DANZAS AFROBRASILEÑAS EN LAS CLASES DE EDUCACIÓN FÍSICA
ANÁLISIS DE LAS PRODUCCIONES SURGIDAS DE LASINTERVENCIONES PEDAGÓGICAS EN LA ESCUELA
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e20033Palabras clave:
Educación Física, Danza, Cultura, AfrobrasileñoResumen
El estudio tiene como objetivo analizar cómo se están abordando las danzas afrobrasileñas en las clases de Educación Física, identificando las estrategias pedagógicas utilizadas por los docentes a través de la identificación de producciones académicas sobre intervenciones pedagógicas con danzas afrobrasileñas en las escuelas. Se trata de una investigación cualitativa de carácter bibliográfico, basada en artículos mapeados en las plataformas SciELO, LILACS, CAPES y Google Scholar, utilizando las palabras clave: Educación Física y Danza y Cultura Afrobrasileña, reuniendo 10 producciones sometidas a análisis de contenido. El análisis de las producciones reveló que, a pesar de que existen avances relevantes en el abordaje de las danzas afrobrasileñas en la Educación Física escolar, persisten desafíos que dificultan su consolidación efectiva en el contexto educativo. Reconocemos que esta inserción es un camino posible para la construcción de una educación antirracista, contribuyendo al fortalecimiento de prácticas pedagógicas que rompan con los patrones hegemónicos y promuevan la inclusión y el reconocimiento de las múltiples identidades presentes en nuestra sociedad.
Referencias
BRASILEIRO, Livia. A dança é uma manifestação artística que tem presença marcante na cultura popular brasileira. Pro-posições, v. 21, n. 3, p. 135-153, 2010.
BRASILEIRO, Lívia. Dança - educação física: (in)tensas relações. 2009. 223f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
BRAVALHERI, Rubens. Cultura africana numa perspectiva interdisciplinar: educação física na cultura corporal de movimento. Motrivivência, v. 32, n. 63, p. 1-22, 2020.
BRACHT, Valter. Cultura corporal, cultura de movimento ou cultura corporal de movimento. Souza Júnior, Marcílio. Educação física escolar: teoria e política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. Recife, PE: EDUPE, 2005.
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000.
COELHO, Márcio; MALDONADO, Daniel; BOSSLE, Fabiano. Batuque é um privilégio, ninguém aprende samba no colégio: epifanias autoetnográficas da invisibilização do corpo negro e da negritude na BNCC da educação física. Dialogia, n. 49, p. 1-14, 2024.
FOGANHOLI, Claudia et al. História e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas nas aulas de educação física: relato dos encontros de um projeto de extensão. Temas em educação física escolar, v. 4, n. 2, p. 196-211, 2019.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia cientifica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
LIMA, Isabela; BRASILEIRO, Lívia Tenório. A cultura afro-brasileira e a educação física: um retrato da produção do conhecimento. Movimento, v. 26, p. 1-14, 2020.
LIMA, Isabela; SOUZA JUNIOR, Marcílio; BRASILEIRO, Lívia Tenório. A inserção de conteúdos afro-brasileiros nas aulas de Educação Física: um olhar pela prática pedagógica. Indagatio didactica, v. 12, n. 1, p. 71-87, 2020.
LIMA, Merieli Santos Atanazio da Silva. A importância da dança no processo ensino aprendizagem: a dança aprimorando as habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento. Monografias Brasil Escola. 2011. Disponível em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-danca-no-processo-ensino-aprendizagem.htm>. Acesso em: 7 abr. 2025.
MARIA, Vanessa, AZEVEDO, Ivone. Dança na perspectiva da cultura corporal: da batalha do passinho à batalha do frevo. Temas em educação física escolar, v. 5, n. 1, p. 23-38, 2020.
MENEZES, et al. A contribuição da dança para o desenvolvimento do equilíbrio motor na infância: uma revisão integrativa. Research, society and development, v. 13, n. 11, p. 1-11, 2024.
NUNES, João; SOUSA, Cleber. As performances afro-brasileiras na cidade de Goiânia e suas implicações no ensino da educação física. Mosaico, v. 17, n. 1, p. 107-116, 2024.
OLIVEIRA, Janderson; NASCIMENTO, Letícia. Avaliação da cultura popular como conteúdo de ensino/aprendizagem na Educação Física Escolar. Revista de Instrumentos, modelos e políticas em avaliação educacional, v. 5, p. 1-11, 2024.
SANTOS, Karolainy; BONA, Bruna; TORRIGLIA, Patrícia. A cultura afro-brasileira e a dança na educação física escolar. Motrivivência, v. 32, n. 62, p. 1-20, 2020.
SENA, Raul; ALMEIDA, Fernando; TONETO, Lívia. O samba enquanto cultura afro, a aplicação nas escolas perante a base nacional comum curricular: uma revisão narrativa. Educação física e suas interfaces: lazer, aventura e meio ambiente, v. 2, p. 61-73, 2022.
SOUZA JÚNIOR, Marcílio; MELO, Marcelo; SANTIAGO, Maria. A análise de conteúdo como forma de tratamento dos dados numa pesquisa qualitativa em educação física escolar. Movimento, v. 16, n. 3, p. 29-47, 2010.
VALDERRAMAS, Caroline; HUNGER, Dagmar. As origens históricas do street dance: uma análise da literatura brasileira. Educación física y deportes, v. 11, n. 104, 2007.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Cómo citar
Licencia
Derechos de autor 2025 Corpoconsciência

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).