A EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

UM ESTUDO QUALITATIVO

Autores

  • Rui Neves rneves@ua.pt
    Universidade de Aveiro
  • Ana Silva anacruzsilva@ua.pt
    Universidade de Aveiro
  • Eduardo Adro eduardo.adro@ua.pt
    Universidade de Aveiro
  • Inês Augusto inescorreiaaugusto@ua.pt
    Universidade de Aveiro
  • Ivone Rijo ivonerijo@ua.pt
    Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e19470


Palavras-chave:

Educação Física, Professores, Percepções

Resumo

Neste estudo pretendemos caracterizar as percepções dos professores de 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a Educação Física, no caso português. A natureza das experiências e vivências pessoais na área das Atividades Físicas e Desportivas, a formação de professores, o papel de um professor especialista, bem como as finalidades educativas da Educação Física foram dados fundamentais para a sua contextualização. A recolha de dados através de entrevistas individuais semiestruturadas foi realizada à totalidade do corpo docente (8 professoras) de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico no Conselho de Aveiro. Os resultados indiciam uma grande proximidade com a literatura analisada, mas destes também emergiram novos fatores que contribuem para a alteração da percepção dos professores sobre a área. Podemos concluir que os professores reconhecem as suas fragilidades profissionais, o que pode suscitar por vezes o apoio de agentes externos que nem sempre estão devidamente qualificados para exercer uma boa prática pedagógica. Paralelamente, identificamos que muitos dos professores ainda veem a Educação Física exclusivamente como um fator de promoção para uma melhor saúde dos seus alunos ou instrumento de desenvolver o prazer pela prática de atividades físicas e desportivas.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.

BRENNAN, Cillian; BOWLES, Richard; MURTAGH, Elaine. The best of both worlds? The impact of the initial teacher education physical education specialism programme on generalist teachers’ self-efficacy, beliefs, and practices. Education 3-13, v. 51, n. 4, p. 695-709, 2021.

COSTA, Beatriz. Conceções de professores acerca do currículo de educação física no primeiro ciclo do ensino básico. 2023. 178f. Relatório (Mestrado em EPE e Ensino do 1º CEB). Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal, 2023.

D'ANNA, Cristiana; FORTE, Pasqualina; PALOMA, Filippo Gomez. Physical education status in european school’s curriculum, extension of educational offer and planning. Journal of human sport and exercise, v. 14, proc. 4, p. S805-S817, 2019.

D‘ELIA, Francesca. Teachers' perspectives about contents and learning aim of physical education in italian primary school. Journal of human sport and exercise, v. 15, proc. 2, p. S279-S288, 2020.

GOMES, Lucia et al. The impact of non-physical education teachers’ perceptions on the promotion of active and healthy lifestyles: a cross-sectional qualitative study. International journal of environmental research and public health, v. 20, n. 3, p. 1-12, 2023.

JESS, Mike et al. The purpose of primary physical education: the views of teacher educators. European physical education review, v. 30, n. 4, p. 601-619, 2024.

LOPES, Maria da Luz. Crenças de professores do 1º ciclo do ensino básico face à educação física. 2001. 186f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Desporto). Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2001.

NEVES, Rui. A construção curricular da educação física no 1º ciclo do ensino básico: conhecimento e percepções dos professores. 2007. 281f. Tese (Doutorado em Didáctica). Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal, 2007.

NEVES, Rui; RODRIGUES, Juliana. Os propósitos educacionais e modelos de docência de Educação Física em Primária. Revista iberoamericana de psicología del ejercicio y el deporte, v. 14, n. 2, p. 166-170, 2019.

QUENNERSTEDT, Mikael. Physical education and the art of teaching: transformative learning and teaching in physical education and sports pedagogy. Review sport, education and society, v. 24, n. 6, 2019.

ROCHA, Leonardo et al. Educação física no 1º ciclo: o que pensam os professores sujeitos a um programa de formação contínua. Boletim de educação física, n. 5-6, p. 37-45, 1992.

RODRIGUES, Juliana Maria; NEVES, Rui. A Educação física no 1º CEB – Modelos de Docência e Sustentabilidade. Boletim sociedade portuguesa de educação física, v. 40, p. 11-23, 2017.

TRUELOVE, Stephanie et al. Factors that influence canadian generalist and physical education specialist elementary school teachers’ practices in physical education: a qualitative study. Canadian journal of education, v. 44, n. 1, p. 202-231, 2021.

Downloads

Publicado

11-12-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO

Como Citar

A EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO: UM ESTUDO QUALITATIVO. (2025). Corpoconsciência, 29, e19470. https://doi.org/10.51283/rc.29.e19470