Sobre la revista

A Revista CORPOCONSCIÊNCIA é uma publicação de fluxo contínuo da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso – FEF/UFMT, Brasil, com avaliação peer-review e de acesso livre. Fundada em 1997 pela FEFISA – Faculdade de Educação Física de Santo André e, desde 2015 editada na UFMT, publica artigos sobre o movimento humano e sua interface com a Educação Física, Esporte e áreas afins.

 

A Revista CORPOCONSCIÊNCIA foi avaliada no QUALIS CAPES Periódicos e recebeu a menção B2.

ISSN: 2178-5945

 

A Revista Corpoconsciência agora está nas redes sociais.

Siga-nos para ampliarmos ainda mais o alcance de nossas publicações!

Logo Instagram – Logos PNG

@rev.corpoconsciencia

Avisos

Revista Corpoconsciência publica novos artigos

2025-12-11

A revista Corpoconsciência publica 23 novos artigos e 1 ensaio teórico

 

Navegue pelo nosso site e siga-nos no Instagram

https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index

@rev.corpoconsciencia

 

Artigos

 

- Dança e ginástica na Base Nacional Comum Curricular: possibilidades político-pedagógicas na educação física?

 

- O ensino da dança nas aulas de educação física escolar: um olhar sobre as dimensões do conteúdo

 

- Skateboarding: referencial técnico-tático para o processo de ensino, vivência e aprendizagem

 

- Olimpíada científica de educação física, metodologias ativas e o ensino do componente curricular no Ceará

 

- Análise da participação de homens e mulheres na etapa nacional dos jogos das instituições federais

 

- Dificuldades e potencialidade para o ensino da dança na educação física escolar brasileira: uma revisão integrativa

 

- Formação docente em educação física: um olhar para as significações sociais atribuídas ao estágio curricular supervisionado

 

- Entre disciplinas e silêncios: a (in)visibilidade de gênero nos currículos de educação física em Mato Grosso

 

- As práticas corporais de aventura: uma análise de similitude das percepções de docentes do Paraná

 

- A implementação do web currículo em práticas pedagógicas no ensino superior: a utilização de tecnologias digitais na construção dos jogos internos de educação física (JIEF)

 

- Pesquisa em didática na educação física: o experimento didático formativo em foco

 

- A formação de professores(as) de educação física: um olhar para a implementação da licenciatura e seu desenvolvimento nos institutos federais

 

- A educação física na educação infantil: desafios e possibilidades na implementação de um projeto de extensão universitária

 

- A educação física na percepção dos professores do 1º ciclo do ensino básico: um estudo qualitativo

 

- As TDIC no processo de formação inicial de professores de educação física da Unemat - Cáceres

 

- “Brincar de boi” na educação infantil: relato de experiência no estágio supervisionado em educação física

 

- O ensino de lutas e as “lutas” na educação física escolar: reflexões a partir de experiências do PIBID

 

- A produção de cadernos de docência e de narrativas na formação docente em educação física: a potência dos registros no “fazer estágio”

 

- A formação inicial de professores de educação física em contexto: tornando-se professora no programa residência pedagógica

 

- “Para completar a carga horária”: percepções e sentidos do ensino das lutas nas escolas de tempo integral de Palmas-TO

 

- O papel da formação inicial e continuada na sistematização de uma prática político-pedagógica crítica nas aulas de educação física com a tematização de lutas

 

- Corpo em transformação e a escola como advérbio de lugar: uma revisão sobre formação docente

 

- Não sou “faixa-preta”, e agora? uma proposta didática sistematizada para as lutas no ensino fundamental

 

 

Ensaio

- Educação física e letramento racial: o corpo negro como expressão de insurgência

Leer más acerca de Revista Corpoconsciência publica novos artigos

Número actual

Corpoconsciência, v. 29, suplemento 2, 2025
					Ver Corpoconsciência, v. 29, suplemento 2, 2025

Apresentação

 

Em 2024 o Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte (CONIPE) chegou à sua quarta edição, sendo realizado entre os dias 27 e 29 de novembro, no Sesc Piracicaba, São Paulo. Organizado pelo Sesc São Paulo, em parceria com a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o CONIPE seguiu reunindo grandes nomes da Pedagogia do Esporte nacional e internacional, olhando para a prática a partir da teoria – e teorizando junto com a prática!

A partir de conferências, mesas redondas, simpósios temáticos, mini cursos, oficinas e muito diálogo, o evento promoveu diálogo e contribuiu em projetar novas possiblidades para uma Pedagogia do Esporte cada vez mais dinâmica, segura e mobilizadora do potencial humano no ensino, vivência, e treino do esporte nos mais variados cenários, e mais diversos públicos.

Visando fortalecer a comunidade científica e prática da Pedagogia do Esporte, os objetivos do CONIPE 2024 foram:

  • Disseminar conhecimentos produzidos na área de Pedagogia do Esporte;
  • Oportunizar a profissionais e estudantes o intercâmbio e a troca de experiências no que diz respeito à intervenção profissional das diferentes idades e múltiplos cenários, nas áreas de metodologia de ensino e treino do Esporte, formação de treinadores e professores de educação física, desenvolvimento de atletas, análise de jogo e avaliação em Educação Física e Esporte, a partir da Pedagogia do Esporte.
  • Divulgar e dar visibilidade às ações desenvolvidas para melhoria da qualidade da formação e intervenção profissional, bem como para fortalecer a investigação sobre a Pedagogia do Esporte;
  • Contribuir com o desenvolvimento de pesquisadoras/es para a implementação de projetos de investigação científica que atendam às demandas atuais da sociedade e de fortalecimento dos cursos de graduação e pós-graduação com linhas de Pedagogia do Esporte na Educação Física e Ciências do Esporte.
Publicado: 2025-06-09

Número completo

Artigos

  • CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO ESPORTE

    Larissa Rafaela Galatti   Alcides José Scaglia   Yura Yuka Sato dos Santos   Chellsea Hortêncio Alcântara Silva   Gabriel Orenga Sandoval   Alberto Lobato Goes Junior  
    e19664
    10.51283/rc.29.e19664
    Visualizações do artigo: 324     PDF (Portugués) downloads: 273
    DOI: https://doi.org/10.51283/rc.29.e19664
Ver todos los números