TEACHING OF RESIDENTIAL ELETRICAL INSTALLATIONS: A DIDACTIC SEQUENCE FROM A MOBILE APPLICATION
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9862Keywords:
Electrical circuits, Teaching-learning, Technological appealAbstract
In this work, we propose the application of a didactic sequence that makes use of a mobile application that aggregates activities with the main elements and devices within the scope of residential electrical installations, such as simple, parallel and intermediate switches, points of general and specific use, bells and photocells. The research seeks to assess, through the report of the didactic experience, if the adopted application fulfills the objective of being a useful tool in helping the learning process of the investigated. The methodological approach to the content proposed by the didactic sequence is structured based on the profile of the investigated, who are students of the discipline of Electrical and Magnetic Materials of the Bachelor of Science and Technology course. A sequential outline of a short-term curriculum was elaborated with proposals for expository classes, virtual activities of the application in question, as well as the extra-room elaboration of a simplified residential electrical project. The results obtained in this research proved the didactic-pedagogical efficiency of the proposal, which allowed the teacher to monitor the students' productions during all the steps exercised in the classroom. The students reached satisfactory levels in the learning of the contents, as well as in the technical appropriation of a real application of the studied concepts, which is the elaboration of a residential electrical project.
Downloads
References
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 5410: instalações elétricas de baixa tensão. Rio de Janeiro, 2004.
CAVALCANTI, M. H. S.; RIBEIRO, M. M.; BARRO, M. R. Planejamento de uma sequência didática sobre energia elétrica na perspectiva CTS. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 24, n. 4, p. 859-874, Dec. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000400859&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 ago. 2019.
CREDER, H. Instalações Elétricas. Rio de Janeiro: Ltc, 2007. 15 ed.
JESUS, S. N. de. Estratégias para motivar os alunos. Educação, Porto Alegre, n. 1, p. 21 – 29, 2008.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão escolar: teoria e prática. 4ª ed. Goiânia: Editora alternativa. 2001.
LIMA, L. de; LOUREIRO, R. C. Integração entre Docência e Tecnologia Digital: o desenvolvimento de Materiais Autorais Digitais Educacionais em contexto interdisciplinar. Revista Tecnologias na Educação, v. 17, dez. 2016. ISSN 1984-4751.
MATTAR, J. Aprendizagem em ambientes virtuais: teorias, conectivismo e MOOCs. Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 7, p.21-40, jan. 2013. Disponível em: http://www4.pucsp.br/pos/tidd/teccogs/edicao_completa/teccogs_cognicao_informacao-edicao_7-2013-completa.pdf. Acesso em: 12 ago. 2019.
MÉHEUT, M.; PSILLOS, D. Teaching-learning sequences: aims and tools for science education research. International Journal of Science Education, Abingdon, v. 26, n. 5, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09500690310001614762. Acesso em: 8 ago. 2019.
MUNDO DA ELÉTRICA. Dicas de como instalar fotocélula. 2014. Disponível em: https://www.mundodaeletrica.com.br/dicas-de-como-instalar-fotocelula/. Acesso em: 12 ago. 2019.
PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001.
PRYSMIAN. Instalações Elétricas Residenciais. 2006. São Paulo. Disponível em: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/18451/material/manual_instalacao.pdf. Acesso em: 12 ago. 2019.
SANTOS, G.; RESENDE, L. M. M. de. O Desafio Metodológico no uso de Novas Tecnologias: Um estudo em uma Instituição de Ensino da cidade de Itararé-SP. Revista Tecnologias na Educação, n. 10, jul. 2014. ISSN 1984-4751.
SANT’ANNA, F. M.; ENRICONE, D.; ANDRÉ, L.; TURRA, C. M. Planejamento de ensino e avaliação. 11ª ed. Porto Alegre: Sagra / DC Luzzatto. 1995.
SOUZA, R. F.; CALEJON, L. M. C. Uso da tecnologia da informação e comunicação em uma sequência didática incluindo software Geogebra no ensino da estatística descritiva. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v.10, n.4, p.227-244, 2019. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2432/1157. Acesso em: 25 ago. 2019.
SOUZA, A. C. L.; GONÇALVES, C. B. O uso de tecnologias na educação e no ensino de ciências a partir de uma pesquisa bibliográfica. Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 7, n. 3, p.280-300, nov. 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9256/pdf. Acesso em: 01 abr. 2020.
TRENTIN, M. A. S.; SILVA, M.; ROSA, C. T. W. Eletrodinâmica no ensino médio: uma sequência didática apoiada nas tecnologias e na experimentação. Revista de Ensino de Ciência e Matemática, v.9, n.5, p.94-113,2018. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1302/1044. Acesso em: 25 ago. 2019.
VASCONCELLOS, C. dos S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. 7º Ed. São Paulo. 2000.
VIEIRA JUNIOR, N. Fundamentos de Instalações Elétricas. 2011. Formiga-MG. Disponível em: https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/ctism/cte/wp-content/uploads/sites/413/2018/12/05_fundamentos_de_Instalacoes_eletricas.pdf. Acesso em: 12 ago. 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
How to Cite
License
Copyright (c) 2020 REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.










































































