ANÁLISIS DE CONOCIMIENTOS PREVIOS SOBRE LA IDEA DE RESIDUOS SÓLIDOS DESDE LA PERSPECTIVA DEL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO EN EL CONTEXTO DE LOS PRIMEROS AÑOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.14521


Palabras clave:

Aprendizaje Significativo, Residuos sólidos, Primeros años, Conocimiento prévio

Resumen

Este estudio analiza los conocimientos previos sobre residuos sólidos presentados por estudiantes de 4° grado en mapas mentales y en un test de preguntas abiertas que servirán como elementos para la construcción de una secuencia didáctica que promueva en el ámbito escolar la construcción de significados más cercanos ao mundo científico. la adopción de una nueva actitud hacia las cuestiones ambientales. El análisis cualitativo de los datos recolectados mostró que los significados personales iniciales convergen a la vivencia de la experiencia cotidiana de organizar la basura, recogerla semanalmente en los domicilios, los términos utilizados en la vida cotidiana y una marcada dificultad para expresar ideas en torno al campo conceptual de lo sólido. residuos adecuados a la franja etaria y lo que progresivamente propone la Base Nacional Común Curricular (BNCC) para los primeros años. A partir de los resultados, surge la necesidad de posibilitar un estudio a partir de lo que saben para construir significados que los familiaricen con ideas más científicas.

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Biografía del autor/a

  • Angelita Nóbrega da Silva, Professor da Rede Estadual de Ensino de Roraima e da rede municipal de Ensino de Boa Vista. Boa Vista, Roraima, Brasil.

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Roraima - UERR - (2008). Especialização em Gestão do Trabalho Pedagógico: Administração, Orientação e Supervisão pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER, 2010) Atualmente é efetiva como professora na Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED) e atua na função de Orientação Educacional. É também professora estatutária pela Secretaria Municipal de Educação de Boa Vista (SMEC), membro e Vice Presidente do Conselho Municipal de Educação em Boa Vista-RR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Ensino Estruturado, Alfabetização e Letramento, Avaliação da Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico. Mestranda no curso de Mestrado Profissional no Ensino de Ciências na Universidade Estadual de Roraima-UERR - 2021-2022. Atualmente membro do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb - quadriênio 2023-2027.

  • Enia Maria Ferst, Universidade Estadual de Roraima – UERR. Boa Vista, Roraima, Brasil.

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática do Programa da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC- Universidade Federal do Mato Grosso, Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Especialização em Gestão de Sistemas Educacionais (Universidade Federal do Amazonas), e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática-ULBRA/RS. Professora do quadro efetivo da Universidade Estadual de Roraima-UERR no Curso de Pedagogia, atua como docente permanente e pesquisadora nos programas de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mestrado Acadêmico em Educação da UERR. Experiência na área docente nas disciplinas pedagógicas da Pedagogia. Desenvolve pesquisas na temática de ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, formação de professores e CTS. Possui experiência em gestão pública nas áreas de Coordenação pedagógica e Recursos Humanos tendo ocupado diversos cargos de direção e assessoramento.Atualmente é Coordenadora Institucional do PIBID/UERR.

  • Arthur Philipe Cândido de Magalhães, Professor da Rede Estadual de Ensino de Roraima e da rede municipal de Ensino de Boa Vista. Boa Vista, Roraima, Brasil.

    Doutor em Educação pela Universidade de Burgos - Espanha. Mestre em Ensino de Ciências (UERR, 2015). Especialista em Psicopedagogia Institucional (IFRR, 2013) e Educação Especial e Inclusiva (UNINTER,2009). Graduação em Pedagogia (UERR, 2007). Atualmente é estatutário na Secretaria Municipal de Educação de Boa Vista (SMEC) e efetivo na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Roraima (SEED). Experiência na área de Educação, com ênfase nas séries iniciais e na formação continuada de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Consultoria em projetos de investigação científica, Avaliação da aprendizagem escolar, espaços não formais para o ensino de ciências, experimentação para séries iniciais e na Teoria da Aprendizagem Significativa Clássica a Crítica.

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Publicado

2023-06-06

Cómo citar

SILVA, Angelita Nóbrega da; FERST, Enia Maria; MAGALHÃES, Arthur Philipe Cândido de. ANÁLISIS DE CONOCIMIENTOS PREVIOS SOBRE LA IDEA DE RESIDUOS SÓLIDOS DESDE LA PERSPECTIVA DEL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO EN EL CONTEXTO DE LOS PRIMEROS AÑOS. REAMEC - Red Amazónica de Educación en Ciencias y Matemáticas, Cuiabá, v. 11, n. 1, p. e23024, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.14521. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/14521. Acesso em: 15 dec. 2025.