NON-FORMAL EDUCATION IN ASTRONOMY: ANALYSIS OF NATIONAL AND INTERNATIONAL ACADEMIC ARTICLES
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v8i3.10625Keywords:
Astronomy Education, Non-formal Education, State of ArtAbstract
This work analyzes articles on non-formal education in Astronomy, published between 2009 and 2019, in national and international academic journals. In this state-of-the-art research, Laurence Bardin's content analysis was used. 225 scientific articles were identified from a survey on the Portal of Journals of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The categories of analysis were: year of publication, country of origin of the articles, institution, magazine, contents and thematic focus. It was observed that non-formal education can be approached in several ways and in different places, expanding the offer of activities, actions and projects on Astronomy that involve people with different levels of education. The articles presented as trends the increasing use of technology, activities in non-formal spaces and the approximation between formal and non-formal education. However, several problems were detected, such as the small amount of research on Amateur Astronomy, Indigenous Astronomy, Astronomy history, Astronomy's relations with the environment, inclusion and gender equality. Although international production is diverse and present in many countries, the United States has most articles, institutions and magazines, while other countries lave little academic production. Likewise, a concentration of Brazilian articles was identified in the Southeast and South regions and the absence of articles in the North region.
Downloads
References
ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 51-64, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742001000200003&script=sci_arttext.
Acesso em: 15 jun. 2020.
AMARAL, P.; OLIVEIRA, C, E. Q. V. Astronomia nos livros didáticos de ciências: uma análise do PNLD 2008. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, v. 12, n. 12, p. 31-55, 2011. Disponível em: http://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/162. Acesso em: 15 jun. 2020. Doi: https://doi.org/10.37156/RELEA/2011.12.031.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.
BARBOSA, J. I. L.; VOELZKE, M. R. Questionário-diagnóstico sobre conceitos básicos de Astronomia por alunos do Ensino Médio Integrado. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 7, n. 2, p. 25-38, 2016. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1146. Acesso em: 15 jun. 2020. Doi: https://doi.org/10.26843/rencima.v7i2.1146.
BELIZ, F. S. Construção de um jogo didático digital ligado à divulgação científica da astronomia. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2016. Disponível em: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/390. Acesso em: 15 jun. 2020.
BORGES, T. O. Aprendizagem em astronomia: o desenvolvimento de uma sequência didática a partir de reflexões sobre a organização de cenas presentes no ambiente do planetário móvel da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, 2017.
BUENO, M. A.; OLIVEIRA, E. A. G., NOGUEIRA, E. M. E.; RODRIGUES, M. S. Astronomia Cultural: um levantamento bibliográfico dos saberes sobre o céu de culturas indígenas. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 11, n. 24, p. 27-40, 2019. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1547. Acesso em: 15 jun. 2020.
BUSSI, B.; BRETONES, P. S. Educação em Astronomia nos Trabalhos dos ENPECs de 1997 a 2011. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, SP, 2013. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0144-1.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020.
ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.
LANGHI, R. Educação em Astronomia: da revisão bibliográfica sobre concepções alternativas à necessidade de uma ação nacional. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 2, p. 373-399, 2011. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5165373. Acesso em: 15 jun. 2020. Doi: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n2p373.
LANGHI, R.; NARDI, R. Educação em Astronomia: repensando a formação de professores. São Paulo: Escrituras editoras, 2012.
MARQUES, J. B. V.; FREITAS, D. Fatores de caracterização da educação não formal. Educação e Pesquisa, v. 43, n. 4, p. 1087-1110, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022017000401087&script=sci_arttext&tlng =%20pt. Acesso em: 15 jun. 2020. Doi: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201701151678.
MARQUES, J. B. V. Educação Não-Formal e Divulgação de Astronomia no Brasil: Atores e Dinâmica da área na Perspectiva da Complexidade. 2017, 306 f. Tese (doutorado) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2017. Disponível em: http://www.btdea.ufscar.br/teses-e-dissertacoes/educacao-nao-formal-e-divulgacao-de-astronomia-no-brasil-atores-e-dinamica-da-area-na-perspectiva-da-complexidade. Acesso em: 15 jun. 2020.
MEGID NETO, J. Educação ambiental como campo de conhecimento: a contribuição das pesquisas acadêmicas para sua consolidação no Brasil. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 4, n. 2, p. 95-110, 2009. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/pesquisa/article/view/6193. Acesso em: 15 jun. 2020. Doi: http://dx.doi.org/10.18675/2177-580X.vol4.n2.p95-110
MENEZES, L. P. G.; BATISTA, M. C. Concepções de mestrandos em ensino de Física sobre o Sistema Solar sob a perspectiva das leis de Kepler. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 352-373, 2020.
NOY, M. V.; JAMES, H.; BEDLEY, C. Reconceptualizing Learning: a review of the literature on informal learning. Pistacaway: ACT Fundation, 2016.
OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. Epistemologia: implicações para o ensino de ciências. Porto Alegre: Evangraf; UFRGS, 2011.
SANTOS, H. L.; LUCAS, L. B.; SANZOVO, D. T.; PIMENTEL, R. G. O uso das tecnologias digitais para o ensino de Astronomia: uma revisão sistemática de literatura. Research, Society and Development, 8(4), 37, 2015.
YANO, V. T. B. Formação inicial e subjetividade docente no Centro de Ciências e Planetário do Pará. 2017. 117 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/328684452_Subjetividade_e_formacao_inicial_docente_no_Centro_de_Ciencias_e_Planetario_do_Para. Acesso em: 15 jun. 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
How to Cite
License
Copyright (c) 2020 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.










































































