma análise multivariada de discriminante para verificar potencial de crescimento do mercado consumidor. Os resultados mostraram que 58,15% da população de Parauapebas consome frango caipira enquanto 41,85% não consomem. Constatou-se a existência de perfis etários distintos, pois a maioria dos consumidores se concentra entre 31 e 60 anos, enquanto não consumidores entre 21 a 30 anos. O nível de escolaridade possui elevada associação com a compra do produto, pois pessoas que possuem nível superior não costumam consumir frango caipira. Isso explica o porquê das dúvidas sobre as condições sanitárias de produção ser o fator mais citado para o não consumo do produto. A análise de descriminante mostra que o mercado consumidor pode crescer em 26,90%.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Cómo citar
Licencia
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes termos:
- Autores mantienen derechos autorales y conceden a la revista el derecho de publicarla primero, con el artículo simultáneamente licenciado bajo la Atribución de Licensia Creative Commons, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales simultáneamente, para distribución no-exclusiva de la versión del artículo publicada en esta revista (ex.: para publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen permiso y son incentivados a publicar y distribuir su trabajo online (ex.: en repositorios institucionales o en sus propias páginas personales) a cualquiera momento antes o durante el proceso editorial, dado que eso puede generar cambios productivos, además de aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado.