Aproximações entre o livro didático de História e a decolonialidade: uma análise de duas coleções
DOI:
https://doi.org/10.29286/1wg2jy68Palavras-chave:
Ensino de história, conteúdos do livro didático, coloniallismoResumo
Este artigo se interessa por possíveis aproximações entre o livro didático de História e o pensamento decolonial, a partir das narrativas sobre as Grandes Navegações e a chegada dos colonizadores na América. Para tanto, foi realizada uma análise de conteúdo de duas coleções didáticas, aprovadas pelo PNLD (2024-2027). Como fundamentação teórica, este trabalho se orienta no campo dos estudos decoloniais e do ensino de História, além de embasar-se em pesquisas analíticas sobre os livros didáticos. A análise evidenciou limitadas aproximações com a decolonialidade nos livros didáticos. Além disso, as aproximações encontradas compuseram, sobretudo, os conteúdos extras, desarticuladas do texto principal.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. S.; MESQUITA I.; OLIVEIRA, V. M. S. Pedagogias decoloniais em lócus subalternos: relações étnico-raciais e o ensino de história. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 20, n. 45, p. 113-133, set./dez. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.22196/rp.v20i45.4473
ABUD, K. O livro didático e a popularização do saber histórico. In: SILVA, M. (org.) Repensando a História. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero, 1984, p. 81-99.
BARCA, I. Literacia e consciência histórica. Educar, Curitiba, Especial, p. 93-112, 2006.
BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2018.
BITTENCOURT, C. M. F. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. Tese de doutorado em História Social, Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, 1993.
BITTENCOURT, C. M. F. Livros didáticos entre textos e imagens. In.: BITTENCOURT, C. M. F. (org). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.
BITTENCOURT, C. M. F. O bom livro didático é aquele usado por um bom professor. [Entrevista a Fernanda Salla]. Nova Escola. São Paulo: Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2014. Acesso em: 22 abr. 2024.
BITTENCOURT, C. M. F. Produção didática de História: trajetórias de pesquisas. Revista de História, n. 164, p. 487-516, 2011.
BOULOS JÚNIOR, A. História, sociedade & cidadania: 7º ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno (CNE/CP). Resolução CNE/CP nº 02 de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 41-44, 22 dez. 2017.
CAIMI, F. E. O livro didático de história e suas imperfeições: repercussões do PNLD após 20 anos. In.: ROCHA, H. A. B.; REZNIK, L.; MAGALHÃES, M. S. Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Editora FGV, 2017, p. 23-45.
CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. Prólogo. Giro decolonial, teoría crítica y pensamiento heterárquico. In.: CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global, Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007. p. 9-23.
CAVALCANTI, E. Ensino de História, livro didático e formação docente de professores de História no Brasil. Enseñanza de las ciencias sociales: revista de investigación, n. 18, p. 49-61, 2019.
CERRI, L. F. Ensino de História e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
DIAS, A. M.; GRINBERG, K.; PELLEGRINI, M. C. Jovem Sapiens História: 7º ano. 1 ed. São Paulo: Scipione, 2022a.
DIAS, A. M.; GRINBERG, K.; PELLEGRINI, M. C. Jovem Sapiens História: 8º ano. 1 ed. São Paulo: Scipione, 2022b.
JULIÁ, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, v. 1, n. 1, p. 9-43, 2001.
LEE, P. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar, Curitiba, Especial, p. 131-150, 2006.
LEITE, I. S. O. A abordagem da temática indígena e da História da África nos livros didáticos: uma experiência na formação docente. Escritas do Tempo, v. 2, n. 5, p. 157-174, 2020.
MIGNOLO, W. Colonialidade, o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais. vol. 32 n° 94, junho/2017.
MIRANDA, S. R.; ALMEIDA, F. R. Passado, presente e futuro dos livros didáticos de História frente a uma BNCC sem futuro. Escritas do Tempo, v. 2, n. 5, p. 10-38, 2020.
MULLER, T. M. P. Livro didático, Educação e Relações Étnico-raciais: o estado da arte. Educar em Revista, v. 34, p. 77-95, 2018.
MUNAKATA, K. Livro didático como indício da cultura escolar. História da Educação, v. 20, p. 119-138, 2016.
OLIVEIRA, S. R. F.; CAIMI, F. E. Vitória da tradição ou resistência da inovação: o Ensino de História entre a BNCC, o PNLD e a Escola. Educar em Revista, v. 37, 2021.
PAIM, E. A.; ARAÚJO, H. M. M. Memórias outras, patrimônios outros, e decolonialidades: Contribuições teórico-metodológicas para o estudo de história da África e dos afrodescendentes e de história dos Indígenas no Brasil. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 26, n. 92, 2018. http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3543
PEREIRA, N. M.; PAIM, E. A. Para pensar o ensino de história e os passados sensíveis: contribuições do pensamento decolonial. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 32, n. 66, p. 1229-1253, set./dez. 2018.
QUIJANO, A. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, Buenos Aires, 2005.
ROCHA, H. A. B. Letramento(s) histórico(s): uma proposta plural para o ensino e a aprendizagem de História. Revista Territórios & Fronteiras, Cuiabá, vol. 13, n. 2, jul.-dez., 2020.
RÜSEN, J. Razão histórica. Brasília: UnB, 2001.
SCHMIDT, M. A. Literacia Histórica: um desafio para a educação histórica no século XXI. História & Ensino, Londrina, v. 15. p. 09-22, ago. 2009.
SILVA, K. V.; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. 2ed. São Paulo: Contexto, 2006. P.93-94.
WALSH, C. Interculturalidade e decolonialidade do poder um pensamento e posicionamento “outro” a partir da diferença colonial. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). V. 05, N. 1, Jan.-Jul., 2019.
WALSH, C. Intercuturalidade, Estado, Sociedad: Luchas (de)coloniales de nuestra época. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar. Ediciones Abya-Yala, 2009.



















































