Investigação-Formação-Ação em Ciências: resgatando memórias e influências nos processos de constituição docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/2zq8c674


Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Professoras, Reflexão, Formação Inicial, Formação Básica

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar a trajetória formativa de um grupo de professoras que atuam nos Anos Iniciais, bem como suas perspectivas em relação ao ensino de Ciências. Esta pesquisa teve como instrumento de coleta de dados um questionário. A população pesquisada é um grupo de professoras atuantes em uma escola da rede pública de ensino, que atuam em turmas de 1° a 5° ano. As escritas narrativas permitiram às professoras tornar presente as reminiscências que envolvem o ensino de Ciências na Educação Básica e refletir a constituição docente e o pensar Ciências nos Anos Iniciais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kaliandra Pacheco TEIXEIRA, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Possui graduação em Pedagogia - Unigran (2020). Licenciatura em Matemática -IFFar (2021). Mestra em Ensino de Ciências -UFFS (2024). Atualmente é professora dos Anos Iniciais da Escola Municipal Pedro Speroni. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, escola, ensino de matemática e ciências e ensino fundamental. 

  • Rúbia EMMEL, Instituto Federal Farroupilha (IFFAR)

    Possui Licenciatura em Pedagogia, pela Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM (2008), Especialização em Educação Infantil e Alfabetização (2009), Mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUí (2011) e Doutorado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUí (2015). Durante o Curso de Doutorado, participou de Projeto de Pesquisa: Concepções de Saúde e Educação para a Saúde na formação continuada de Professores: contribuições a organização curricular da educação básica e superior, no Centro de Investigação e Estudos da Criança, da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Foi professora em turmas de Projetos Específicos, Estimulação Precoce e Pré-escola de uma Escola de Educação Especial. Foi professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental: anos iniciais e anos finais, em uma escola da rede particular de ensino. Atuou como professora de Educação Básica, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, anos iniciais, em escolas da rede pública municipal em Giruá e Santa Rosa. Atuou como Pedagoga/Técnica Administrativa em Educação, junto ao Departamento de Ensino do Câmpus Feliz, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Foi professora de ensino superior, no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Sociedade Educacional Três de Maio/SETREM. Foi Professora Adjunta, Magistério Superior, no Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade do Tocantins - UFT, Câmpus Arraias. Atuou como Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, IFRS, Câmpus Feliz, na área da Pedagogia. Atualmente é Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal Farroupilha, IFFAR, Câmpus Santa Rosa, na área de Pedagogia, nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Ciências Biológicas. Professora do Quadro permanente do PPGEC - Mestrado em Ensino de Ciências, na linha de pesquisa: Políticas Educacionais e Currículo. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas - GEPPEPPE, UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul). No IFFAR atua como Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Ensino de Ciências, atuando nas linhas: Processos de Ensino e de Aprendizagem; Práticas docentes no ensino de ciências; Políticas Curriculares e Formação de Professores de Ciências; Epistemologia, História e Filosofia da Ciência. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo e Ensino de Ciências, Formação de Professores, Constituição Docente, Fundamentos e Metodologias do Ensino de Ciências, Gênero, História da Ciência, Educação Infantil, Pesquisa em Educação, Investigação-ação, Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado, Livro didático, Cultura escolar, Políticas Educacionais, Gestão Educacional, Coordenação Pedagógica.

Referências

BREMM, D.; SILVA, L. H. A.; GÜLLICH, R. I. C. Experimentação, ciência e ensino: concepções e relações na formação inicial de professores do PETCiências. ReBECEM, Cascavel (PR), v. 4, n. 1, p. 101-123, abr. 2020.

BURGGREVER, T.; MORMIL. A importância do PIBID na formação inicial de professores: um olhar a partir do subprojeto de Geografia da Unioeste-Francisco Beltrão. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia-MG, v. 8, n. 15, p. 98-122, jul./dez. 2017.

CAPECCHI, M. C. V. M.; CARVALHO, A. M. P. Atividade de laboratório como instrumento para a abordagem de aspectos da cultura científica em sala de aula. Proposições, v. 17, n. 1, jan./abr. 2006.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2003.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.P. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2000.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. São Paulo: Autores Associados, 2002.

ELLIOTT, J. La investigación-acción en educación. Madrid: Ediciones Morata, 1990.

EMMEL, R. O currículo e o livro didático da Educação Básica: contribuições para a formação do Licenciando em Ciências Biológicas. 2015. Tese. (Doutorado em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí). Ijuí, 2015.

