EXPERIMENTATION IN CHEMISTRY TEACHING: A TEACHING SEQUENCE ON RUST FORMATION
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12744Keywords:
ensino de química, Aula Experimental, Sequência didáticaAbstract
Chemistry teaching is almost always disconnected from reality, limiting itself to memorizing formulas and concepts, making the teaching-learning process difficult. This research has a qualitative methodological approach (Lüdcke & Andre, 1986), supported by Giordan's (1999) proposal for experimentation, which highlights experimentation as an alternative methodology in the search for the contextualization of content. An adapted didactic sequence proposed by Ciscato et. al. (2016) on corrosion of metallic objects. Experimental activity carried out with 2nd year high school students at a public school in the State of São Paulo. The results showed that the experiment helped in teaching and learning the concepts about oxidation-reduction, the activity also allowed for greater interaction between students and a better understanding of the concepts related to the topic. During the steps of the experiments, the students attenuated motivated, stimulating the investigative character, decision making and collaborative learning.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação; Orientações Curriculares do Ensino Médio Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Semtec. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação; Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Secretaria de Educação Média Tecnológica/MEC, Brasília, 2006.
CISCATO, C. A. M., et al. PEREIRA, L. F.; CHEMELLO, E. e PROTI, P. B. Química, vol. 2. São Paulo: Moderna, 2016.
DA SILVA, Carlos Cézar; FERRI, Kathynne Carvalho Freitas. Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 27641-27655, 2020.
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S.; GIARDINA, Michael D. Disciplining qualitative research. International journal of qualitative studies in education, v. 19, n. 6, p. 769-782, 2006.
GENTIL, V. Corrosão. Editora Guanabara Dois, 1982. NORMA NACE RP-07-75. Standard recommended practice, preparation, installation, analysis and interpretation of corrosion coupons in oilfield operations, 1999.
GENTIL, V. Corrosão. In: LTC-Livros Técnicos e Científicos Editora SA, p. 43-70, Rio de Janeiro: Brasil, 2007.
GIORDAN, Marcelo. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química nova na escola, v. 10, n. 10, p. 43-49, 1999.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.
MERÇON, Fábio; GUIMARÃES, Pedro Ivo Canesso; MAINIER, Fernando Benedito. Corrosão: um exemplo usual de fenômeno químico. Química nova na escola, v. 1, n. 19, p. 11-14, 2004.
MERÇON, Fábio; GUIMARÃES, Pedro Ivo Canesso; MAINIER, Fernando Benedito. Sistemas experimentais para o estudo da corrosão em metais. Química Nova na Escola, v. 31, n. 1, p. 57-60, 2011.
MAIA, Daltamir Justino et al. Experimento sobre a influência do PH na corrosão do ferro. Química nova na escola, v. 37, n. 1, p. 71-75, 2015.
MAINIER, Fernando Benedicto et al. As formulações inibidoras de corrosão e o meio ambiente. Engevista, 2004.
NOGUEIRA, Keysy S.C.; GOES, Luciane Fernandes de.; FERNANDEZ, Carmen. O estado da arte sobre o ensino de reações redox nos principais eventos na área de educação no Brasil. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 3, p. 410-434, 2017.
SANTOS, Cristiane Frauches et al. A corrosão e os agentes anticorrosivos. Revista virtual de química, v. 6, n. 2, p. 293-309, 2014.
SALES, Maiane França et al. Um jogo didático para o ensino de química: uma proposta alternativa para o conteúdo de equílibrio químico. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 5, n. 2, 2018.
SILVA, L.H. de A.; ZANON, Lenir Basso. A experimentação no ensino de ciências. Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP, p. 120-153, 2000.
SILVA, Rafael Soares; COSTA AMARAL, Carmem Lúcia. As Contribuições da Defectologia E da Teoria Histórico-Cultural no Ensino de Química para o Deficiente Visual: Um Estado Da Arte em Teses E Dissertações (2000-2019). Communitas, v. 5, n. 9, p. 346-364, 2021.
SILVA, Rafael Soares; AMARAL, Carmem Lúcia Costa. A Educação Inclusiva no Ensino de Ciências e Matemática: Um Mapeamento na Revista Educação Especial no Período de 2000 a 2018. Communitas, v. 4, n. 7, p. 281-294, 2020.
SILVA, Rafael Soares. Um jogo didático para o ensino de equilíbrio químico. Revista Amor Mundi, v. 2, n. 1, p. 31-39, 2021.
SILVA, Rafael Soares. As aplicações da informática no ensino de química como alternativa para o ensino e aprendizagem. Revista Amor Mundi, v. 1, n. 2, p. 43-56, 2020.
SMITH, W.F. Princípios de ciência e engenharia dos materiais. São Paulo: McGraw-Hill, 1998.
SMITH, William F.; HASHEMI, Javad. Fundamentos de engenharia e ciência dos materiais. AMGH Editora, 2013.
SUSKI, Cássio Aurélio. Estudo experimental dos tipos de corrosão em metais sob condições salinas. Revista Técnico Científica do IFSC, v. 1, n. 6, p. 29, 2018.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. reimp. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
How to Cite
License
Copyright (c) 2021 Rafael Soares Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.










































































