TEACHING SEQUENCE FOR THE STUDY ABOUT BASIC CONCEPTS OF FINANCIAL MATHEMATICS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v10i3.13567


Keywords:

Didactic Sequence, Blended learning, Financial Mathematics.

Abstract

Technological advances have modified the organization and development of activities in different areas of knowledge, opening up new mechanisms and ways to achieve better results in what the school and the teacher in particular, propose to accomplish. In this sense, this article presents a proposal for the teaching of basic concepts of Financial Mathematics, from a didactic sequence, using the modalities of hybrid teaching: Rotation by Stations, Inverted Classroom and Rotational Laboratory, for a 1st grade class. from highschool. There was the participation of 18 students from a public institution located in a municipality in northeastern Brazil. As a result of this application, it is evident that the work impacted the students' knowledge about the subject and aroused interest in the adopted methodology.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Lázaro Rômulo de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN

    Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Possui especialização no Ensino de Língua Portuguesa e Matemática numa abordagem Transdisciplinar pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte ? IFRN. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) pelo Departamento de Educação do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na linha de pesquisa em Ensino de Ciências Exatas e Naturais. É servidor técnico administrativo na UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-árido - Campus Pau dos Ferros.

  • Glaydson Francisco Barros de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

    É Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade Estadual do Ceará, possui mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Propriedades Óticas e Espectroscopia da Matéria Condensada; Outras Interações da Matéria com Radiação. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), mestrado acadêmico. Concentra interesse pelos estudos na área de ciências exatas, dedicando-se especialmente às temáticas de pesquisa: instrumentação para o ensino de ciências exatas, Ensino e Aprendizagem em Ensino de Ciências exatas e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

References

BACEN. Índices de preços. s.d. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/

BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. M. (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BARBOSA, M. F.; BARCELOS, G. T.; BATISTA, S. C. F. Sala de Aula Invertida: Caracterização e Reflexões. Congresso de Tecnologia da Informação, Campos dos Goytacazes, 2015. 1–10 p.

BITTENCOURT, John Herbert. NEVES, Luiz Alberto. Orçamento Familiar. Virtual Books, 2015. Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/Artigo-John-Herbert-Bittencourt.pdf. Acesso em 02 de jan. 2022.

BRASIL. Decreto nº 9.204, de 23 de novembro de 2017, que institui o Programa de Inovação Educação Conectada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2017. Disponível em: http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9204.htm. Acesso em: 18 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BUAES, C. S.; COMERLATO, D.; DOLL, J. Caderno de educação financeira: viver bem com o dinheiro que se tem. [S.l.]: Porto Alegre: Editora UFRGS, 2015. 1–88 p.

CORTELAZZO, A. L. et al. Metodologias ativas e personalizadas de aprendizagem: para refinar seu cardápio metodológico. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.

DAROS, F. A. G.; PRADO, M. R. M. Feedback no Processo de Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior. XII Congresso Nacional de Educação, Curitiba, 2015. 10286–10295 p.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.

FILHO, M. S. C. Aprendizagem de Matemática Financeira no Ensino Médio: uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas. 2008. 152 f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

FREIRE, T. P. Ensino híbrido, metodologias ativas e personalizadas: possibilidades e potencialidades na introdução ao conceito de reação química. 2020. 174 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=9271669. Acesso em: 20 de fev. 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, 2019.

KOBASHIGAWA, A.H.; ATHAYDE, B.A.C.; MATOS, K.F. de OLIVEIRA; CAMELO, M.H.; FALCONI, S. Estação ciência: formação de educadores para o ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. In: IV Seminário Nacional ABC na Educação Científica. São Paulo, 2008. p. 212- 217

LANUTI, J. E. O. E. Educação Matemática e Inclusão Escolar: a construção de estratégias para uma aprendizagem significativa. 2015. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2015. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/124053. Acesso em: 18 de jan. 2022.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná – Matemática. Curitiba: SEED, 2008.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RAMOS, M. do S. F.; MOURA, P. de S.; LAVOR, O. P. Educação financeira: Sequência didática com o aplicativo “Minhas Economias”. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 1, 2020. DOI: 10.34019/2594-4673.2020.v4.32047. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/32047. Acesso em: 01 nov. 2021.

SCHUHMACHER, V. R. N. Limitações da prática docente no uso das tecnologias da informação e comunicação. 2014. 346 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

SILVA, I. T.; SELVA, A. C. V. Programa de educação financeira nas escolas - ensino médio: uma análise dos materiais da perspectiva da educação matemática crítica. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, PR, v. 6, n.12, p. 350-370, jul./dez. 2017.

SOUZA, L. R.; SOARES, E. B. S.; OLIVEIRA, G. F.B. Ensinando Matemática Financeira com Tecnologias: Uma Experiência utilizando Laboratório Rotacional em Tempos de Ensino Remoto. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 10, n. 22, p. 551-570, 30 set. 2021. Acesso em:

VALENTE, J. A. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. SciELO Brasil, 2014. 79–97 p.

Published

2022-09-20

Issue

Section

Mathematics Education

How to Cite

SOUZA, Lázaro Rômulo de; OLIVEIRA, Glaydson Francisco Barros de. TEACHING SEQUENCE FOR THE STUDY ABOUT BASIC CONCEPTS OF FINANCIAL MATHEMATICS. REAMEC Journal - Amazonian Network of Mathematical Education, Cuiabá, v. 10, n. 3, p. e22054, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.13567. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13567. Acesso em: 17 dec. 2025.