CORPO EM TRANSFORMAÇÃO E A ESCOLA COMO ADVÉRBIO DE LUGAR

UMA REVISÃO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Renato Sarti renatosarti.eefd@gmail.com
    Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Paula Ramos paularamos.ufrj@gmail.com
    Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e19320


Palavras-chave:

Educação Física, Formação Docente, Universidade

Resumo

O histórico da formação em Educação Física no Brasil tem sido marcado pela predominância da abordagem técnico-biológica nos currículos e pelas fragilidades da articulação entre os cursos de licenciatura e a Escola. A presente pesquisa busca compreender como o campo de pesquisa em formação de professores de Educação Física vem explorando as temáticas corpo e escola, lançando mão de uma revisão de dissertações e teses. Foi realizada uma busca de teses e dissertações em dois bancos de dados: o Catálogo de Teses e Dissertações – CAPES e o Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Foram três combinações para busca: Formação de professores AND educação física AND corpo AND escola; Formação docente AND educação física AND corpo AND escola; e Licenciatura AND educação física AND corpo AND escola. Foram excluídos os trabalhos repetidos e incluídos aqueles cujo foco era a formação inicial de professores de Educação Física e que contavam com os dois eixos de estudo de modo concomitante. A análise dos dezessete estudos selecionados revelou três categorias: as concepções de corpo; a Educação Física e/ou corpo na escola; a escola como instituição pesquisada. Ao mergulharem suas lentes sobre as compreensões do corpo, as pesquisas revelaram um importante movimento para o campo da formação de professores de Educação Física: o corpo tem contado com novas abordagens para além da perspectiva biomédica. No entanto, se a temática do corpo vem sendo explorada em destaque no conjunto de pesquisas, a escola parece ostentar um espaço majoritariamente circunstancial.

Referências

ARAUJO, Raffaelle Andressa dos Santos. Formação docente em educação física no Brasil: do pensamento curricular à produção do conhecimento. In: SOARES, Marta Genú; ATHAYDE, Pedro; LARA, Larissa (Orgs.). Formação profissional e mundo do trabalho. Natal, RN: EDUFRN, 2020.

BRASILEIRO, Ligia Tenório. Na dança, tanto seu objeto quanto seu instrumento profissional são o próprio corpo. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 35, n. 2, p. 311-326, 2013.

CERRI, Luiz Fernando. A formação de professores de História no Brasil: antecedentes e panorama atual. Revista história, histórias, v. 1, n. 2, p. 167-186, 2013.

COURTINE, Jean-Jacques. Introdução. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo: mutações no olhar. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

DAOLIO, Jocimar. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a Educação Física. Movimento, v. 2, n. 2, p. 24-28, 1995.

GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e sociedade, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, 2010.

GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista internacional de formação de professores, v. 1, n. 2, p. 161-171, 2016.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

LÜDORF, Silvia Maria Agatti. Corpo e formação de professores. Interface, v. 13, n. 28, p. 99-110, 2009.

NEIRA, Marcos Garcia. Representações sobre a docência em educação física: modificações a partir de um programa de formação. Paidéia, v. 16, n. 33, p. 101-110, 2006.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista brasileira de educação, v. 14, n. 40, p. 142-155, 2009.

SILVA, Alan Camargo; SILVA, Fernanda Azevedo Gomes da; LÜDORF, Sílvia Maria Agatti. Formação em educação física: uma análise comparativa de concepções de corpo de graduandos. Movimento, v. 17, n. 2, p. 57-74, 2011.

VAGO, Tarcísio Mauro. Pensar a educação física na escola: para uma formação cultural da infância e da juventude. Cadernos de formação RBCE, v. 1, n. 1, p. 25-42, 2009.

VIGARELLO, Georges. A história e os modelos do corpo. Pró-posições, v. 14, n. 2, p. 21-29, 2003.

Downloads

Publicado

11-12-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO

Como Citar

CORPO EM TRANSFORMAÇÃO E A ESCOLA COMO ADVÉRBIO DE LUGAR: UMA REVISÃO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE. (2025). Corpoconsciência, 29, e19320. https://doi.org/10.51283/rc.29.e19320