GASTAL, M. L. A.; AVANZI, M. R. Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia. Ciência e Educação, Bauru, v. 21, n. 1, p. 149- 158, 2015.

GASTAL, M. L.; AVANZI, M. R.; ZANCUL, M. S.; GUIMARÃES, Z. F. S. Da montanha à planície: narrativas e formação de professores de Ciências e Biologia. Revista da SBEnBIO, n. 3, p. 1252-1260, out 2010.

GÜLLICH, R. I. C. O livro didático, o professor e o ensino de ciências: um processo de investigação-formação-ação. 2012. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2012.

GÜLLICH, R. I. C.; SILVA, L. H. A. O Enredo da Experimentação no Livro Didático: Construção de conhecimentos ou Reprodução de Teorias e Verdades Científicas? Revista Ensaio pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v.15. n. 2, p. 155-167, 2013.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se pela mudança e a incerteza. Tradução Silvana Cobucci Leite. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

IZA, D. F. V. et. al; Identidade docente: as várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 273–292, 2014. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/978. Acesso em: 30 jun. 2023.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.

LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, Jan/Fev/Mar/Abr 2002.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

LIMA, V. M. M. Formação do professor polivalente e os saberes docentes: um estudo a partir de escolas públicas. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – USP, São Paulo, 2007.

LUNARDI, L.; EMMEL, R. Reminiscências de licenciandos em Ciências Biológicas sobre o ensino de Ciências na Educação Básica. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 472-493, 2020.

LUNARDI, L. Processos de investigação-formação-ação em ciências e as compreensões sobre metodologias de ensino dos professores de ciências e biologia em formação inicial. Cerro Largo, 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Cerro Largo).

MARCELO GARCIA, C. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. p. 53-76. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 51-76.

MONTMOLLIN, M. de. Savoir travailler. Le point de vue de l’ergonome. Dans savoirs théoriques et savoirs d’action (BARBIER, J.-M., dir.). Paris: PUF, 1996, pp. 189-199.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

PERSON, V. A.; GÜLLICH, R. I. C. Demarcando elementos constitutivos da formação continuada de professores de Ciências. In: BONOTTO, D. L.; LEITE, F. A.; GÜLLICH, R. I. C. (orgs). Movimentos Formativos: desafios para pensar a Educação em Ciências e Matemática. Tubarão: Ed. Copiart, 2016.

RADETZKE, F. S. A docência no ensino superior e a formação continuada dos professores formadores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, 2020.

ROSA, M. I. P.; SCHNETZLER, R. P. A investigação-ação na formação continuada de professores de Ciências. Ciência & Educação. v. 9, n. 1, p. 27-39, 2003.

ROSITO, B. A. O ensino de Ciências e a experimentação. In: MORAES, R. Construtivismo e ensino de Ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

SHULMAN, L. Knowledge and teaching: foundations of de new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, p. 1-22, 1987.

SILVA, L. H. A.; SCHNETZLER, R. P. Buscando o caminho do meio: a “sala de espelhos” na construção de parcerias entre professores e formadores de professores de Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 6, n. 1, p. 43-53, 2000.

SLONSKI, G. T.; ROCHA, A. L. F.; MAESTRELLI, S. R. P. A racionalidade técnica na ação pedagógica do professor. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, Anais. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017.

SOUZA, A.; R. EMMEL. Processos de constituição docente: o papel do conhecimento pedagógico de conteúdo e as articulações com a investigação-formação-ação em ensino de ciências. 2022. Dissertação. (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Cerro Largo).

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Rev. Bras. Educ. [online]. 2000, n.13, p.05-24. ISSN 1413-2478. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n13/n13a02.pdf link. Acesso em: 15 ago. 2023.

TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 2, n. 73, p. 76, dez. 2000.

TERSSAC, G. de. Savoirs, compétences et travail. Dans savoirs théoriques et savoirs d’action (BARBIER, J.-M., dir.). Paris: PUF, 1996, pp. 223-247.

ZANON, L. B. Interações de licenciandos, formadores e professores na elaboração conceitual de prática docente: módulos triádicos na licenciatura em química. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2003.

Downloads

Publicado

2025-04-11

Como Citar

Investigação-Formação-Ação em Ciências: resgatando memórias e influências nos processos de constituição docente . Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 91–110, 2025. DOI: 10.29286/2zq8c674. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/16726. Acesso em: 8 dez. 2025.