LEARNING DIFFICULTIES IN MATHEMATICS: INEXISTENT THEME IN THE INITIAL TEACHER FORMATION
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.10598Keywords:
Learning difficulties, Initial formation, MathematicsAbstract
With the aim of analyze how the theme Learning difficulties in mathematics had been addressed during the formation process about the future teacher who will act in the early years of elementary school. This research attempts to answer the problem: ˜How the Learning difficulties in mathematics had been addressed in the pedagogy course in Porto Velho-RO? The research is based in the theoretical reference about the mathematical education in the pedagogy course and the Learning difficulties in mathematics. Participated in this survey, three teachers who act in the mathematics formation and 39 undergraduate students from three different Higher educations institutions who offer the pedagogy course. For the data production was carried out interview with the sponsor teachers for the disciplines who discuss about mathematics formation and focus groups with undergraduate students of pedagogy course. The teachers and the undergraduate students assert that the theme is not discussed in the course, and about the last years, they do not feel able to work with the Learning difficulties in mathematics. There is, therefore, the need to rethink the initial teacher formation as way that promotes the discussion about the continued formation, for the improvement of processes of the teaching-learning of Maths.
Downloads
References
ALMEIDA, Marlisa Bernardi de; LIMA, Maria das Graças de. Formação inicial de professores e o curso de Pedagogia: reflexões sobre a formação matemática. Ciência & Educação, Bauru, SP, v. 18, n. 2, 2012. https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000200014.
BARBOUR, Rosaline. Grupos Focais. Porto Alegre: Artmed, 2009. (Coleção Pesquisa Qualitativa).
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2010.
CIASCA, Silvya Maria. Distúrbios de aprendizagem: Proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
COUTO, Brígida. O professor articulador e o atendimento dos alunos em situação de dificuldade de aprendizagem matemática em escolas Estaduais de Cuiabá- MT. Dissertação (Mestrado) - UFMT, Cuiabá, 2016.
CURI, Edda. A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas brasileiras. Revista Iberoamericana de Educación, Madri, v. 37, n. 5, p. 1-10, 2005. Disponível em: . Acesso em: 10 de set. 2016.
DARSIE, Marta M. P. A reflexão distanciada na construção dos conhecimentos profissionais do professor em curso de formação inicial. Tese (Doutorado) - FEUSP, São Paulo, 1998.
DEBUS, M. Manual de excelência em la investigación mediante grupos focales. Washington: Porter Novelli, 2004.
FIORENTINI, Dário. et al. Formação de professores que ensinam Matemática: um balanço de 25 anos de pesquisa brasileira. Educação em Revista – Dossiê Educação Matemática – UFMG, Belo Horizonte, n.36, 2002.
FONSECA, Lilian Leandro Da. Diagnóstico e encaminhamento dados por professores a alunos em situação de dificuldade de aprendizagem em matemática. Cuiabá, MT: Dissertação (Mestrado) – UFMT, Cuiabá-MT, 2014.
GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.
GATTI, Bernadete A. Formação de Professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1.355-1.379, 2010. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf>. Acesso em: 28 set. 2016.
GATTI, Bernadete A.; NUNES; Mariana M. R. (Orgs.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua português, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009. (Coleção Textos FCC, n. 29).
LIMA. Maria Almeida de. Diagnóstico, compreensão e interpretação das dificuldades de aprendizagem em matemática: o processo desenvolvido por uma acadêmica, bolsista do OBEDUC-UFMT. DARSIE, Marta Pontin; PAULA, Jaqueline Borges (orgs.). Pesquisas em educação Matemática e Ciências: Projeto Observatório da Educação na Universidade Federal do Mato Grosso, 2017, p. 105 a 117.
LIMA, Simone Marques. A formação do pedagogo e o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado) – UFMT, Cuiabá, 2011.
MELLO, Maria A; CAMPOS, Douglas A. de. A teoria histórico-cultural e a problemática dos processos de ensino e aprendizagem. Caderno da Pedagogia. São Carlos, ano 7, v.7, n.14, p.6-18, jan./jun., 2014.
MELLO, Maria A. Aprendizagens sem dificuldades: a perspectiva histórico-cultural. APRENDER – Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista, ano v.2, n. 9, p. 203-218, 2007.
MORGAN, D. L. Focus Group as Qualitative Research. Newbury Park, Sage Publication, (Qualitative Research Methods Series 16), 1988.
MULLER, Gessilda Cavalheiro. Dificuldades de aprendizagem na matemática: um estudo de intervenção pedagógica com alunos do 4º ano do ensino fundamental. Tese (Doutorado). UFRS, Porto Alegre, 2012.
