O ENSINO DE LUTAS E AS “LUTAS” NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
REFLEXÕES A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e20221Palavras-chave:
Formação Docente, Educação Física Escolar, Ensino de LutasResumo
O presente estudo, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, teve como objetivo relatar experiências relacionadas ao ensino das lutas na escola, a partir da perspectiva de uma professora em formação vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O trabalho buscou responder o seguinte problema: Quais são os principais desafios e aprendizagens vivenciados por uma professora em formação, no ensino das lutas nas aulas de Educação Física, a partir de sua atuação no PIBID? As experiências desenvolvidas basearam-se na implementação de uma sequência didática composta por quatro aulas, revelando desafios enfrentados no contexto escolar. Apesar das dificuldades, observou-se uma aceitação significativa do conteúdo de lutas por parte dos estudantes, além da possibilidade de abordá-lo para além dos aspectos físicos, integrando temas transversais relevantes para a formação integral. Desse modo, o estudo possibilitou levantar reflexões sobre o papel da Educação Física na escola, suas dificuldades e potencialidades.
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