Estudantes indígenas em escola urbana: reflexões necessárias à formação de professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29286/bb85r582


Palabras clave:

Estudantes indígenas, Escola urbana, Formação de professores, Interculturalidade crítica

Resumen

Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado que problematizou a formação docente em uma escola urbana que atende estudantes indígenas no município de Colíder (MT). Neste recorte, buscou-se compreender qual formação continuada de professores seria necessária para o reconhecimento e a valorização da presença indígena na unidade escolar. Metodologicamente adotou-se a pesquisa participante. A análise e discussão dos dados contemplou as entrevistas realizadas com quinze professores(as). Conclui-se neste estudo, que a formação necessária para desvelar a matriz colonial e pensar, criar, outras possibilidades na prática pedagógica, deve fundamentar-se na perspectiva da interculturalidade crítica.

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Biografía del autor/a

  • Sandra Regina AYRES, Universidade do Estado de Mato Grosso

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  • Beleni Saléte GRANDO, Universidade Federal de Mato Grosso

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Publicado

2025-05-19

Cómo citar

Estudantes indígenas em escola urbana: reflexões necessárias à formação de professores. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 384–402, 2025. DOI: 10.29286/bb85r582. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/19205. Acesso em: 8 dec. 2025.