NACARATO, Adair M. A Formação Matemática das Professoras das Séries Iniciais: a escrita de si como prática de formação. Bolema, Rio Claro, v. 23, n. 37, p. 905-930, 2010. Disponível em: www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4298
NACARATO, A.M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C.L.B. A matemática dos anos iniciais do ensino fundamental – tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
NACARATO, Adair Mendes; PASSOS, Cármen Lúcia B.; CARVALHO, Dione Lucchesi. Os graduandos em pedagogia e suas filosofias pessoais frente à matemática e seu ensino. Zetetiké, nº 21, vol. 12, p. 9-33, janeiro/junho de 2004.
PALMA, Rute Cristina Domingos da; MOURA, Anna Regina Lanner de. Formação inicial de professores e a produção de sentidos sobre o aprender e ensinar matemática. Revista de Educação Pública, Cuiabá, MT, v.21, n.47. p.639-659, set./dez., 2012. Disponível em: www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/863/662
PLAZZA, Eliane.M. Avaliação diagnóstica: Saberes e dificuldades em Matemática revelados por alunos do 4º ano do ciclo I do Ensino Fundamental. In: CURI, Edda. Professores que ensinam matemática. Conhecimentos, crenças e práticas. São Paulo: Terracota, 2010.
RÊGO, Francisco R. do. As dificuldades dos alunos da em Virgílio Correia Lima em operações básicas com números naturais, inteiros e racionais. Dissertação (Mestrado). Juazeiro do Norte, CE, 2014.
SANCHEZ, Jesús Nicasio Garcia. Dificuldades de Aprendizagem e Intervenção Psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SÁNCHEZ, Jesús N. G. Historia y concepto de lãs dificultades de aprendizaje. In: Dificultades de aprendizaje. Madrid (ES): Ed. Sintesis S.A., 1998.
SANTOS, Edlauva O. dos; KALHIL, Josefina B.; GHEDIN, Evandro. A formação matemática no curso de Pedagogia: o que revelam as matrizes curriculares. Revista REAMEC – Revista do Programa de Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá-MT, n.03, p., dez. 2015, Disponível em: http://revistareamec.wix.com/revistareamec. Acesso em: 23 mar. 2018.
SHULMAN, L. S. Conocimiento y enseñanza: fundamentos de la nueva reforma. Profesorado. Revista de Currículum y formación del profesorado, 9, 2, p. 1-30, 2005. Disponível em: < http://www.ugr.es/~recfpro/Rev92.html>. Acesso em: 12 de jul. de 2018.
SILVA, Ana C. P. da; LUZIO, Cristina A.; SANTOS, Kwame Y. P. dos. A explosão do consumo de ritalina. Revista de Psicologia da UNESP , Assis, SP, v.11, n.2, 2012.
SILVA, Marta A. E.; DARSIE, Marta M. P. Situação de dificuldade de aprendizagem em matemática: concepções e intervenções de professores articuladores que atuam no ensino fundamental. Revista Eletrônica Documento/Monumento, v.13, p. 162-167, 2014.
SILVA, Silvia H. F. Professoras do 3º ano do ensino fundamental frente as dificuldades de aprendizagem em matemática e as decisões de encaminhamento para apoio psicológico e/ou reforço escolar. Dissertação (Mestrado)- PUC, Campinas, 2014.
SISTO, F., BORUCHOVITCH, E., Fini, L. D. T., BRENELLI, R. P., & MARTINELLI, S. C. Dificuldade de aprendizagem no contexto psicopedagógico. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
SOUZA, J. F. de. Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da matemática. Dissertação (mestrado) – UFRRJ, Rio de Janeiro, 2009.
SULEIMAN, Amal R. Concepções dos professores em relação à matemática, a seu ensino e às dificuldades dos alunos. Revista Acta Scientiae, Canoas, RS, v.18, n.2, maio/ago. 2016.
TAQUES FILHO, Lincoln S. Características da formação matemática das futuras professoras das séries iniciais do ensino fundamental a partir de cursos pedagogia de Curitiba. Revista Intersaberes, vol. 7 n.14, ago./ dez, 2012, p. 262- 277. Disponível em: https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/viewFile/323/196
VIANA, Gabrielle S. Contribuição das deleções para o fenótipo Dificuldade de Aprendizagem da Matemática. Dissertação (Mestrado) – UFMG, Minas Gerais, 2011.
WEISS, Maria L. L. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica, 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
Downloads
Published
Issue
Section
How to Cite
License
Copyright (c) 2020 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.










































































