CHALLENGES IN TEACHING-LEARNING IN YOUTH AND ADULT EDUCATION – EJA IN ARAGUAÍNA-TO
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12856Keywords:
Challenges, Teaching, Learning, Youth and Adult Education - EJAAbstract
The challenges in the teaching and learning process in Youth and Adult Education (EJA) have interfered in the development of Basic Education students in Tocantins. Overcoming obstacles inside and outside the classroom is a major factor in the academic life of those directly involved in the process. This research presents an investigation with a quantitative approach, motivated by the concern to understand the personal challenges faced by students and that influence the teaching and learning process in Youth and Adult Education (EJA). Thus, we have as a guiding question “What are the main personal challenges faced by EJA 1st grade students?”. Thus, the objective is to identify the personal challenges faced by students who study at EJA at Francisco Máximo de Sousa State School in Araguaína-TO. The methodological procedure is the Case Study and to obtain information, we applied a diagnostic questionnaire consisting of thirteen questions. The analysis of the results shows evidence that these challenges have been influencing the student development of these students.
Downloads
References
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em 29 abr. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 jan. 2021.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Brasília, DF, Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm.
BRASIL. Ministério da Educação, MEC. Agenda Territorial de EJA. 15 set. 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32737-eja. Acesso em: 05 fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Justiça e Segurança Pública. Arquivo Nacional. MOBRAL. 2019. Disponível em: http://querepublicaeessa.an.gov.br/assista-um-filme/191-mobral.html. Acesso em: 23 abr. 2021.
BRASIL. Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_livro_01.pdf. Acesso em: 21 abr. 2021.
CAESAR, Gabriela. Cresce número de cidades com mais mulheres que homens eleitores; 03 em cada 05 municípios têm mais eleitoras. Portal de notícias G1, 29 set. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2020/eleicao- emnumeros/noticia/2020/09/27/cresce-numero-de-cidades-com-mais-mulheres-que- homenseleitores-3-em-cada-5-municipios-tem-mais-eleitoras.ghtml. Acesso em: 14 jan. 2021.
CUNHA, Maria Isabel da. Repensando a Didática. 21ª. ed. rev. e atual. Campinas, SP: Papirus, 2004.
FERREIRA, Valdivina Alves. RODRIGUES, Marcilene Ferreira. Educação de jovens e adultos: modalidade de ensino e direito educacional. RBPAE - v. 32, n. 2, p. 571 - 583 mai./ago. 2016.
FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Educação matemática de jovens a adultos: especificidades, desafios e contribuições. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
FREITAS, Danielli Xavier. O direito à educação nas Constituições brasileiras. Jusbrasil, 2014. Disponível em: https://daniellixavierfreitas.jusbrasil.com.br/artigos/144779190/odireito-a-educacao-nas- constituicoesbrasileiras?utm_source=Email&utm_medium=email&utm_campaign=link_share. Acesso em: 20 fev. 2021.
FRIEDRICH, Márcia et al . Trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas pedagógicas esvaziadas. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro , v. 18, n. 67, p. 389-410, jun. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362010000200011.
MOURA, Maria da Gloria Carvalho. Educação de Jovens e Adultos: um olhar sobre sua trajetória histórica/ Maria da Glória Carvalho Moura – Curitiba: Educarte, 2003.
NUNAN, D Métodos de pesquisa em aprendizagem de línguas. Cambridge: Cambridge Jornal universitário, 1992.
PACIEVITCH, Thais. Educação de Jovens e Adultos. InfoEscola, 2021. Disponível em: https://www.infoescola.com/educacao/de-jovens-e-adultos/. Acesso em: 10 jan. 2021.
PEREIRA, Paula Graciano. Reflexões sobre o uso de música na sala de aula de LE: As crenças e a prática de dois professores de inglês. Orientadora: Francisco José Quaresma de Figueiredo. 2007. 147 f. TCC (Pós-Graduação) – Curso de Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/26/o/paulagraciano_dissertacao.pdf. Acesso em: 17 fev. 2021.
SANTANA, Daniela Cordeiro. Eja: breve análise da trajetória histórica e tendências de Formação do educador de jovens e adultos. Editora Realize. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/133>. Acesso em: 14 jan. 2021.
UNESCO. 750 milhões de jovens e adultos no mundo são analfabetos. 2018.
Disponível em: https://unicrio.org.br/unesco-750-milhoes-de-jovens-e-adultos-nomundosao- analfabetos/. Acesso em:15 fev. 2021.
YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed., Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Published
Issue
Section
How to Cite
License
Copyright (c) 2021 Wanderson Ramon Cardoso de Alencar, Douglas Silva Fonseca

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.










































































