ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DE HOMENS E MULHERES NA ETAPA NACIONAL DOS JOGOS DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS

Autores

  • Vanessa Mota Andrade vanessa.andrade.uem@gmail.com
    Universidade Estadual de Maringá
  • Andréa dos Santos Azevedo andreazevedo35@yahoo.com.br
    Universidade Estadual de Maringá
  • Guilherme Chicarelle Lima mergulheiz@gmail.com
    Universidade Estadual de Maringá
  • Giovanna Xavier Moura giovannax.moura@hotmail.com
    Universidade Estadual de Maringá
  • Andressa Peloi Bernabé bernabe.andressa@gmail.com
    Universidade Estadual de Maringá
  • Fernando Augusto Starepravo fernando.starepravo@hotmail.com
    Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e20207


Palavras-chave:

Equidade de Gênero, Esporte Escolar, Institutos Federais, Jogos Estudantis, Políticas Públicas

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar a participação de homens e mulheres nas etapas nacionais dos Jogos das Instituições Federais (JIFs) nos anos de 2018, 2019, 2022 e 2023, considerando as especificidades organizacionais dessas edições e a distribuição por tipo de modalidade (coletivas e individuais). Trata-se de uma pesquisa de abordagem mista e caráter exploratório, com análise de dados obtidos por meio de boletins, regulamentos e relatórios oficiais dos JIFs. Os resultados indicam uma predominância significativa da participação masculina nas 4 edições e entre os tipos de modalidades coletivas e individuais, com diferenças mais acentuadas nas modalidades coletivas. Atribui-se como responsáveis por esta diferença principalmente as modalidades basquete e futebol (exclusivas para o sexo masculino). Os dados reforçam a necessidade de revisão dos regulamentos dos JIFs, ampliação de modalidades mistas e adoção de políticas afirmativas que incentivem a participação feminina no esporte escolar.

Biografia do Autor

  • Vanessa Mota Andrade, Universidade Estadual de Maringá

    Physical Education teacher in Basic, Technical, and Technological Education at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Paraná (IFPR) – Paranavaí Campus. Holds a Bachelor's degree in Physical Education from the State University of Londrina (2008), a Licentiate degree in Physical Education from the North University of Paraná (2012), a Master's degree in Physical Education – UEM/UEL from the State University of Londrina (2011), and is currently a doctoral candidate in Physical Education at the State University of Maringá, in the research line Practice, Policies, and Knowledge Production in Physical Education (since 2022).

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Publicado

11-12-2025

Como Citar

ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DE HOMENS E MULHERES NA ETAPA NACIONAL DOS JOGOS DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS. (2025). Corpoconsciência, 29, e20207. https://doi.org/10.51283/rc.29.e20207

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