REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v14.20780


Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino de Matemática, Anos Finais do Ensino Fundamental, Revisão Sistemática da Literatura, BDTD

Resumo

A interdisciplinaridade tem sido amplamente discutida no campo educacional como alternativa à fragmentação do conhecimento escolar, especialmente no ensino de Matemática. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar a produção acadêmica brasileira acerca da interdisciplinaridade aplicada ao ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, disponível na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2020 a 2024. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, desenvolvida por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura. O levantamento inicial identificou vinte produções acadêmicas, entre dissertações e teses, das quais sete atenderam aos critérios de inclusão, por evidenciarem propostas pedagógicas interdisciplinares implementadas em contextos reais de sala de aula. A análise das pesquisas selecionadas permitiu identificar diferentes enfoques teóricos que fundamentam a interdisciplinaridade no ensino de Matemática, como a Aprendizagem Significativa, a Teoria Histórico-Cultural, a Teoria da Atividade, a Etnomatemática e as Inteligências Múltiplas, além da recorrente articulação com a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados indicam que as práticas interdisciplinares contribuem para tornar a aprendizagem matemática mais contextualizada, significativa, inclusiva e socialmente relevante. Contudo, evidenciam também desafios relacionados à formação docente e à organização curricular, apontando a necessidade de políticas formativas que favoreçam a efetivação da interdisciplinaridade no cotidiano escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Laine Silva Ramos, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil

    Mestranda em Educação Profissional pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Educação Matemática pela Faculdade Única, graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e formada em Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

  • Hosana Bianca Malheiros Moraes, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil

    Graduanda em Matemática Licenciatura na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática (ForPEM - UEMA), que propõem investigar os processos de formação e de desenvolvimento profissional do professor de/e que ensina matemática em contextos geralmente exploratório - investigativos e colaborativos, envolvendo parceria entre universidade e escola, desde os Anos Finais do Ensino Fundamental até a formação de professores.

  • Mauro Guterres Barbosa, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil
    Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (2000) e mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2008). Atualmente é professor Assistente IV da Universidade Estadual do Maranhão e professor de matemática do ensino médio - Secretaria de Estado da Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística, educação matemática, didática da matemática, matemática e ensino-aprendizagem. Doutorando da REAMEC.
  • João Gouveia Costa Neto, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), São Luís, Maranhão, Brasil

    Professor efetivo do Departamento de Artes e Educação Física do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, atuando nos Cursos de Música Licenciatura presencial e a distância, e no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UEMA. Doutor em Educação (2022), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Mestre em História do Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Piauí (2010). Licenciado em História pela Universidade Federal do Maranhão (2006) e em Música pela Universidade Estadual do Maranhão (2014). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Música, Educação, Ensino e História - GIMEEH, cadastrado no CNPq. Tenho experiência na área de História e música, com ênfase nas vivências musicais do Brasil imperial, nos seguintes eixos: músicos e professores (as) de música, ensino de música, aulas de música, cultura material escolar, teatro, companhias líricas, festa, dança, gosto musical, jornais. E no séculos XX e XXI sobre a produção discente dos Cursos de Música Licenciatura presencial e a distância. Atualmente sou Coordenador do Curso de Música Licenciatura EaD da UEMA.

Referências

BARROS, J. D. A. Interdisciplinaridade na História e em outros campos do saber. Editora Vozes, 2019.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/.

COSTA, V. M. da. Ensino de matemática e educação ambiental: uma proposta interdisciplinar para os anos finais do ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.

FAZENDA, I. C. A.. (Org.). O que é Interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019.

GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J. F.; MALO, A; SIMARD, D.. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. Métodos e técnicas de pesquisa social, v. 6, p. 22-23, 2008.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

GOMES, A. C. de S. A interdisciplinaridade como possibilidade para o ensino de matemática: experiências em escolas públicas do Ceará. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023.

HAAS, C. M. Interdisciplinaridade: uma nova atitude docente. Olhar de professor, 2009.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LUCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

PACHECO, N. M. L. Capoeira Angola no apoio ao ensino de estudantes com transtorno do desenvolvimento intelectual: uma proposta de intervenção com foco nas inteligências cinestésica e lógico-matemática para os anos finais do ensino fundamental. 2024. Tese (Doutorado em Gestão de Ensino da Educação Básica) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.

POLO, A. R. Projetos interdisciplinares e o ensino de matemática: uma abordagem investigativa nos anos finais do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2022.

POMBO, O. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 1–16, 2008.

RESPLANDE, C. da S.. Saberes populares da etnomatemática numa cosmovisão africana: contribuições à etnociência. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.

SANCHES, B. S. Integração curricular e ensino de matemática: práticas interdisciplinares no contexto escolar. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2018.

VERNIER, G. F. A interdisciplinaridade no ensino de matemática: um olhar sobre práticas pedagógicas em escolas públicas. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.

Downloads

Publicado

2026-05-13

Como Citar

RAMOS, Laine Silva; MORAES, Hosana Bianca Malheiros; BARBOSA, Mauro Guterres; COSTA NETO, João Gouveia. REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 14, p. e26010, 2026. DOI: 10.26571/reamec.v14.20780. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/20780. Acesso em: 9 ago. 2026.

Share

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)