ENVIRONMENTAL AWARENESS PRACTICES IN PEDAGOGUE’S TRAINING: AN EXPERIENCE REPORT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.10006


Keywords:

Environmental Education, Environmental Awareness, Pedagogue’s training

Abstract

This research addresses an experience during the Environmental Education course, a discipline offered by the undergraduate course in Pedagogy of Amazonas State University (UEA). The objectives were to analyze the extent of environmental awareness practices their contribution to the professional training of academics according to the socio-environmental problems in contemporary society, also to identify whether the contact of students with the natural environment has aroused the formation of a more environmentally sensitive subject. This is a qualitative study, and sixty (60) fifth graders and the professor of the discipline participated in this research. The data was collected with participant observation and structured interview. The theoretical basis is grounded on Brazil (1988, 1999, 2002, 2012), Alencar& Barbosa (2018), Tristão (2008), Maturana (1988), amongst others. According to the achieved results, the environmental awareness practices carried out show a positive effect in the pedagogue's training, whom gathered knowledge about environmental practices and values, such as: individual responsibilities, cooperation and cares regarding the natural environment. Therefore, through environmental education actions and studies, it is possible to encourage such individuals to think collectively and not just as individuals, understanding the issues present in everyday life in a contextualized and critical manner.

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Author Biographies

  • Fabrícia Souza Da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

    Sou Fabrícia Silva, Pedagoga, Mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - PPGEEC/UEA, Pesquisadora membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços Não Formais - GEPECENF/UEA e professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação - SEMED. Ao longo da minha jornada acadêmica participei de projetos voltados para iniciação a docência, como o PIBID, que tem como objetivo principal o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira. Também tive a oportunidade de participar como estagiária na Associação Junior Achievemente Amazonas, onde atuava como formadora em programas de Educação ambiental e empreendedorismo, ministrados para alunos da rede municipal e estadual de ensino. Além disso, participei como bolsista da FAPEAM no Programa Ciência na Escola - PCE, no qual realizávamos atividades voltadas para a área da educação científica e prestando auxilio pedagógico na elaboração e execução dos projetos. No mestrado fui coordenadora do GEPECENF, onde realizei diversas pesquisas voltadas para práticas de Educação Ambiental em Espaços Não Formais (ENF), Ensino de Ciências, Metodologia do trabalho científico e dentre outras.

Contato: (92) 98130-0306

  • Lindalva Sâmela Jacaúna De Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas

    Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA, Mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia- UEA. Foi bolsista do Programa de Iniciação à Docência-PIBID em 2012/2013/2016. Durante os anos de 2013 à 2015 foi bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica- PAIC, atuando na linha de pesquisa dos Espaços Não Formais, com enfoque ao Ensino de Ciências. Em 2016 participou do Programa de Monitoria, na disciplina de Libras. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa de Educação em Ciências em Espaços Não Formais –GEPECENF/UEA. No primeiro semestre de 2018, durante o mestrado, realizou o estágio supervisionado na Disciplina de Educação e Saúde e no segundo semestre na disciplina de Educação ambiental no curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas.

  • Augusto Fachín Terán, Universidade do Estado do Amazonas

    Bacharel em Ciências Biológicas, formado pelo Programa Acadêmico de Biologia da Universidade Nacional da Amazônia Peruana (UNAP) (1979), tem mestrado (1989) e doutorado (2000) em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Tem experiência na área de Ecologia de quelônios Amazônicos e Ensino de Ciências. Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. É líder do "Grupo de Estudo e Pesquisa Educação em Ciências em Espaços não Formais" - GEPECENF. Atua nos seguintes temas: Ensino de Ciências em Espaços não Formais, Alfabetização Ecológica, Alfabetização Cientifica e Educação Ambiental.

  • Aílton Cavalcante Machado, Universidade do Estado do Amazonas

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas.

References

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Published

2020-06-05

How to Cite

SILVA, Fabrícia Souza Da; OLIVEIRA, Lindalva Sâmela Jacaúna De; TERÁN, Augusto Fachín; MACHADO, Aílton Cavalcante. ENVIRONMENTAL AWARENESS PRACTICES IN PEDAGOGUE’S TRAINING: AN EXPERIENCE REPORT. REAMEC Journal - Amazonian Network of Mathematical Education, Cuiabá, v. 8, n. 2, p. 438–454, 2020. DOI: 10.26571/reamec.v8i2.10006. Disponível em: https://www.periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10006. Acesso em: 16 dec. 2025.

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