THE CONSTITUTION OF THE SCIENTIFIC FIELD OF CHEMISTRY IN BRAZIL AND ITS DERIVATIONS FOR THE EDUCATION OF CHEMISTRY TEACHER

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v10i3.13639


Keywords:

Scientific Field, Chemistry, Teacher Education, Bourdieu, Habitus

Abstract

El objetivo del artículo es discutir las relaciones de fuerza y las disputas por el capital, el poder en el campo, la jerarquía de las áreas de conocimiento en el Campo Científico de la Química (CCQ) y en la constitución del habitus químico vislumbrando el papel de la docencia en el espacio determinado en la teoría de los campos de Pierre Bourdieu. Las contribuciones del autor son utilizadas como referencial metodológico basado en el método praxiológico. Las razones que pueden explicitar la estructura del CCQ en Brasil tiene raíces en la tradición histórica en el carácter experimental confirmado por la estructuración del campo, sus prácticas, creencias y en la división en subcampos Tecnológico y de Formación de Profesores de Química, lo que revela las relaciones de poder en este espacio. El CCQ mantiene y reproduce la valoración de la encuesta que se vuelve a la formación de bachilleratos,  considerados eximios investigadores que influencian la enseñanza y la formación de profesores de química. Los estudios contemporáneos del subcampo de la formación de profesores de química se esfuerzan para revelar las huellas y contradiciones del habitus químico que viene a comprometer la identidad docente.

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Author Biographies

  • Francisca das Chagas Alves Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG), Campo Maior, Piauí, Brasil.

    Graduada em licenciatura em Química pelo Instituto Federal do Piauí (2006), Mestrado em Ensino de Ciências/Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC) atualmente cursa doutorado em Química seguindo a linha de pesquisa Ensino de Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É professora do Instituto Federal do Piauí ( IFPI - Campo Maior) onde atual como professora da educação básica, técnica e tecnológica (EBTT). Coordenou o subprojeto Química do Programa Institucional de bolsas de Iniciação a Docência - PIBID (2014-2018). Tem experiência na área de ensino de Química principalmente nos temas: Formação de Professores, Divulgação Científica e Alfabetização Científica.

  • Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil.

    Licenciada, mestre e doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás. Professora associada da área de Ensino de Química na Universidade Federal de Goiás, orientando no mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química-UFG e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG, coordenadora de área do PIBID/Química UFG campus Goiânia (Edição 2020), coordena o LEQUAL- Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas. Pesquisadora colaboradora da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química (RELAPEQ) desde a criação da rede em 2014. É pesquisadora do NUPEC-Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências da UFG. Vice-diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química nas gestões 2016-2018 e 2018-2020. Editora da seção de Educação da Revista Química Nova. Responsável pela seção "Relatos de Sala de Aula" da Revista Química Nova na Escola. Atuou como Coordenadora Pedagógica da área de Ciências da Natureza na avaliação do PNLD/2021. Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de Química/Ciências, Educação Ambiental, políticas públicas e ensino de Química, jogos e atividades lúdicas voltadas para o ensino de Química e mídias no ensino de Química. 

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Published

2022-09-20

How to Cite

SILVA, Francisca das Chagas Alves; MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva. THE CONSTITUTION OF THE SCIENTIFIC FIELD OF CHEMISTRY IN BRAZIL AND ITS DERIVATIONS FOR THE EDUCATION OF CHEMISTRY TEACHER. REAMEC Journal - Amazonian Network of Mathematical Education, Cuiabá, v. 10, n. 3, p. e22048, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i3.13639. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/13639. Acesso em: 16 dec. 2025.