O ENSINO DE LUTAS E AS “LUTAS” NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID

Autores

  • Ruth Oliveira Silva rutholiveira405@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
  • Regiane Maria Soares Ramos regiane.ramos@ifmg.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e20221


Palavras-chave:

Formação Docente, Educação Física Escolar, Ensino de Lutas

Resumo

O presente estudo, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, teve como objetivo relatar experiências relacionadas ao ensino das lutas na escola, a partir da perspectiva de uma professora em formação vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O trabalho buscou responder o seguinte problema: Quais são os principais desafios e aprendizagens vivenciados por uma professora em formação, no ensino das lutas nas aulas de Educação Física, a partir de sua atuação no PIBID? As experiências desenvolvidas basearam-se na implementação de uma sequência didática composta por quatro aulas, revelando desafios enfrentados no contexto escolar. Apesar das dificuldades, observou-se uma aceitação significativa do conteúdo de lutas por parte dos estudantes, além da possibilidade de abordá-lo para além dos aspectos físicos, integrando temas transversais relevantes para a formação integral. Desse modo, o estudo possibilitou levantar reflexões sobre o papel da Educação Física na escola, suas dificuldades e potencialidades.

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Publicado

11-12-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO

Como Citar

O ENSINO DE LUTAS E AS “LUTAS” NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID. (2025). Corpoconsciência, 29, e20221. https://doi.org/10.51283/rc.29.e20221