Estudantes indígenas em escola urbana: reflexões necessárias à formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/bb85r582


Palavras-chave:

Estudantes indígenas, Escola urbana, Formação de professores, Interculturalidade crítica

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado que problematizou a formação docente em uma escola urbana que atende estudantes indígenas no município de Colíder (MT). Neste recorte, buscou-se compreender qual formação continuada de professores seria necessária para o reconhecimento e a valorização da presença indígena na unidade escolar. Metodologicamente adotou-se a pesquisa participante. A análise e discussão dos dados contemplou as entrevistas realizadas com quinze professores(as). Conclui-se neste estudo, que a formação necessária para desvelar a matriz colonial e pensar, criar, outras possibilidades na prática pedagógica, deve fundamentar-se na perspectiva da interculturalidade crítica.

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Biografia do Autor

  • Sandra Regina AYRES, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (1994), Especialização em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2002), Mestrado em Educação na Linha de Pesquisa - Formação de Professores e Práticas Pedagógicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso -UNEMAT (2012), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2022), na Linha de Pesquisa: Movimentos Sociais, Política e Educação Popular. Professora efetiva da educação básica na rede estadual de Mato Grosso - Seduc/MT. Professora efetiva na área de Metodologia de Ensino na Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT. Membro do Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura (COEDUC/UFMT). Atuou como Professora Formadora no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica - CEFAPRO/SINOP. Sua atuação e pesquisas envolvem os seguintes temas: alfabetização na perspectiva do letramento, projetos de aprendizagem, tecnologias digitais na educação, formação continuada de professores, educação intercultural. 

  • Beleni Saléte GRANDO, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é comitê científico do gtt corpo e cultura - COLEGIO BRASILEIRO DE CIENCIAS DO ESPORTE, pesquisador associado - COLEGIO BRASILEIRO DE CIENCIAS DO ESPORTE, pesquisador colaborador da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenadora procad amazônia / capes da Universidade Federal de Mato Grosso, professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso e professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação intercultural, educação, educação física, educação fisica e educação indígena.

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Publicado

2025-05-19

Como Citar

Estudantes indígenas em escola urbana: reflexões necessárias à formação de professores. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 384–402, 2025. DOI: 10.29286/bb85r582. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/19205. Acesso em: 8 dez. 2025.