ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DE HOMENS E MULHERES NA ETAPA NACIONAL DOS JOGOS DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e20207Palavras-chave:
Equidade de Gênero, Esporte Escolar, Institutos Federais, Jogos Estudantis, Políticas PúblicasResumo
O presente estudo tem por objetivo analisar a participação de homens e mulheres nas etapas nacionais dos Jogos das Instituições Federais (JIFs) nos anos de 2018, 2019, 2022 e 2023, considerando as especificidades organizacionais dessas edições e a distribuição por tipo de modalidade (coletivas e individuais). Trata-se de uma pesquisa de abordagem mista e caráter exploratório, com análise de dados obtidos por meio de boletins, regulamentos e relatórios oficiais dos JIFs. Os resultados indicam uma predominância significativa da participação masculina nas 4 edições e entre os tipos de modalidades coletivas e individuais, com diferenças mais acentuadas nas modalidades coletivas. Atribui-se como responsáveis por esta diferença principalmente as modalidades basquete e futebol (exclusivas para o sexo masculino). Os dados reforçam a necessidade de revisão dos regulamentos dos JIFs, ampliação de modalidades mistas e adoção de políticas afirmativas que incentivem a participação feminina no esporte escolar.
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