Aproximações entre o livro didático de História e a decolonialidade: uma análise de duas coleções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/1wg2jy68


Palavras-chave:

Ensino de história, conteúdos do livro didático, coloniallismo

Resumo

Este artigo se interessa por possíveis aproximações entre o livro didático de História e o pensamento decolonial, a partir das narrativas sobre as Grandes Navegações e a chegada dos colonizadores na América. Para tanto, foi realizada uma análise de conteúdo de duas coleções didáticas, aprovadas pelo PNLD (2024-2027).  Como fundamentação teórica, este trabalho se orienta no campo dos estudos decoloniais e do ensino de História, além de embasar-se em pesquisas analíticas sobre os livros didáticos. A análise evidenciou limitadas aproximações com a decolonialidade nos livros didáticos. Além disso, as aproximações encontradas compuseram, sobretudo, os conteúdos extras, desarticuladas do texto principal.

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Biografia do Autor

  • Patrícia Karla Soares Santos DOROTÉIO, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Graduada em História Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Ibirité, em atuação nos cursos de graduação em Pedagogia e História. Pesquisa os seguintes temas: ensino de História, currículo, discursos, subjetividades e práticas docentes, formação docente.

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Publicado

2025-04-20

Como Citar

Aproximações entre o livro didático de História e a decolonialidade: uma análise de duas coleções. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 136–160, 2025. DOI: 10.29286/1wg2jy68. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/18542. Acesso em: 8 dez. 2025.