CORPO EM TRANSFORMAÇÃO E A ESCOLA COMO ADVÉRBIO DE LUGAR
UMA REVISÃO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e19320Palavras-chave:
Educação Física, Formação Docente, UniversidadeResumo
O histórico da formação em Educação Física no Brasil tem sido marcado pela predominância da abordagem técnico-biológica nos currículos e pelas fragilidades da articulação entre os cursos de licenciatura e a Escola. A presente pesquisa busca compreender como o campo de pesquisa em formação de professores de Educação Física vem explorando as temáticas corpo e escola, lançando mão de uma revisão de dissertações e teses. Foi realizada uma busca de teses e dissertações em dois bancos de dados: o Catálogo de Teses e Dissertações – CAPES e o Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram três combinações para busca: Formação de professores AND educação física AND corpo AND escola; Formação docente AND educação física AND corpo AND escola; e Licenciatura AND educação física AND corpo AND escola. Foram excluídos os trabalhos repetidos e incluídos aqueles cujo foco era a formação inicial de professores de Educação Física e que contavam com os dois eixos de estudo de modo concomitante. A análise dos dezessete estudos selecionados revelou três categorias: as concepções de corpo; a Educação Física e/ou corpo na escola; a escola como instituição pesquisada. Ao mergulharem suas lentes sobre as compreensões do corpo, as pesquisas revelaram um importante movimento para o campo da formação de professores de Educação Física: o corpo tem contado com novas abordagens para além da perspectiva biomédica. No entanto, se a temática do corpo vem sendo explorada em destaque no conjunto de pesquisas, a escola parece ostentar um espaço majoritariamente circunstancial.
Referências
ARAUJO, Raffaelle Andressa dos Santos. Formação docente em educação física no Brasil: do pensamento curricular à produção do conhecimento. In: SOARES, Marta Genú; ATHAYDE, Pedro; LARA, Larissa (Orgs.). Formação profissional e mundo do trabalho. Natal, RN: EDUFRN, 2020.
BRASILEIRO, Ligia Tenório. Na dança, tanto seu objeto quanto seu instrumento profissional são o próprio corpo. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 35, n. 2, p. 311-326, 2013.
CERRI, Luiz Fernando. A formação de professores de História no Brasil: antecedentes e panorama atual. Revista história, histórias, v. 1, n. 2, p. 167-186, 2013.
COURTINE, Jean-Jacques. Introdução. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo: mutações no olhar. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
DAOLIO, Jocimar. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a Educação Física. Movimento, v. 2, n. 2, p. 24-28, 1995.
GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.
GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista internacional de formação de professores, v. 1, n. 2, p. 161-171, 2016.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
LÜDORF, Silvia Maria Agatti. Corpo e formação de professores. Interface, v. 13, n. 28, p. 99-110, 2009.
NEIRA, Marcos Garcia. Representações sobre a docência em educação física: modificações a partir de um programa de formação. Paidéia, v. 16, n. 33, p. 101-110, 2006.
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista brasileira de educação, v. 14, n. 40, p. 142-155, 2009.
SILVA, Alan Camargo; SILVA, Fernanda Azevedo Gomes da; LÜDORF, Sílvia Maria Agatti. Formação em educação física: uma análise comparativa de concepções de corpo de graduandos. Movimento, v. 17, n. 2, p. 57-74, 2011.
VAGO, Tarcísio Mauro. Pensar a educação física na escola: para uma formação cultural da infância e da juventude. Cadernos de formação RBCE, v. 1, n. 1, p. 25-42, 2009.
VIGARELLO, Georges. A história e os modelos do corpo. Pró-posições, v. 14, n. 2, p. 21-29, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Corpoconsciência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).