STORY IN COMIC IN HISTORY RESEARCH ABOUT HISTORY FOR MATHEMATICS TEACHING (1990-2018)
DOI:
https://doi.org/10.26571/reamec.v7i3.9330Keywords:
History Research for the Teaching of Mathematics. Story in comic, History of MathematicsAbstract
This article aims to identify and describe researches about history for the teaching of mathematics, that combine history of mathematics to history in comics by means of breeding strategies of didactic proposals that connect to mathematical knowledge, in a playful manner, in promoting an improvement of teaching and apprenticeship of this discipline. Thus, we find two searches of professional master's dissertations that were used of the story resource in comics, associated with the history of mathematics, for teaching areas of plane figures, volumes of solids geometric and equations 2nd grade. Some others works were derived of these searches of dissertations, beyond the products educational created as a requirement of professionals master's degree. Such research make us realize a movement still weak of productions that derive from them, and express exemplary contributions and potentialities for use per parts from other professionals of basic education, of Teacher Education of math and also serve of research source, that is what happens with this work, that makes it public, about everything, productions that directed to the use of the history of mathematics in the classroom.
Downloads
References
ALMEIDA, Manoel de Campos. A Matemática na Idade da Pedra: filosofia, epistemologia, neurofisiologia e pré-história da Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2017.
KELM, Cecília Elisabeth; FERREIRA, Edite Lopes; QUEIROZ, Julio Cesar. História da matemática: Egito, Babilônia e Grécia estudada através da história em quadrinhos. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 4., Anais.... 2001, Natal: UFRN, 2001.
MENDES, Iran Abreu. Investigação histórica no ensino da matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.
MENDES, Iran Abreu. Pesquisas em história da educação matemática no Brasil em três dimensões. Quipu, México, v. 14, n. 1, jan-abr., 2012, p. 69-92.
MENDES, Iran Abreu. Cognição e criatividade na investigação em história da matemática: contribuições para a educação matemática. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis (SC), v. 6, n. 1, p. 185-204, abr., 2013.
MENDES, Iran Abreu. História da matemática no ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. (Coleção História da Matemática para Professores)
MENDES, Iran Abreu. Pesquisa sobre história da Matemática nas dissertações e teses. In: MENDES, Iran Abreu; MOREY, Bernadete (Orgs.). Debates temáticos sobre Pesquisa em História da Matemática e da Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Fisica, 2018. p. 135-175.
MIGUEL, Antonio; MIORIM, Maria Ângela. História na educação matemática: propostas e desafios. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Tendências em Educação Matemática)
MORAIS, Wendy Mesquita de; SANTIAGO, Laura Andrade. Confeccionando quadrinhos através da história para o ensino e a aprendizagem. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 11., Anais.... 2015, Natal: UFRN, 2015.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SANTIAGO, Laura Andrade; MORAIS, Wendy Mesquita de. O uso de episódios históricos no ensino de matemática: uma sequência didática utilizando quadrinhos. In: PEREIRA, Ana Carolina Costa; CEDRO, Wellington Lima. (Orgs.). Educação matemática: diferentes contextos, diferentes abordagens. Fortaleza: EdUECE, 2015. p. 89-107.
SALES, Wilhane da Silva; SILVA, Francis Regis Soares da; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Quadrinhos e Tirinhas: uma possibilidade de unir a matemática e a história para o ensino de matemática. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 9., Anais.... 2011, Aracaju: UFS, 2011.
SANTIAGO, Laura Andrade; MORAIS, Wendy Mesquita de; COSTA, Ana Carolina Pereira Costa. Preparando roteiros de atividades utilizando quadrinho com história da matemática para o ensino de conceitos de matemática. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 11., Anais.... 2015, Natal: UFRN, 2015.
SANTOS, Lupi Scheer; RODRIGUES, Carla Gonçalves; SCHWANTZ, Josimara Wikboldtz. Um diálogo das teorias curriculares com a história da matemática em quadrinhos. Educação e fronteiras On-line, Grande Dourados, v. 6, p. 20-33, 2016.
SANTOS, Lupi Scheer dos. A abordagem da Geometria na escola com o apoio da História da Matemática em quadrinhos. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO SUL, 10., 2014, Florianópolis. Anais...., 2014. p. 1-18.
SANTOS, Lupi Scheer dos; RODRIGUES, Carla Gonçalves. O ensino da geometria utilizando histórias em quadrinhos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., Anais.... 2013, Curitiba: Sociedade Brasileira de Educação Matemática Regional Paraná, 2013a. v. 1. p. 1-15.
SANTOS, Lupi Scheer dos; RODRIGUES, Carla Gonçalves. Uma abordagem geométrica da utilização de história em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 6., 2013, Canoas. Anais.... Canoas, 2013b. p. 1-13.
SANTOS, Lupi Scheer dos. A Geometria da escola e a utilização de história em quadrinhos nos anos finais do Ensino Fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
SILVA NETO, Benjamim Cardoso da. História da matemática e produção de significado: proposta de tarefas didáticas para o ensino do Teorema de Tales. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Jataí, 2016.
SILVA, Telma Fidelis Fragoso; VICTER, Eline Flores. Nem tudo é por Bháskara: Uma abordagem histórica. Duque de Caxias: Editora Unigranrio, 2016.
SILVA, Telam Fidelis Fragoso da. “Nem tudo é por bhaskara”: a aprendizagem significativa por meio da história em quadrinhos para o ensino da equação do segundo grau. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino das Ciências na Educação Básica) – Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, Universidade do Grande Rio, 2017.
SILVA, Telma Fidelis Fragoso; VICTER, Eline Flores. Nem tudo é por Bháskara. Revista Digital Simonsem, Rio de Janeiro, jun., 2017, p. 134-149.
VALDÉS, Juan E. Nápoles. La História como elemento unificador em la Educación Matemática. Argentina, 2002.
Downloads
Published
Issue
Section
How to Cite
License
Copyright (c) 2019 REVISTA REAMEC

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos publicados na Revista REAMEC, atendendo às exigências da Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências, enquanto a revista utiliza um modelo de licenciamento que favorece a disseminação do trabalho, particularmente adotando a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à Revista REAMEC os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em website pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Os manuscritos publicados na Revista REAMEC são acessíveis gratuitamente sob o modelo de Acesso Aberto, sem cobrança de taxas de submissão ou processamento de artigos dos autores (Article Processing Charges – APCs). A Revista utiliza Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) para assegurar ampla disseminação e reutilização do conteúdo.
Política de licenciamento - licença de uso
A Revista REAMEC utiliza a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.










































































