READING, WRITING AND COMMUNICATE IN MATHEMATICS: SKILLS REQUIRED TO INTERPRET AND UNDERSTAND THE TEXT
DOI:
https://doi.org/10.26571/2318-6674.a2013.v1.n1.p44-60.i5286Keywords:
Reading, Writing, Communication, Text, Problems of mathematicsAbstract
This article is part of the dissertation of the first author under the guidance of the second author who aims to investigate how the student interprets and understands the set of mathematical problems, and communicate their resolutions to the members of the interaction. Reading becomes a process to better understand the student as well as express the mathematical language. In the present study, two meetings were held. In a first meeting each participant individually solve division problems. Already a second participants who solved individually were placed in pairs to solve division problems. Both the first and the second meeting were filmed and later transcribed and analyzed. The results showed that when the subjects have the ability to communicate in writing to the other of the interaction, they start to reframe their views, conjecturing new reading processes. This research also contributes to the communicative exchanges favoring the coordination of problem solving strategies used by students. We emphasize reading as an activity essential to interpret and understand the text and its interpreter.
Downloads
References
AUSTIN, John Langshaw. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Tradução: Danilo
Marcondes de Souza Filho. Porto Alegre: Artmed, 1990.
BÉLANGER, Marco; DE SERRES, Margot. Les erreurs langagières en mathématiques. In: Correspondance.Vol. 3, num. 4 Abr. 1998.
DANYLUK, Ocsana. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita
infantil. 2ed. Porto Alegre: Ediupf, 2002.
HABERMAS, Jurgen.Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. Tradução: Flávio
BenoSiebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução: Márcia de Sá Cavalcante. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1989.
LACERDA, Alan Gonçalves. A interpretação e a comunicação das regras matemáticas na resolução de problemas de divisão por alunos de 5ª série do ensino fundamental. 2010, n.f. (Dissertação de Mestrado em Educação Matemática). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas/ Universidade Federal do Pará, Belém/PA, 2010.
MACHADO, Nílson José. Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua. São Paulo, Cortez, 1990.
MENEZES, Luís. (1999). Matemática, linguagem e comunicação. In: Encontro Nacional de Professores de Matemática, Portimão: Atas do encontro, Portimão, 1999.
RICOEUR, Paul. O conflito das interpretações: ensaios de Hermenêutica. Tradução: M. F. Sá Correia. Porto: Rés, 1989.
RICOEUR, Paul. Do texto a acção: ensaios de Hermenêutica II. Tradução: Alcino Cartaxo & Maria José Sarabando. Porto: Rés, 1986.
RICOEUR, Paul. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. Tradução: Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1976.
SILVA, Ezequiel Teodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova
pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez, 1981.
SMOLE, Kátia Stoco; DINIZ, Maria Ignez. Ler e aprender matemática. In: SMOLE, Kátia Stoco & DINIZ, Maria Ignez (Orgs.). Ler, escrever e resolver problemas. Porto Alegre: Artmed, 2001, p.69-86.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Tradução: José Carlos Bruni. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
Downloads
Published
Issue
Section
How to Cite
License
Copyright (c) 2017 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.










































































