THE JOURNAL “FOLHA INFORMATIVA”: AN EXPERIENCE SHARING TOOL
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v9i3.13019Keywords:
Technical Education, History of Education, Mathematics Teaching, Teacher TrainingAbstract
In January 1967, the Folha Informativa for Teachers of the 1st Group (E.T.P.) began to be published. This was the first Portuguese periodical devoted exclusively to mathematics education in technical education. This journal was intended to accompany the experience of introducing Modern Mathematics in this field of education, supporting teachers responsible for teaching subjects related to mathematics, and published 66 issues and 9 supplements until March 1972. This article studies the importance assumed by this journal, in the community of mathematics teachers, in promoting the sharing of experiences and improving the teaching of the subject.
Downloads
References
ALMEIDA, L. Palavras do Inspector-Superior do E. T. P., Dr. Leopoldino de Almeida, no encerramento dos Cursos da Atualização e Valorização do pessoal docente, em 1969. Boletim de Ação Educativa, 41, pp. 9-22. Lisboa: Ministério da Educação Nacional, 1970.
AZEVEDO, J. R. S. Resposta ao questionário preparatório do 2.º Curso de Aperfeiçoamento dos professores de matemática (1.º Grupo). Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 7, 21, 1968.
BISCAIA, A. (1969). Precisão de linguagem (Adaptação de um artigo de Mary Petronia). Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 31, 15-16, 1969.
BISCAIA, A. O ensino da Matemática Moderna (Tradução de uma publicação da OCDL). Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 41, 4-5, 1970.
Boletim de Ação Educativa, 42. Cursos de Valorização e Atualização do Pessoal Docente efetuados em setembro e outubro de 1970, pp. 49-58. Lisboa: Ministério da Educação Nacional, 1971.
Comissão. Programa do 1.º ano. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 41, 11-16, 1970.
Congresso Nacional do Ensino Técnico Profissional (I). Sumário das Comunicações. Porto: Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, 1958.
Figueiredo, M. Laboratório de Matemática? Trabalhos práticos de Matemática? Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 5, 2-10, 1967.
Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 1, 1967, 1-5.
Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 2, 1967, 1-2.
Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 4, 1967, 1.
Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 13, 1967, 1-6.
Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 16, 1968, 3-4.
Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 24, 1968, 20-27.
Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 25, 1968, 19-21.
Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 38, 1969, 8-14.
Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 45, 1970, 13-14.
Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 49, 1970, 1-8.
Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 50, 1970, 9-10.
Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 61, 1971, 13-14.
Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 62, 1971, 9-11.
GOMES, A. P. Reunião de professores encarregados da regência de turmas piloto de matemática 2.º ano. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 46, 7-9, 1970.
HEITOR, A. O. S. Artigo preparatório do 2º Curso de Aperfeiçoamento dos Professores de Matemática (E.T.P.). Folha Informativa dos Professores do 1º Grupo (E. T. P.), 9(Julho), 1-5, 1967a.
HEITOR, A. O. S. Num Aniversário. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 46, 1970, 1.3, 1967b.
HEITOR, A. O. S. O problema da coordenação de ensino. A transferência da aprendizagem. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 2, 1967, 4-8, 1967c.
HEITOR, A. O. S. Pontos escritos passados às turmas piloto. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 20, 1968, 19-20, 1968.
MATOS, J. M.; NOVAES, B. W. D. & GABRIEL, L. M. C. Recompondo a cultura da matemática escolar: a intervenção da Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.). Atas do XX SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 228-238). Viana do castelo: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 2009.
MATOS, J. M. & VALENTE, W. R. Estudos comparativos sobre a Reforma da Matemática moderna. Em J. M. Matos & W. R. Valente (Eds.), A Reforma da Matemática Moderna em contextos Ibero-Americanos. (pp. 1-9). Caparica: UIED, 2010.
PEREIRA, V. J. Alguns apontamentos recolhidos durante o Colóquio de professores de matemática (outubro de 1967). Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 14, 1967, 3-9, 1967.
REDAÇÃO. Correspondência. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 7, 5-7, 1967.
REDAÇÃO. Programa de ensaio no 3.º ano de Matemática. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 45, 15-17, 1972.
REDAÇÃO. Programas do 2.º ano. Turmas-Piloto. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 55, 17-20, 1971.
REDAÇÃO. Cálculo Comercial (novo programa). Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 65, 5-8, 1972.
RODRIGUES, A. S. Os programas de matemática no ensino profissional. Em A. J. Almeida & J. M. Matos (Eds.), A matemática nos programas do ensino não-superior (1835-1974) (pp. 95-113). Caparica: UIED e APM, 2014.
RODRIGUES, A. S. A matemática no ensino profissional. Os programas e as representações dos professores. Tese Doutorado em Didática da Matemática. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2015.
RODRIGUES, A.; NOVAES, B. W. D. & MATOS, J. M. (2016). A cultura escolar em conflito: ensino técnico e matemática moderna em Portugal, Revista Diálogo Educacional, v16, n. 48. (pp. 381-402). Curitiba, 2016.
RODRIGUES, A. S. & DOMINGOS, A. Formação de professores nas Escolas Técnicas. Em J. M. Matos (Coord.), A Matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica. (pp. 405-426). Caparica: UIED, APM e FCT, 2018.
VELHO, A. V. Matemática Recreativa. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 7, 11, 1967.
VELHO, A. V. Perguntas de Algibeira. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 19, 24, 1968.
VELHO, A. V. Respostas de Algibeira. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 19, 21, 1968.
VELHO, A. V. Perguntas de Algibeira. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 20, 12, 1968a.
VELHO, A. V. Respostas de Algibeira. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 20, 18, 1968a.
VELHO, A. V. Perguntas de Algibeira. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 31, 12, 1969.
VELHO, A. V. Respostas de Algibeira. Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 31, 16, 1969.
WATTIAUX, R. & MAS, A. (1971). Um pouco de História.... Folha Informativa dos professores do 1.º Grupo (E. T. P.), n.º 52, 7.
Downloads
Published
Issue
Section
How to Cite
License
Copyright (c) 2021 José Manuel Matos, Alexandra Sofia Cunha Rodrigues

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.










































































