ENSEÑANZA DE MATEMÁTICAS Y DISCAPACIDAD INTELECTUAL: NARRATIVAS DE PROFESORES DE UNA ESCUELA PÚBLICA DE MATO GROSSO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v13.18285


Palabras clave:

Escuelas públicas, Educación Básica, Discapacidad Intelectual, Enseñanza de las matemáticas

Resumen

Esta investigación analizó el papel del profesor de matemáticas y su forma de fomentar la participación y el aprendizaje de los estudiantes con discapacidad intelectual en la educación inclusiva. El objetivo es entender cómo enseñan los profesores de matemáticas en los últimos años de la escuela primaria a estudiantes con discapacidad intelectual en una escuela estatal en el municipio de Jauru, en Mato Grosso, observando sus capacidades. Por tanto, el objetivo principal es analizar estas prácticas y su impacto en la incorporación de estos alumnos en el proceso de enseñanza y aprendizaje. Los conceptos teóricos que guiaron la investigación se organizaron para mostrar el contexto de la discapacidad intelectual, describir la formación docente para la educación inclusiva y los aspectos de la educación matemática que favorecen la enseñanza inclusiva. Para recopilar datos, se usaron cuestionarios. Los cumplimentaron profesores de matemáticas de la Escuela Estatal Deputado João Evaristo Curvo. El análisis de las respuestas de los trabajadores muestra que, a pesar de los problemas en la educación inclusiva, los profesores han podido hacer pequeños cambios en el plan de estudios para los estudiantes con discapacidad intelectual y utilizar prácticas inclusivas, sobre todo juegos, que han ayudado a aprender en contextos inclusivos.

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Biografía del autor/a

  • Laudiane Silva de Oliveira Ferreira , Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

    Possui graduação em Matemática pela UNIC (Universidade de Cuiabá) em 2002. Tendo experiência na área de Matemática. Licenciada em Pedagogia pela UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso) em 2004. Especializações em Educação Matemática pelo ICE (Instituto Cuiabano de Educação) em 2005, em Educação Especial: Atendimento Educacional Especializado - AEE pela FCA (Faculdade de Ciências Administrativas) em 2016, e em Libras e Educação Inclusiva pelo IF (Instituto Federal de Mato Grosso) em 2019. Professora desde 1996, em 2000 como professora efetiva na rede estadual do ensino fundamental, assumiu a função de diretora escolar na Escola Estadual Francisco Salazar nos anos letivos de 2004 e 2005, no ano de 2009 com o redimensionamento das Escolas do município de Jauru passou a atuar na Escola Estadual Deputado João Evaristo Curvo, atualmente leciona para alunos da sala de recursos, das turmas do ensino fundamental e médio, tendo experiência no ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA)). Possui experiência como tutora presencial no curso de licenciatura em Física da DEAD/UAB/UNEMAT no polo UAB de Jauru. E desde 2007 também professora efetiva de Matemática. Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em rede Nacional PROFEI/UNEMAT polo de Sinop na área de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. 

  • Chiara Maria Seidel Luciano Dias, Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

    Sou licenciada em Matemática pela UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso) (2001), mestre em Matemática, pela UEM (Universidade Estadual de Maringá) (2007) e doutora em Educação em Ciências e Matemática, pela Rede Amazônia de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2021). Sou professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), lotada na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET), Campus de Sinop-MT. Atuo em projetos (extensão, pesquisa e outros) que contemplam o Ensino de Matemática na Educação Pública. Dentre eles, alguns se dedicam/dedicaram a desenvolver de modo direto ações em escolas públicas do município de Sinop-MT. Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Matemática, da UNEMAT, Campus de Sinop. Professora do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Atualmente, também me dedico a desenvolver estudos sobre processos de escolarização e o desenvolvimento de habilidades matemáticas de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto da Educação Inclusiva. Professora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI). Membro da Diretoria da Associação de Pais e Amigos das Pessoas Autistas (AMA) de Sinop-MT.

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Publicado

2025-09-29

Cómo citar

FERREIRA , Laudiane Silva de Oliveira; DIAS, Chiara Maria Seidel Luciano. ENSEÑANZA DE MATEMÁTICAS Y DISCAPACIDAD INTELECTUAL: NARRATIVAS DE PROFESORES DE UNA ESCUELA PÚBLICA DE MATO GROSSO. REAMEC - Red Amazónica de Educación en Ciencias y Matemáticas, Cuiabá, v. 13, p. e25031, 2025. DOI: 10.26571/reamec.v13.18285. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/18285. Acesso em: 15 dec. 2025.