OLATCG: BIOINFORMATICS TOOL TO GENETICS TEACHING IN SECONDARY EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v10i3.13954


Keywords:

Bioinformatics, Genetics teaching, Biology teaching, OLATCG

Abstract

Genetics teaching is considered a key area in Biology, since its contends are covered in many different areas. Given this scenario, this study aimed at developing a bioinformatics platform, the OLATCG, in order to serve as a base to a teaching strategy in Genetics’ class in Secondary Education. It was a descriptive study with qualitative approach, and it was carried out with nine female students of a federal school in Rio de Janeiro. We have both written a teaching strategy with in silico experimental procedures and carried out its validation. Having data regarding this moment, we have analysed this strategy towards its feasibility in Genetics’ classes. The teaching strategy validation has shown that using online platforms with Bioinformatics’ tools may contribute to the learning of certain topics in Molecular Genetics and Phylogeny. Likewise, it may allow students to have a closer contact with scientific research through the use of recurrent topics in mainstream media.

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Author Biographies

  • Anna Carolina de Oliveira Mendes, Fundação Osório (FO), Rio Comprido, Rio de Janeiro, Brasil.

    Doutora em Ciências (área de concentração: Ensino em Biociências e Saúde) pelo Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz-RJ, Mestre em Ciências (área de concentração: Biologia Parasitária) também pelo Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz-RJ, Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Unigranrio (2004). Tem experiência na área de ensino de Biologia e Ciências, utilização de diferentes estratégias didáticas para o ensino e aplicação de ferramentas de Bioinformática para o ensino de Biologia na Educação Básica. Professora de Biologia- EBTT da rede federal de ensino, atualmente vinculada à Fundação Osório no Rio de Janeiro. Possui mais de 15 anos de experiência no Ensino de Biologia e no Ensino de Ciências, Coordenadora do grupo de extensão Ciência sua danada, grupo interinstitucional (CEFET-RJ & Fundação Osório), membro do grupo de extensão: " Mulheres Negras Fazendo Ciência" da UFRJ & CEFET-RJ e membro do grupo de pesquisa ECC (Fiocruz-RJ). Áreas de interesse: Bioinformática no ensino de Biologia, Interdisciplinaridade, Ensino de Ciências por Investigação, CTS, Jogos Didáticos, Tencologias no ensino, Divulgação Científica & Popularização da Ciência.

  • Amanda, Colégio Estadual Rodrigo Otávio Filho- Intercultural Brasil-Itália- Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC)

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008), mestrado em Medicina Tropical pela Fundação Oswaldo Cruz (2011) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2015). Foi professora substituta do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e docente - Colégio Estadual Chico Anysio e pós-doutorado da Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente trabalha como assessora científica em Bio-manguinhos/Fiocruz prestando consultoria científica para os kits moleculares da instituição e docente do Colégio Estadual Rodrigo Otávio Filho- Intercultural Brasil-Itália- Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pcr em tempo real, hepatite a, herpes simples tipo 1, rna de interferência e informatização.

  • Luiz Miguel, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ

    Ténico em Informática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e atualmente graduando em Ciências da Computação- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

  • Maria de Fátima Alves de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-RJ)

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFRJ (1977), bióloga (modalidade Genética) pela UFRJ (1978), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996) e Doutorado em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (2008). Professora de Ciências da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (1985-2003;1986-2013). Docente permanente, colaborador, voluntária, no Programa em Ensino em Biociências e Saúde (lato e stricto sensu - IOC/Fiocruz) no Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA/RJ, 2010-2018). Docente do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (RJ) durante 4 décadas (1978-2018). Com experiência na área de Educação, Ensino de Ciências, Meio Ambiente e Biologia, atuando com os seguintes temas: Educação/Avaliação, Prevenção/Saúde e Ensino de Nutrição, Meio Ambiente e Saúde, Recursos didáticos, Formação de Professores e Metodologias Ativas. Linhas de pesquisa: Ensino-aprendizagem em Biociências e Saúde (Mestrado Acadêmico e Doutorado) e Elaboração e Avaliação de Recursos Educativos para o Ensino (Mestrado Acadêmico e Profissional).

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Published

2022-10-03

How to Cite

MENDES, Anna Carolina de Oliveira; SILVA, Amanda Perse da; BARBOSA, Luiz Miguel Viana; OLIVEIRA, Maria de Fátima Alves de. OLATCG: BIOINFORMATICS TOOL TO GENETICS TEACHING IN SECONDARY EDUCATION. REAMEC Journal - Amazonian Network of Mathematical Education, Cuiabá, v. 10, n. 3, p. e22061, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.13954. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13954. Acesso em: 16 dec. 2025.