THE MATHEMATICAL THINKING IN THE MATHEMATICS OLYMPICS
DOI:
https://doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p115-130.i5347Keywords:
teaching, Mathematical Mining Olympics, mathematical thinkingAbstract
This article presents an account of the experiences of the Mathematical Olympiad of Minas Gerais, an extension project of the Federal University of Minas Gerais, as well as a discussion about the work done and the possibility of favoring mathematically thinking. The objective of this study is to analyze the Mathematical Olympiad of Minas Gerais, based on the notion of the mathematical thinking process. One has as a research problem: To what extent does the Mathematical Olympiad of Minas Gerais favor the formation of mathematical thinking? The methodology used was bibliographic research and unsystematic observation. Some of the activities that were constructed and carried out together with public school teachers are described, aiming at a greater interrelation between the university and the participatory school, the main focus of the actions. We hope to contribute to the teaching of mathematics by presenting the Olympics as a pedagogical tool.
Downloads
References
DANIEL, LAFORTUNE, PALLASCIO, SYKES. Idéias e textos para pensar filosoficamente a matemática. In: KOHAN, Walter Omar (org). Filosofia para crianças. - Petrópolis, RJ: Vozes, 1998, v 1, pp.143-170.
FERNANDES, Raquel Martins. Comunidade de investigação Filosófica no Ensino Superior – teoria e prática. / Raquel Martins Fernandes. Cuiabá: UFMT/I E, 2003.
LIMA, Elon Lages. Do ensino médio à universidade, um salto quântico. In: Colóquio Brasileiro de Matemática. Rio de Janeiro: IMPA. 24 a 29 de julho de 2005.
LIPMAN, Matthew. O Pensar na Educação. Trad.: Ann Mary Fighiera Perpétuo. - Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
RIBEIRO, Janaína A C. Impactos de Atividades Relacionadas às Olimpíadas de Matemática no Ensino Básico. Belo Horizonte: UFMG. (Monografia de Especialização), 2005.
TEOBALDO, Maria Cristina. Racionalidade, ética e educação. Cuiabá: UFMT, Instituto de Educação, 1996.
ZABALA, Antoni. Enfoque Globalizador e Pensamento Complexo. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
Downloads
Published
Issue
Section
How to Cite
License
Copyright (c) 2017 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.










































































