GAMIFICACIÓN EN LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS (EJA): ENSEÑANZA DE QUÍMICA A TRAVÉS DE SECUENCIA DIDÁCTICA SOBRE NECROCHORUME

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v12.16844


Palabras clave:

Secuencia Didáctica, Necrochorume, Química, Enseñanza, Gamificación

Resumen

Los estudiantes que asisten a la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) enfrentan obstáculos al regresaren al aula, ya sea por la dificultad de conciliar las horas de trabajo con los compromisos escolares o por el desafío que representa la asimilación de nuevos conceptos después de un largo período de ausencia del entorno escolar. Ante estas adversidades, es esencial repensar y adaptar las prácticas educativas para hacerlas atractivas y desafiantes. En este contexto, se optó por la incorporación de elementos de gamificación en secuencias didácticas para estimular el interés de los estudiantes, especialmente en el contenido de química, y evaluar su influencia en la preferencia de los alumnos y, que consecuentemente, puede contribuir a la mejora del aprendizaje. Así, esa investigación se llevó a cabo en una escuela pública en la región mesometropolitana de Porto Alegre, en el estado de Rio Grande do Sul, durante cuatro encuentros, entre mayo y junio de 2022. Se introdujo una secuencia didáctica enfocada en el tema del necrochorume, abordada a través de una actividad gamificada basada en la metodología de aprendizaje basado en problemas. Los comentarios espontáneos de los participantes, recogidos durante las sesiones, reflejaron un cambio positivo en la percepción y el compromiso con el contenido. Esos descubrimientos subrayan la importancia de revisitar e innovar las metodologías didácticas en la EJA, demostrando que las actividades bien estructuradas, cuando están correctamente alineadas con los objetivos pedagógicos, pueden ser una estrategia poderosa para superar los desafíos enfrentados en la enseñanza de la química.

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Biografía del autor/a

  • Carlos Alberto Pauleti Lopes, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Sou um profissional especializado na intersecção entre educação, tecnologia e ciências químicas, e fui aprovado como Consultor ad hoc pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade de Franca - SP, estou atualmente aprofundando meus estudos como Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática no programa PPGECIM da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/RS, após concluir meu mestrado na mesma instituição.Minha jornada acadêmica inclui uma especialização significativa em Educação e Tecnologias pela Universidade Federal de São Carlos/SP, com um foco adicional em Direito Digital na Educação, refletindo meu compromisso com a integração de metodologias digitais no cenário educacional contemporâneo.Além disso, estou em fase avançada de formação em Química Forense, adquirindo competências especializadas em Métodos Cromatográficos, Eletroforese Capilar, Métodos Gravimétricos, e uma compreensão aprofundada da Toxicologia Ambiental, abrangendo Praguicidas, Metais Pesados e Alimentos. Esta formação complementar não só expande meu leque de habilidades analíticas, mas também fortalece minha capacidade de contribuir para pesquisas interdisciplinares em áreas críticas de investigação científica e criminal.Minha experiência como professor de ciências em diversos contextos educacionais, combinada com a prática em desenvolver e implementar metodologias educacionais inovadoras, me posiciona de forma única para contribuir em ambientes acadêmicos e de pesquisa. Estou constantemente buscando formas de integrar tecnologias educacionais e práticas pedagógicas contemporâneas com o objetivo de otimizar o processo de ensino-aprendizagem, e estou comprometido em continuar evoluindo na minha carreira, focando em áreas emergentes e relevantes para a educação e as ciências no século XXI.

  • Arlete Beatriz Becker-Ritt, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Possui graduação em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998), Especialista em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2020). Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Doutora em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Proteínas, atuando principalmente nos seguintes temas: urease, soja, toxicidade, expressão heteróloga, proteína, ensino de ciências, ensino de química. Atuou como pesquisadora associada e desenvolveu atividades no Laboratório de Proteínas Tóxicas, Centro de Biotecnologia, UFRGS. Atualmente é professora adjunta na ULBRA-Canoas atuando nos cursos de Medicina, Farmácia e, no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM). Presidente da Comissão Interna de Biossegurança - ULBRA/Canoas (nomeada em 2013). Coordenadora Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos, CEP-ULBRA (2013-2016; 2019).

  • Letícia Lopes Azambuja, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano, mestrado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e Pós Doutoramento com bolsa PNPD/CAPES no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Luterana do Brasil (PPGECIM/ULBRA). Atualmente sou Professora Adjunta com Doutorado na Universidade Luterana do Brasil nos Cursos de Graduação: Licenciaturas: Física, Química, Ciências Biológicas, Matemática, Letras - Inglês, História, Geografia, Pedagogia, Engenharia Ambiental, Biomedicina e Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil (PPGECIM/ULBRA). Tenho experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia e Conservação de Espécies Animais e na área de Educação em duas linhas de pesquisa: Educação em Ciências e Matemática para o Desenvolvimento Sustentável e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências. 

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Publicado

2024-04-24

Cómo citar

LOPES, Carlos Alberto Pauleti; BECKER-RITT, Arlete Beatriz; AZAMBUJA, Letícia Lopes. GAMIFICACIÓN EN LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS (EJA): ENSEÑANZA DE QUÍMICA A TRAVÉS DE SECUENCIA DIDÁCTICA SOBRE NECROCHORUME. REAMEC - Red Amazónica de Educación en Ciencias y Matemáticas, Cuiabá, v. 12, p. e24034, 2024. DOI: 10.26571/reamec.v12.16844. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16844. Acesso em: 15 dec. 2025.