TEACHING-ORIENTEERING ACTIVITY AND TEACHING SITUATIONS FROM “PRA QUÊ SERVE MATEMÁTICA?”: SOME POSSIBILITIES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p225-244.i8725


Keywords:

Teaching-Orienteering Activity, Statistics, Activity Theory, Paradidatical book

Abstract

This paper aims to recognize some potentialities of teaching situations present on the “Pra Quê Serve Matemática?”, statistics volume, based on Teaching-Orienteering Activity (TOA) elements. For that, it’s presented the theoretical assumptions and the methodological organization of the Teaching-Orienteering Activity, as well as the research based on TOA that deals with statistical knowledge. In order to realize this goal, presents to the reader the analyses from three chapters from the book that have the same study object. The conclusion was the book analyzed has potentialities that allow to students, through mediated activity, the theorical thought development, besides to show how the Teaching-Orienteering Activity could assists in the organization of Statistics teaching in this case.

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Author Biographies

  • Gabriel José Cavassin Fabri, Universidade Federal do Paraná

    icenciado em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), estudante de Estatística e do mestrado em ensino no Programa profissional de Formação Científica, Educacional e Tecnológica da UTFPR. Desenvolve pesquisas sobre o ensino da estatística a partir da Atividade Orientadora de Ensino. É membro do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES (GEForProf-UTFPR), na linha de pesquisa em estudos sobre a teoria histórico-cultural, teoria da atividade e Atividade Orientadora de Ensino e integrante do projeto de extensão Oficina Pedagógica de Matemática. 

  • Maria Lucia Panossian, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Maria Lucia Panossian é bacharel e licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Educação na área de Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta-C(01) do Departamento Acadêmico de Matemática na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Matemática. Integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR- Curitiba. Tem experiência na área de ensino, tendo atuado como professora do ensino fundamental e médio por mais de 20 anos. É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica - GEPAPe/USP e vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (GEForProf) atuando na linha Estudos sobre a teoria Histórico-cultural, teoria da atividade e atividade orientadora de ensino (GETHC), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de conceitos matemáticos, aprendizagem, educação matemática, atividade orientadora de ensino e formação de professores.

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Published

2019-08-01

How to Cite

FABRI, Gabriel José Cavassin; PANOSSIAN, Maria Lucia. TEACHING-ORIENTEERING ACTIVITY AND TEACHING SITUATIONS FROM “PRA QUÊ SERVE MATEMÁTICA?”: SOME POSSIBILITIES. REAMEC Journal - Amazonian Network of Mathematical Education, Cuiabá, v. 7, n. 2, p. 225–244, 2019. DOI: 10.26571/REAMEC.a2019.v7.n2.p225-244.i8725. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8725. Acesso em: 16 dec. 2025.